Quem nunca sonhou em ser aprovado em um concurso público? Muitas são as razões que levam um brasileiro a sonhar em ingressar em algum cargo: além de estabilidade, salário alto, diversos benefícios, há várias outras vantagens.

Entretanto, é necessário passar por várias fases até a nomeação, tais como inscrição, provas, aprovação na prova escrita, aprovação nas demais etapas, exames, convocação e posse. Diante disso, você deve conhecer cada passo até a sua efetivação, e tudo que ocorre até a entrada no serviço público.

E uma dúvida muito recorrente é: afinal, como saber se o concurso está realmente chamando as pessoas aprovadas? Abaixo, confira os detalhes.

O que é a convocação em concurso público?

Depois da sua aprovação, a convocação no concurso público é o instante no qual você é chamado pela administração pública para assumir o seu cargo. Nessa situação, há a publicação do edital de convocação, pois isso deve ser algo público e de fácil acesso a todos. Inclusive, quem não é candidato pode acessar a informação.

E como isso é feito? a publicação da convocação é feita no Diário Oficial - documento no qual o poder público informa aos brasileiros sobre todos os atos, decisões, leis, entre outros. Via de regra, também há a publicação no site do órgão, bem como da empresa que está organizando o concurso. Isso pode ocorrer no Diário Oficial da União para os concursos federais, no Diário Oficial do Estado, caso o concurso seja de âmbito estadual ou ainda em Diário Municipal, caso dos concursos de Prefeituras. No entanto, algumas prefeituras não possuem Diário próprio e por isso publicam os atos em jornais de circulação local e no site do órgão municipal.

A publicação das informações em diferentes locais tem apenas um objetivo: tornar os atos da administração pública transparentes. Ou seja, fazer com que todas as pessoas tenham acesso à informação.

Quem é convocado pelo concurso?

Em geral, a convocação no concurso dependerá da aprovação do candidato no número de vagas ofertadas no edital do concurso. Sendo assim, os candidatos aprovados na lista de espera ou cadastro reserva, não têm garantia alguma de que serão convocados para assumir um cargo público.

Por exemplo: digamos que o edital do concurso disponibilizava 15 vagas e ainda outras 30 em cadastro reserva. Neste caso, os 15 primeiros possuem direito à convocação. Os demais, não.

Estes 30 ficarão na fila de reserva, e assim, só devem assumir o cargo, se algum aprovado desistir, ou ainda se o órgão optar por chamar mais aprovados em caso de demissões e aposentadorias.

Porém, pode ocorrer de não surgir vagas e o concurso perder a sua validade. Nesse caso, todos os aprovados no cadastro reserva não serem convocados. Ou seja, a certeza da convocação é somente para os aprovados no limite de vagas.

Como funciona a convocação em concurso público?

O processo de convocação é uma das últimas etapas do concurso público. Sendo assim, você precisa ser aprovado nas demais etapas, para ter a estimativa de ser convocado. Depois do resultado preliminar, acontecem os recursos. Em seguida, há a divulgação do resultado definitivo e a homologação do concurso.

Assim que ocorrem as etapas citadas acima, a administração pública convoca os candidatos. Nesse momento, passa a valer o prazo de validade, e a administração precisa convocar os aprovados no número de vagas. Em geral, os concursos possuem a validade de 2 anos, podendo ser prorrogado por mais 2 anos.

Depois da homologação do concurso público, o governo tem até 4 anos para realizar a convocação dos aprovados no limite de vagas. Os aprovados no cadastro reserva podem ainda ser convocados nesse mesmo prazo.

Como saber se fui convocado no concurso?

Depois da aprovação no concurso, é natural ficar ansioso para saber afinal quando haverá a convocação para a vaga. Entretanto, não existe uma razão certa para que a administração pública realize a convocação do seu concurso público.

A única regra que há, é que a convocação pode ocorrer dentro do prazo de validade, que é de 2 a 4 anos.

Para saber se você está sendo convocado ao concurso, é necessário:

  • Estar atento ao Diário Oficial;
  • Quando se trata de um concurso federal, é necessário acessar o Diário Oficial da União (DOU);
  • Já nos concursos estaduais, é necessário observar o Diário Oficial do Estado em que prestou o concurso;
  • No caso de concursos municipais, há cidades que publicam o Diário Oficial nos jornais ou impressos afixados nas Prefeituras;
  • Ficar de olho nas publicações nos sites das bancas organizadoras dos concursos. Eles geralmente publicam informações a respeito.
  • Acessar o site do órgão para o qual você prestou o concurso. Ali, na seção "concursos e seleções" saem os documentos de convocação.
  • Manter seus dados atualizados junto a organizadora do concurso que realizou a seleção. Estes dados são usados para comunicação via email e telefone.

Ademais, vale ressaltar que há órgãos que entram em contato com os aprovados via telefone, e-mail e WhatsApp. E aqui é importante dizer novamente: mantenha seus dados atualizados junto a organizadora.

É possível ser reprovado na convocação do concurso?

Sim. A convocação é uma fase do concurso público. Sendo assim, se você não seguir as regras ou perder o prazo, será eliminado do concurso.

Por exemplo: se o candidato não entregar os documentos corretos e completos, no prazo determinado, ele pode ser eliminado. Além disso, se o candidato não passar na avaliação médica e psicológica, também pode perder a vaga.

Por fim, se o candidato não cumprir todos os requisitos da vaga, também pode ser desclassificado. Por exemplo: não ter a idade, não ter o diploma profissional para a vaga, bem como o nível educacional correto.

O edital é sempre o manual do concurso. Portanto, em caso de dúvida acesse ele novamente e leia-o atentamente. Isso serve para antes da inscrição, como também para os aprovados que aguardam a posse.