Pensando em como aumentar as vendas no seu e-commerce? Saiba que a psicologia das cores pode ser fundamental nessa tarefa. Descubra qual a relação que há entre as cores e as vendas.
Grandes marcas definem e usam um mesmo padrão de cores em seus materiais de comunicação. Por mais que pareça ser uma coincidência, essa paleta foi pensada para despertar determinados sentimentos no consumidor, algo que se explica com a psicologia das cores. Mas você sabia que é possível utilizar a psicologia das cores para aumentar a conversão do seu site?
Ao longo dos anos, pesquisas científicas apontaram que as cores impactam no cérebro humano, definindo a forma como enxergamos e interagimos com o mundo. Em outras palavras, significa dizer que a mente faz uma interpretação das situações utilizando diferentes fatores, incluindo as cores. Assim, com o uso certo das cores, o seu site pode converter mais vendas.
O que é psicologia das cores?
Antes de falar sobre o site do seu negócio, é importante entender o que é a psicologia das cores. Do ponto de vista fisiológico, a visualização das cores ativa nosso sistema endócrino, que libera certos hormônios capazes de alterar nosso humor e emoções. Assim, ao utilizar determinada cor, você consegue provocar sensações nas pessoas.
Com a popularização da psicologia das cores, centenas de marcas passaram a aplicar os conceitos em suas próprias empresas. Um bom exemplo está no logotipo dos negócios que, de forma geral, são desenvolvidos com cores que causam a sensação certa para vender. Ou seja, se a ideia for criar uma logo, faça seu próprio design de logotipo tendo em mente o significado das cores.
A importância de escolher as cores corretas para o seu site
Se as cores são capazes de provocar estímulos cerebrais, certamente elas podem impulsionar suas vendas. Assim, a escolha correta de uma cor pode ser crucial para obter bons resultados em um e-commerce. Na prática, a psicologia das cores é importante por duas razões principais:
- 1. As cores mudam a forma como os visitantes olham para o seu site. Isso acontece porque nosso cérebro faz o julgamento de qualquer coisa nos primeiros 90 segundos de visualização, sendo a cor um dos elementos mais importantes para essa consideração. Assim, uma cor pode fazer com que o cliente se sinta confortável para comprar ou pense que sua marca não é confiável.
- 2. A cor também ajuda os consumidores a perceber sua marca. Por isso, grandes empresas procuram utilizar sempre as mesmas variações em seus materiais publicitários. Com o tempo, a cor fica associada a marca no cérebro do cliente, aumentando o grau de reconhecimento.
Como utilizar a psicologia das cores para aumentar a conversão
Com a consciência do papel das cores para incentivar a interação do cliente com a marca, é importante saber como utilizar a psicologia das cores a seu favor, inclusive nas redes sociais. Segundo pesquisa realizada pela Rock Content, 96,2% das empresas entrevistadas estão presentes nas redes sociais, sendo que, ao fazer uma observação mais detalhada, é possível perceber que muitas delas seguem padrões cromáticos em suas comunicações.
De fato, contar com um padrão cromático é a primeira dica de como utilizar a psicologia das cores. Analise sua marca (ou aquela que você está desenvolvendo) e veja se as cores escolhidas são compatíveis com as sensações que você quer causar. Com essas cores em mente, estabeleça um padrão que será utilizado em todas as suas comunicações.
Quer um exemplo prático? A empresa de telefonia Tim tem as cores vermelho e azul como principais. Todas as suas comunicações, desde a logo, passando por impressos, até comerciais para televisão são variáveis dessas cores. E, certamente, o azul e o vermelho não foram escolhidos ao acaso.
Para escolher a cor da sua marca, vale pesquisar sobre o significado de cada uma delas, levando em consideração o perfil de público que você deseja atingir. Existem cores que funcionam melhor para homens do que para mulheres, bem como para diferentes faixas etárias. Uma boa pesquisa pode te ajudar na decisão.
Definindo a cor principal, é possível encontrar diferentes ferramentas online que ajudam a fazer combinação de cores. Uma delas é a Roda de Cores, da Adobe Color. Basta escolher uma cor e selecionar uma das regras de harmonia de cores para visualizar os resultados. Assim, você conseguirá partir de uma tonalidade principal e definir todos os complementos para seu site.
Por fim, leve em consideração o fator contraste na hora de desenvolver o seu site, que é um dos itens avaliados pelo sistema de busca do Google no quesito acessibilidade - uma vez que pouco contraste prejudica pessoas com problemas de visão.
A grande vantagem da psicologia das cores é que se trata de algo acessível. Com pequenos ajustes, o seu e-commerce estará pronto para chamar a atenção dos clientes certos, incentivando a compra, para aumentar os seus resultados.
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