O Senado Federal, por meio do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), disponibiliza uma ferramenta com cursos abertos e sem custo para a comunidade legislativa e os cidadãos, o Saberes. Quem deseja ingressar no serviço público tem no Saberes boas oportunidades de estudar gratuitamente e complementar seus conhecimentos para a disputa dos concursos.

O Saberes é um ambiente virtual de aprendizagem baseado no moodle - uma ferramenta de aprendizagem a distância de software livre - que objetiva facilitar a aprendizagem. Nesse ambiente, o participante tem acesso a conteúdos, realiza atividades, envia e recebe mensagens, tendo acesso a suas notas e certificados. O ILB utliza o Saberes desde fevereiro de 2014. 

No Saberes, o aluno pode interagir com professores tutores e coordenadores de cursos. Há opção de realização de cursos com e sem tutoria. Os cursos com tutoria têm duração de 40 dias e carga de 60 horas aula. Esses cursos são destinados a servidores do legislativo federal, estadual e municipal e distrital, abrindo vagas para cidadãos comuns caso elas não sejam primeiramente supridas por servidores públicos. Já os cursos sem tutoria não preveem acompanhamento, tendo carga horária variável. Durante os cursos, os alunos de qualquer modalidade podem encaminhar dúvidas sobre a utilização da plataforma por email, pelo endereço [email protected].

Dentre os cursos com tutoria, estão disponíveis os de Administração Pública Descritiva, Fundamentos da Ciência Econômica, Gestão do Conhecimento Legislativo, Licitação e Contratos Administrativos, Organização de Gabinete Parlamentar, Orçamento Público Avançado, Redação e Técnica Legislativa e Técnicas em Didática para EAD.

Já na categoria sem tutoria, há cursos para preparação em concursos públicos, envolvendo Cerimonial no Ambiente Legislativo, Novo Acordo Ortográfico, Desenvolvimento de Equipes, Deveres, Proibições e Responsabilidades do Servidor Público Federal, Dialogando sobre a Lei Maria da Penha, Direito Administrativo para Gerentes no Setor Público, Doutrina Política: Liberalismo, Doutrina Política: Novas Esquerdas, Doutrina Política: Social-Democracia, Doutrina Política: Socialismo, Ética e Administração Pública, Excelência no Atendimento, Fundamentos da Integração Regional: O Mercosul, Gestão Estratégica com foco na Administração Pública, Introdução ao Direito Constitucional, Introdução ao Direito do Consumidor, Introdução ao Orçamento, Lei de Acesso à Informação, Modalidades, Tipos e Fases da Licitação, O Poder Legislativo, O Poder Legislativo Municipal no Brasil, Ouvidoria na Administração Pública, Ouvidoria no Ambiente Legislativo Municipal, Política Contemporânea, Processo Legislativo Federal e Relações Internacionais: Teoria e História.

Há ainda diversas opções de cursos de formação interna, videoaulas e oficinas presencias. Estão inclusos cursos de Adobe Audition, Adobe InDesign, Arquimedes, BPM, Controle de Multidões, Java, Defesa Pessoal para Mulheres, Escriba - Módulo Básico, Excel Básico, Excel Avançado, Gestão de Contratos, Gestão Documental e Arquivística, Gestão por Processos, Gestão de Projetos, Gegab, LexEdit - Editor de Requerimentos, Recursos e Emendas, Processo Legislativo e Regimento Interno, Qlickview, Redação Oficial e Argumentativa, Sustentabilidade no Setor Público, Tramita e Agepar, Treinamento em ECM para desenvolvedores, Treinamento Arquitetura Java, Treinamento da Central de Serviços e Tarefas para Desenvolvedores, Temas Contemporâneos de Gênero e Raça, Introdução à Ciência Política, Brasil das Letras, Economia Descomplicada, Política Contemporânea, Revisão de Marcos Jurídicos, Webjornalismo Legislativo, Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) e Portal Modelo 3.0.

Os alunos podem fazer dois cursos sem tutoria ao mesmo tempo, mais um curso com tutoria caso haja vagas disponíveis. Para a inscrição, os interessados devem fornecer dados e realizar seu cadastro no site - saberes.senado.leg.br. Os cursos são considerados como educação continuada, não cabendo reconhecimento por parte do Ministério da Educação (MEC). No entanto, o aluno recebe um certificado ao final do curso, contendo nome e CPF do aluno, modalidade do curso, nome do curso, nota de aprovação, período de realização, carga horária, conteúdo programático, código de verificação e CNPJ do Senado Federal.