Olá, pessoal. No texto anterior apresentei os 10 erros mais comuns entre os concursandos. Agora eu gostaria de compartilhar com vocês as 10 melhores estratégias de sucesso para ser aprovado em um concurso. São estratégias já testadas por outros concursandos e que se mostraram altamente eficientes para o ingresso na carreira pública. Esforce-se para se desenvolver mais em cada uma delas e veja como seu desempenho irá melhorar imediatamente.
Domínio do Tempo
Saber quando você quer ser aprovado é uma grande vantagem competitiva. Estabeleça um prazo razoável para se preparar para o seu concurso - seis meses, um, dois, três, cinco anos - não há prazo certo ou errado, desde que seja um prazo razoável e possível de ser alcançado por você. Para isso, você precisará de duas competências. A primeira é saber em qual nível de preparação você já se encontra, e a segunda é estabelecer um planejamento que se encaixe prazerosamente em sua vida. Sem domínio do tempo, sem um plano e sem prazer ao estudar, sua rotina de estudos ficará caótica e parecerá que a sua aprovação a cada dia se afasta mais de você, quando você deveria estar se aproximando da sua grande meta. Para não cair nessa armadilha, faça uma negociação com você mesmo e estabeleça seu prazo. Dessa forma o tempo estará a seu favor e você se sentirá com mais PODER para vencer o concurso.
Ter um plano
Se você fosse sair de férias para passar 60 dias na Europa, você iria sem preparar as malas, sem saber onde ficar, sem mapas ou GPS para se localizar, sem cartões de crédito, sem passaporte, etc? Ou você iria se preparar com alguma antecedência para que o seu passeio fosse maravilhoso? Tem gente que gasta mais tempo planejando a ceia de Natal do que planejando sua aprovação em um concurso... Pessoal, sem planejamento não dá. É melhor ter qualquer plano, mesmo o mais simples, do que não ter plano algum. Defina algumas coisas simples, como qual carreira escolher, em quanto tempo acredita ser razoável ser aprovado, quanto tempo estudar por dia, qual a forma de estudar, onde estudar, o que estudar, como se manter financeiramente durante o período de preparação... Com esses dados, você já tem um bom planejamento inicial, e garanto também que já estará à frente da maioria dos outros candidatos. Mas lembre-se: todo bom plano deve ser flexível às suas circunstâncias. É você que tem um plano, e não o plano que tem você.
Visão de Futuro
Todo bom estrategista, seja ele um empresário, um enxadrista, um militar ou um concursando, tem em comum um visão clara sobre seu futuro, sobre como as coisas deverão ser para que o objetivo seja alcançado. De nada vale ficar referindo-se ao passado, encontrando justificativas para as coisas que não deram certo, as coisas que você não fez e gostaria de ter feito, as dificuldades na infância, na faculdade, blablabla... Nada disso irá te colocar onde você quer chegar. Aceite o seu passado como ele foi, com as coisas boas e ruins que ele te proporcionou, agradeça pela vida que tem AGORA e comece a pensar em como quer que seu FUTURO seja. Somente assim você poderá criar as condições para se transformar em um candidato com habilidade para competir por uma vaga no setor público. Olhe para frente, veja como quer ser e vá atrás dos recursos para tornar-se essa pessoa.
Preciso passar logo para arrumar a minha vida
Na verdade, esse tipo de pensamento inverte a lógica da aprovação em um concurso. Se você está buscando em um concurso público a solução para seus problemas financeiros, de auto-estima, status, etc., muito cuidado. Talvez esses sejam exatamente os atributos que te faltam hoje para ser aprovado. Por esse motivo, antes de querer prestar um concurso, arrume sua vida. Depois, assuma o compromisso de se preparar para uma competição tão difícil quanto essa. Saiba que a aprovação é uma conseqüência natural na vida das pessoas que buscam crescimento e desenvolvimento.
Reunir os recursos necessários para uma boa preparação
Sua jornada será longa, e sua performance no dia da prova apenas refletirá a sua caminhada até lá. Do que você irá precisar durante esse percurso? Alguns precisam de capital para se manter, outros precisam de mais tempo para estudar, outros ainda precisam de estabilidade emocional para se tornarem candidatos competitivos. Não importa qual ou quais recursos você necessita, o mais importante é saber identificá-los e saber onde encontrá-los. Talvez você não tenha todos eles. Não se desespere, pois você não é o único a ter essa dificuldade. Identifique o que mais precisa em determinado momento da sua jornada e busque esse recurso onde quer que ele esteja. Posso citar o exemplo de clientes que precisavam estudar menos para ter uma performance melhor. Logo, o recurso de que precisavam era DESCANSO. Fique atento ao que sua intuição lhe pede, pois atender a esse pedido pode ser a melhor coisa a fazer para acelerar sua aprovação.
