Acabamos de ver as preposições, que são palavras possuem a função de conectar uma palavra na outra dando "liga" e sentido ao texto. Agora chegou a vez das conjunções, que por sua vez, são uma espécie de macro versão das preposições, pois, de maneira simplificada, as conjunções ligam uma frase a outra, estabelecendo um sentido/relação entre elas.
Um assunto muito recorrente em provas de concurso público (talvez pela sua amplitude e complexidade), as conjunções são as palavras invariáveis que conectam/unem as orações (ou termos de mesmo valor gramatical), dando uma relação de sentido entre as frases e estabelecendo uma relação entre elas (subordinação ou coordenação). Veja:
Conjunção ligando orações:
Ex: Marta estava deslumbrante e Sérgio não estava nada mal.
Ex: Partilharei o pão, desde que quando puder tu partilhes comigo.
Conjunção ligando termos de mesmo valor gramatical:
Ex.: Luís e Ricardo são dois ótimos pescadores.
Ex.: Sofrer e amar são dois lados de uma moeda chamada paixão.
- Veja também sobre preposições
Deve-se lembrar que cada oração deve-se ter obrigatoriamente um sujeito (ou locução verbal), além de um sujeito (opcional) e predicado (obrigatório). As orações podem ser simples (apenas uma) ou compostas (mais de uma), sendo que as compostas podem ser coordenadas (possuem sentido sozinhas) ou subordinadas (não possuem sentido sozinhas) e quem realiza a ligação entre as orações coordenadas e subordinadas são as conjunções coordenadas e subordinadas. Confira:
Conjunção Coordenada
As conjunções coordenadas geralmente estão entre as orações (no meio da frase) e ligam duas orações independentes uma da outra, mas que acabam então se complementando. Confira as diferentes formas:
- Aditivas: Dão ideia de adição, acrescentar, somar, união...
e, mas também, não só.... mas também, nem... mas também, ademais, outrossim....
Ex.: Corria e latia e pulava!
Ex.2: João pediu de burger duplo e fritas.
Ex.3: Meu time não ganhou uma partida nem fez nenhum gol.
- Adversativas: Dão ideia de oposição, contraste, ressalva...
porém, todavia, entretanto, contudo, mas, no entanto, não bastante...
Ex.: Não se esforçou muito, mas foi suficiente pra ser aprovado.
Ex.2: Não era rico, porém doava bastante dinheiro.
- Explicativas: Dão ideia de explicação, motivos, razão, justificativa...
porque, pois (quando vem antes do verbo), que, porquanto...
Ex.: Vamos trabalhar que do céu só cai chuva!
Ex.2: Não veio trabalhar, pois caiu de moto.
- Conclusivas: Nos dão uma ideia de finalização, fechamento, conclusão...
Portanto, por isso, então, pois (após o verbo)....
Ex.: Fui o melhor aluno, portanto recebi o prêmio de honra.
Ex.2: Trabalharam muito por isso conseguiram comprar sua casa própria.
- Alternativas.: Dão ideia de alternância, variação, escolha, exclusão...
ora... ora, ou... ou, já... já, seja... seja, quer... quer, não... nem...
Ex.: Vamos vencer a partida, seja no ataque, seja na defesa.
Ex.2 Ou tu começas a fazer o que eu mando ou estás fora!
Conjunção Subordinada
As orações subordinadas são orações dependentes uma da outra pra ter sentido. A conjunção subordinada por sua vez, é o que liga essas duas orações, estabelecendo relação entre elas. Quando comparadas as conjunções coordenadas, elas tendem a ficar mais no início da frase. Veja os tipos:
- Temporal: dão ideia de tempo...
quando, assim que, até que, logo que, enquanto, antes que, desde que, sempre que...
Ex.: Enquanto todos festejavam, eu me preparava.
Ex.2: Sempre que caia ele se levantava mais forte.
- Condicional: Dão ideia de condição, restrição, hipótese, requisito...
caso, se, salvo se, a não ser que, desde que, contanto que, exceto que, a menos que...
Ex.: Caso se dedicar bastante, conseguirá a nomeação.
Ex2.: A não ser que dê uma "zebra", meu time será vitorioso.
- Proporcionais: Dão ideias de relação de valores, proporção, concomitância, simultaneidade...
A medida que, a proporção que, mais/menos, ao passo que...
Ex.: Demos o nosso melhor, a fim de que você obtenha sucesso.
Ex.2: A medida que continuava treinando, seus resultados evoluíam.
- Finais: Dão ideia de objetivo, finalidade, intuito...
a fim de que, para que, que, porque...
Ex..:Fiz o que pude, a fim de que ele venha a ser nosso cliente.
Ex2.: Porque quero muito a promoção, não faltei ao trabalho nenhum dia este ano.
- Causais: Dão ideia de circunstância, causas...
como, visto que, já que, uma vez que, porquanto, porque...
Ex.: Já que vêm se preparando com antecedência, suas chances de sucesso são maiores.
Ex.2: Visto que sua envergadura é bem maior, esta luta está no "papo".
- Consecutivas: Dão ideia de consequência, produto, resultado...
de forma que, de modo que, a tanto que, de modo que, a maneira que, que (precedido de diversas formas) ...
