Para quem decide entrar na disputa por um cargo público, é normal ficar um pouco confuso no início, sem saber por onde começar e como se organizar nos estudos, uma vez que a quantidade de conteúdos a serem vistos é grande.
Para quem já está há um certo tempo nessa caminhada, sabe que a dedicação aos estudos é enorme e quando o estudante senta-se à mesa para estudar, percebe-se em meio a muitas apostilas e livros, esquemas, exercícios, etc. Portanto, a organização é um fator determinante para que a dedicação aos estudos seja realmente aproveitada e para garantir que o estudante otimize o tempo que tem disponível para as leituras.
Em muitos casos, as maiores dificuldades encontradas pelos candidatos a concursos públicos é quanto a sua organização nos estudos, isto é, como utilizar de forma efetiva o seu tempo disponível, como não perder a concentração e a motivação no meio de tantas matérias e conteúdos, como saber administrar o tempo que deve ser destinado aos momentos de lazer, etc. Por isso, o candidato deve, antes de qualquer coisa, criar um plano de estudos de modo a garantir a sua organização quanto ao seu tempo e o que há para ser estudado.
O que é um plano de estudos?
Um plano de estudos é um planejamento, que origina uma programação sistemática e concreta do que uma pessoa elenca para uma rotina de estudos. No plano, deve conter uma escala dos horários do dia e como eles serão distribuídos entre as tarefas diárias e as leituras e, também, deve conter um planejamento semanal amplo, prevendo o que será visto diariamente.
Portanto, o cronograma de estudos é o espaço onde o estudante irá distribuir suas leituras de acordo com os horários do seu dia, definindo escalas, prevendo outras atividades, além de definir quais conteúdos serão estudados a cada dia da semana.
Resumindo, de forma simplificada, é ter registrado todas as etapas da rotina adotada diariamente e semanalmente de atividades, leituras, compromissos, horas vagas, etc. É colocar o seu dia no papel.
Como montar um plano de estudos?
De acordo com as atividades diárias, como emprego, faculdade, cursinho, etc, o estudante irá montar um cronograma de como cada hora do dia será preenchida. Por exemplo, das 8h da manhã até às 18h, o candidato está no trabalho (quando esse for o caso), portanto, esse horário já está estipulado, devendo prever os estudos para os horários inversos, como à noite. Se o candidato não trabalha, mas estuda à noite, o mesmo deverá ser feito. Exemplo:
- 08h às 18h - Trabalho
- 18h às 19h30 - café ou jantar, banho, etc.
- 19h30 às 23h - estudos
E essa programação deve incluir também os finais de semana, uma vez que há mais horas vagas nesses dias, devendo ser aproveitadas pelo candidato para seus estudos. A concorrência nos concursos públicos é imensa, portanto é preciso muita dedicação, não devendo excluir sábados e domingos.
Após preencher as horas do dia com as tarefas previstas, é hora de definir em quais dias da semana cada matéria será estudada. Além de definir um cronograma dos horários, é importante também definir um plano dos conteúdos que serão lidos. Por exemplo:
- Segunda-feira: língua portuguesa;
- Terça-feira: matemática e raciocínio lógico;
- Quarta-feira: informática;
- Quinta-feira: revisar as matérias e fazer exercícios;
- Sexta-feira: fazer simulados e provas anteriores;
- Sábado: aprofundar o português com revisões e mais exercícios;
- Domingo: leituras da atualidade.
O candidato deve iniciar sua vida de estudos pelas matérias básicas, começando aos poucos, caso contrário pode causar confusões e até cansaços mentais antes do tempo, gerando ansiedades e nervosismos. Começar aos poucos garante que o candidato consolide as matérias para depois passar às outras que exigem maior atenção e concentração.
O modo de dispor as informações do cronograma de estudos pode ser feito em uma tabela, o que garante uma melhor visualização das mesmas, assim como proporciona uma melhor visualização, também, as disposições dos horários e tarefas.
Vantagens de ter um plano de estudos
Com a rotina de estudos definida, é mais fácil criar uma organização e uma maior adaptação àqueles horários, facilitando a concentração e até o controle emocional, evitando correrias de última hora e desperdícios de horários. Além disso, o plano de estudos auxilia no equilíbrio dos momentos de leitura, para que não haja sobrecarga em um dia e maior folga em outro. Com o plano, o estudante pode definir que seus estudos tenham o mesmo ritmo e duração dia após dia.
Também, o plano de estudos auxilia o estudante a saber quais horários ele poderá dedicar para descanso, lazer e entretenimento, tão importantes para manter o equilíbrio emocional, mental e físico do candidato.
Leia também: A importância de cuidar da saúde para os estudos
Quando há uma grande quantidade de materiais que precisam ser estudados e revisados diariamente, um cronograma é o melhor aliado do candidato quanto ao seu preparo para as provas de concursos públicos. Sabendo o que é preciso estudar e em que momentos pode dedicar-se à atividade, o concurseiro garante organização da sua rotina, controlando, assim, sua disposição física, mental e emocional.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.