Persistir, perseverar prosseguir
Em todos os cenários, é fundamental que você mantenha sua FÉ (PERSISTA). Nos momentos mais difíceis, você irá querer parar e desistir. Não desista jamais. Desistir é o jeito mais fácil de confirmar como será seu futuro (PERSEVERE). Porém, um futuro mais promissor poderá ser conquistado com seu esforço, planejamento e ação. Às vezes precisamos de um tempo. Seja pelos ciclos da vida, seja por motivos de força maior, não importa. Superada essa fase, retome seu plano de estudos, mesmo que em um ritmo mais lento (PROSSIGA). Mantendo essas estratégias, sua aprovação chegará, mais cedo ou mais tarde.
Veja também: Quem são seus verdadeiros concorrentes?
Ação Constante
Pense em um avião no momento da decolagem. Imagine-se dentro ou fora dele, como for mais confortável para você. Imagine esse avião acelerando e desacelerando... Uma, duas, três, quatro vezes. Bom, todos sabemos que um avião para alçar voo precisa atingir uma velocidade mínima que propicie o impulso necessário para vencer a gravidade. O mesmo acontece com sua aprovação. Acelerar e desacelerar seu projeto dificulta e atrasa o seu voo para a aprovação. Pense que você, assim como o avião, precisará acumular velocidade para sair do chão. Definida a sua meta, acelere sem medo. Vá, dia após dia, avançando em seus estudos, em busca do que você deseja. Preste muita atenção aos motivos que sustentam a sua decisão: são eles que servirão de combustível para sua aceleração.
Domínio das emoções negativas
É impossível ter um rendimento nos estudos se sua cabeça está recheada de idéias ruins sobre si mesmo e sobre o concurso. As consequências disso são emoções negativas que te afligem antes, durante e depois de cada ciclo de estudo, às vezes até te impedindo de estudar. Dar-se conta dessas ideias negativas é o primeiro passo para poder afastá-las, percebendo que nada disso vai te ajudar a alcançar seu grande objetivo. Identifique o principal foco, a raiz que sustenta essas ideias e negocie consigo uma flexibilização. Por exemplo: "tenho que passar no próximo concurso senão blablabla" Questione-se sobre o que irá acontecer REALMENTE se você não for aprovado no próximo, quanto tempo você de fato precisa para se preparar, se isso é possível para o próximo concurso, etc. A ideia é que você deixe de ser seu principal carrasco. Quando você tiver apoio integral de você mesmo, verá que as coisas ficarão muito mais fáceis...
Escolha uma carreira específica
Esse tipo de estratégia facilita a manutenção do foco, orienta no tempo e ainda auxilia a desenvolver a estratégia anterior, a de domínio das emoções negativas. Sem foco, sem domínio do tempo, sem saber o que estudar, não há possibilidade de realizar uma preparação eficiente e tranquila, algumas das principais queixas que recebo de meus clientes no começo do processo de coaching para concursos. Escolha a carreira que seja a melhor para você, não se iluda tentando fazer algo que não se encaixa no seu perfil. Não abra mão do seu sonho! Isso não o impedirá de ir atrás de uma carreira "trampolim", um concurso intermediário para te oferecer mais segurança, renda, experiência, etc. Mas fora dessa exceção, nunca abra mão da carreira que deseja. Lembre-se: FUNCIONALISMO PÚBLICO É VOCAÇÃO! Você irá trabalhar 20, 30, 35 anos na carreira que escolher. Espero que esteja atento a isso e escolha a carreira que mais se adeque ao seu perfil.
Torne-se um superespecialista na sua prova
Dez entre dez super-candidatos relatam a mesma estratégia em suas aprovações: fazer provas e mais provas da banca que organiza o concurso escolhido. Tornar-se um superespecialista na sua prova é a maior vantagem competitiva que você pode desenvolver. Entenda que as bancas examinadoras têm seu próprio estilo para elaborar provas e que elas não possuem um "estoque" de questões ilimitado! Uma vez que você consegue perceber o padrão da banca, a solução das questões torna-se mais natural para você. Para ser aprovado, você precisa melhorar sua performance. A maneira mais eficaz para conseguir esse aumento de performance em pouco tempo é com o TREINO DA PROVA. Esforce-se para fazer o maior número possível de questões da sua banca. Dessa forma, você se tornará um SUPERESPECIALISTA!
Relembre agora as outras 9 estratégias de sucesso e veja quais habilidades você precisa desenvolver. Faça um breve planejamento para 2014/2015 observando o que você pode MELHORAR. Fortaleça esses pontos e observe seu crescimento. Com essas novas habilidades, sua aprovação será apenas uma questão de tempo. Espero que estas dicas lhe ajudem a trilhar seu caminho na busca de sua aprovação. Bons estudos.
Flávio Ribeiro de Paiva é Psicólogo formado pela UFRGS, Personal e Professional Coach pelo Behavioral Coaching Institute - New York, através da Sociedade Brasileira de Coaching - São Paulo. Está vinculado a outros grandes institutos de Coaching e Desenvolvimento humano no Brasil e no exterior e possui larga experiência pessoal de sucesso em provas e concursos de diversos órgãos, como Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, TRF-4 e Polícia Rodoviária Federal.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.