Ex.: Comeu tanto que passou mal.
Ex.2: A maneira que se esforçava, suas notas iam evoluindo.
- Concessivas: Dão ideias de concessão, consentimento, autorização, contraste...
ainda que, se bem que, embora, apesar de que, contanto...
Ex.: Embora mal feito, lhe paguei o trabalho.
Ex.2: Apesar de que discordasse, defendi meu pai.
- Conformativas: Dão ideia de conformidade, sequencia, condição...
Conforme, como, segundo, consoante, que...
Ex.: Tudo deverá sair conforme o planejado.
- Comparativas: Faz analogias, comparação...
assim como, como, tanto quanto, mais do que, menos que...
Ex..:Fomos tratados como reis e rainhas.
Ex2: Ronca tanto quanto um trator.
Em alguns dos casos acima parecem que tem apenas uma oração, mas sempre que houver uma conjunção há mais de uma oração e por vezes, mesmo com apenas um verbo, pois, o outro verbo está elíptico (verbo escondido/implícito).
Ex.: Ele corre feito um coelho (ele corre feito um coelho corre).
Ex2.: Ame como os cachorros (ame como os cachorros amam).
Conjunções integrantes
As conjunções integrantes são também subordinativas, porém elas iniciam as orações substantivas, que são aquelas que possuem, em relação à oração principal, função de sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo, aposto, agente da passiva ou complemento nominal.
que, se, quando, quanto (a) (s), onde, qual, quem...
Ex.: Só era importante se você estivesse comigo.
Ex.: O importante é que vencemos de goleada.
Ex.: Eles gostariam que todo o acordo fosse cumprido.
Ex.: A verdade é que você é meu tudo.
Ex.: Não sei se você percebeu que seus pés imundos estão sob meu carpete.
Uma dica importante é que geralmente quando puder substituir o restante da oração (após a conjunção integrante) por isso, aquilo, disso, etc., então é conjunção integrante. Veja:
Ex.: Questionou se seria atendido (questionou isso, aquilo).
Ex.: Preciso de que me ajuda rápido (preciso disso).
Ex.: Estou certo da vitória (estou certo disso).
Conjunção integrante x Pronome relativo
Deve-se tomar cuidado para não os confundir. O pronome relativo por sua vez é o "que", quando puder ser trocado por o(a) (s) qual (is)
Ex.: O filme que assistimos é muito ruim. O filme o qual nós assistimos.
Ex. Os advogados que conheço são todos muito formais. Os advogados os quais eu conheço.
Relação sintático-semântico
Conforme o seu valor sintático-semântico (valor adquirido pelas palavras naquele uso) elas podem variar de um grupo a outro de conjunções. Algumas locuções conjuntivas podem agira em mais de um grupo. A palavra "pois", por exemplo, pode ser conclusiva ou explicativa.
Ex.: Estamos muito cansados, pois a partida foi acirrada. (explicativa)
Ex.2: Quero uma promoção, pois me destaquei entre os demais (conclusão).
A palavra por que, também indica ou explicação ou causa.
Ex.: A árvore caiu por que foi cortada (causa).
Ex.2: Fiz o trabalho extra por que precisava de pontos.
A conjunção desde que também, dá ideia de tempo e condição.
Ex.: A sobremesa é sua, desde que coma a comida (condição).
Ex2: Desde que ele chegou, o time está em outro patamar (tempo).
A conjunção "e", quase sempre aditiva, pode por vezes ser adversativa.
Ex.: Você come muito e não engorda. Entende-se assim, come muito, mas não engorda, ideia de oposição.
Causa e consequência
Note que por vezes a causa e a consequência das orações coordenadas podem se inverter no texto, sem prejuízo as normas e entendimento.
Ex1: Bebeu tanto (causa) que acabou caindo (consequência).
Ex2: Estava engordando (consequência) devido a seus maus hábitos alimentares (causa).
Conjunção e concurso
A grande maioria recomenda decorar as conjunções, mas eu acredito que entendê-las seja ainda mais eficiente, pois, conforme visto, o assunto é amplo e complexo. Em concursos, muitas bancas usam conjunções e perguntam para apontar frases onde há ou não relações de causa e consequência. Você deve ver se o texto apresenta uma "coisa" que leva a outra ou se há apenas uma colocação, sem causa e consequência.
Outras bancas perguntam para apontar as orações coordenadas ou subordinadas. É muito comum questionarem qual a classificação da conjunção, ou pedir para substituir a conjunção sem alterar o sentido do texto, ou, perguntam ainda, qual das conjunções, se substituídas iriam alterar o sentido do texto.
locução conjuntiva
O conceito de locução está muito presente em conjunção. Conforme já visto, conjunção é o conjunto de 2 ou mais palavras com o valor de 1, no caso, a locução conjuntiva são 2 ou + palavras com o valor de uma conjunção, e são muitas:
a medida que, a não ser que, de forma que....
Como percebe-se acima, elas tendem a terminar com a parlara "que". Locução conjuntiva pode ser descrita ainda como o termo utilizado quando duas ou mais palavras exercem a função de conjunção.
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