O novo concurso do Tribunal Regional Federal da 3º região (TRF3) está com inscrições abertas até as 14h do dia 02 de outubro de 2019. O objetivo desse artigo é dar algumas dicas para que você possa ir bem na prova e obter a sonhada aprovação.
As inscrições no concurso seguem abertas pela internet e devem ser feitas apenas pelo site da FCC
Sobre o TRF3
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região possui sede no estado de São Paulo e atende também o estado do Mato Grosso do Sul. O órgão é responsável pelos processos e julgamentos de recursos que contestam sentenças de juízes federais em primeira instância.
- Veja o edital de abertura do concurso TRF-3
Sobre os cargos
Estão sendo oferecidas neste novo concurso vagas para os cargos de:
- Analista Judiciário - Área Judiciária - nível superior - 3 vagas
- Analista Judiciário - Área Informática - nível superior - 1 vaga
- Técnico Judiciário - Administrativa - nível médio - 4 vagas
- Técnico Judiciário - Área Informática - nível médio - 1 vaga.
Os conteúdos que serão cobrados nas provas são os seguintes:
Analista Judiciário - Área Judiciária
Conhecimentos Gerais
- Língua Portuguesa
- Raciocínio Lógico-Matemático
- Noções dos Direitos das pessoas com deficiência (Lei 13.146/2016)
- Gestão Pública (Noções de Sustentabilidade, Noções de Governança Corporativa e Noções de Gestão Estratégica)
Conhecimentos Específicos
- Direito Administrativo
- Direito Constitucional
- Direito Civil
- Direito Processual Civil
- Direito Penal
- Direito Processual Penal
- Direito Tributário
- Direito Previdenciário
Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Informática
Conhecimentos Gerais
- Língua Portuguesa
- Raciocínio Lógico-Matemático
- Noções de Direito Administrativo
- Noções de Direito Constitucional
- Gestão Pública (Noções de Sustentabilidade, Noções de Governança Corporativa e Noções de Gestão Estratégica)
Conhecimentos Específicos: área de Tecnologia (especificados em edital)
Técnico Judiciário
Conhecimentos Gerais (todos os cargos de nível médio)
- Língua Portuguesa
- Raciocínio Lógico-Matemático
- Noções dos Direitos das pessoas com deficiência (Lei 13.146/2016)
- Gestão Pública (Noções de Sustentabilidade, Noções de Governança Corporativa e Noções de Gestão Estratégica)
* Apenas para Técnico Judiciário - Especialidade Informática
- Noções de Direito Administrativo
- Noções de Direito Constitucional
Conhecimentos Específicos
* Técnico Judiciário - Área Administrativa
- Noções de Direito Administrativo
- Noções de Direito Constitucional
- Noções de Direito Processual Civil
- Noções de Direito Processual Penal
- Noções de Direito Previdenciário
- Noções de Direito Tributário
* Técnico Judiciário - Informática: Conhecimentos específicos na área de informática
Dicas para ir bem na prova do TRF3
Existem algumas práticas que podem te ajudar a conseguir a aprovação. Para organizar as nossas ideias, vamos fazer um passo a passo.
- Primeiro passo: Organize o edital
Organize o conteúdo do edital. Já percebeu que o conteúdo das disciplinas do edital vem um ao lado do outro? Então, uma ideia seria organizar esse conteúdo dentro de uma planilha ou colocá-lo um abaixo do outro como se fosse uma lista. Nisso, o controle do que já foi estudado e o que falta estudar fica mais fácil de visualizar.
A banca FCC tem um perfil bem particular de elaboração de questões. É importante se acostumar com o jeito que a FCC cobra em suas provas. Um bom conselho seria o de resolver questões por cada tópico do edital para saber o que a banca mais cobrou nos últimos concursos e como o conteúdo foi abordado. Se está estudando especificamente para determinado concurso, não vale a pena resolver tudo que é tipo de questão de outras bancas distintas. Esse momento pede mais agilidade e estratégia. Invista nas questões!
- Terceiro passo: faça as provas de tribunais elaboradas pela FCC.
Por que fazer isso? Para controlar o tempo de prova, para que possa comparar seu desempenho e até mesmo para controlar o nervosismo no dia da prova. As questões da FCC costumam ser mais extensas que a de outras bancas, por isso a importância de resolver provas anteriores.
Como saber o que vai cair na prova?
Para saber quais os tópicos que vão cair em cada conteúdo, é de suma importância resolver questões anteriores que a FCC cobrou nos concursos de tribunais. Por exemplo: digamos que hoje você está estudando a disciplina de Direito Constitucional do seu edital. Nisso, filtre todas as questões de tribunais (ou das últimas provas do seu tribunal em específico) e anote o que mais foi cobrado. Se, por exemplo, o conteúdo de Nacionalidade despencou em provas anteriores e o conteúdo de Seguridade Social não caiu ou quase não caiu na prova, de um foco maior em Nacionalidade, certo? Não que você deva deixar de lado os conteúdos que caem menos, mas você precisa dar prioridade naquilo que tem mais chance de ser cobrado, principalmente pelo fato de que o edital já está aberto.
Outras dicas importantes
1 - Leia os enunciados com atenção. Nas disciplinas de direito, principalmente, a banca costuma colocar aqueles "textões" de apoio, com exemplos e contar uma historinha para simular uma situação hipotética. Grife as palavras de maior importância para que no fim consiga identificar o que a questão está pedindo.
2 - Preste mais atenção ainda nas alternativas. A banca costuma também colocar alternativas extensas que por vezes faz com que o candidato se perca. Preste atenção nas palavras-chave que as alternativas trazem. Muitas vezes as cinco alternativas são iguais, o que diferencia é apenas uma palavrinha dentro dela. Ter esse tipo de atenção faz com que você não perca tempo em prova.
3 - Nas provas de português, a FCC costuma colocar o seguinte enunciado "Está clara, coesa e correta a redação deste livre comentário sobre o texto". Nisso, ela joga vários fragmentos do texto nas alternativas. O que ela geralmente está avaliando nessa questão são erros de concordância, pontuação, acentuação e ortografia. Nesse tipo de questão você pode procurar primeiramente os erros de pontuação, acentuação e ortografia que são mais fáceis de identificar. Depois disso procure pelos erros de coesão e sintaxe, se for preciso.
4 - Não abra a prova e saia lendo o texto de português. Não faça isso! Já vimos muitas provas em que aquele texto ENORME não cobrava nenhuma questão sequer de interpretação de texto. Portanto, abra a sua prova e marque quais são as questões de interpretação de texto (geralmente são umas 2 ou 3) e as resolva após resolver todas as outras questões de português, onde são cobrados apenas fragmentos.
5 - As questões de Raciocínio-Lógico costumam exigir um nível de matemática básica do candidato. A FCC adora colocar questões do tipo "probleminhas".
6 - Nas provas de direito a FCC deixou um pouco de lado o texto puro da lei para cobrar conteúdos voltados para a doutrina e jurisprudência. Cuidado.
Essas foram algumas dicas rápidas que podem ajudar você a passar no TRF3. Veja mais artigos aqui no site que podem te ajudar na preparação.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.