Muitos estudantes desejam ingressar no serviço público após a emissão do diploma de nível superior. Nesses casos, a grande maioria desses presta apenas concursos para carreiras de nível médio. Com toda a ansiedade da vida de concurseiro surgindo nesse momento, a vontade de se conseguir melhores oportunidades de carreira, surge aquele dilema: será que valeria a pena prestar concursos para nível superior antes mesmo de me formar? Com essa dúvida em mente, surgem outras questões como do tipo: será que posso prestar concurso antes de me formar? e se eu for nomeado antes de ter o diploma em mãos? Será que consigo conciliar os estudos da faculdade com os do concurso? A concorrência é melhor qualificada? Vamos por tópicos para facilitar nosso entendimento.
Posso prestar concurso para cargos de nível nível superior sem ainda ter o diploma?
Sim, pode! Quando você se inscreve para o concurso com exigência de nível superior, no momento da inscrição em si não é exigida nenhuma comprovação de sua escolaridade. O diploma do curso é solicitado somente no momento da posse. Por via das dúvidas, sempre leia o que o edital exige, pois muitas vezes pode acontecer de ter que comprovar algumas coisas no momento da inscrição. Nos concursos para magistratura e algumas carreiras jurídicas, em geral, é solicitada a apresentação do diploma no momento da inscrição, por isso fique sempre atento ao que diz no edital. Mas em suma, os documentos necessários para posse são exigidos somente no ato do chamamento do aprovado, o que pode levar até 4 anos - dependendo do prazo de validade da seleção.
Segunda coisa a pensar: e se eu for nomeado antes de ter o diploma em mãos?
Esse é um risco a correr. Esse seria o maior dos risco a se correr, na verdade. Existe a possibilidade de você ser convocado, dependendo da sua classificação, antes de ter o diploma. Bom, vamos lembrar do seguinte: a maioria dos prazos de concurso são de 2 anos, prorrogáveis por mais dois anos. Se estiver fazendo o curso e restarem apenas dois anos para conclusão, não seria uma má ideia tentar prestar o concurso. Uma dica é conferir os editais anteriores do concurso que está interessado e verificar como foi o histórico de nomeações. Claro que isso não é regra, seria mais para ser ter um embasamento. Pode ser que aconteça que o órgão tenha o costume de nomear imediatamente após a homologação do concurso ou nomear só no fim do prazo da prorrogação do concurso.
Já vimos concurseiros que durante o curso prestaram o concurso de nível superior e só foram nomeados após o prazo máximo, fazendo com que esses estudantes tivessem tempo de concluir o curso e obter o diploma. Isso é bem comum de acontecer em prefeituras e câmaras municipais, em razão da grande existência de cargos comissionados, que por ventura possam estar ocupando os cargos efetivos, fazendo com que a nomeação demore.
Agora, se você for convocado antes de ter o diploma em mãos, mesmo faltando pouco para se formar, sinto muito. Você não poderá ser empossado.
Outros estudantes arriscam prestar esses concursos como forma de "treinar" como se sairiam nas provas, essa também seria uma opção.
Resumidamente, existe o risco de ser nomeado, mas existe a possibilidade de não ser nomeado antes de concluir o curso também. Avalie bem o seu caso.
Terceira coisa a pensar: Será que consigo conciliar os estudos da faculdade com os do concurso?
Bom, aí depende de muitos aspectos. Você trabalha fora e cursa a faculdade e estuda para concursos? O tempo e o cansaço serão um dos seus maiores inimigos nessa jornada. Você apenas cursa a faculdade e estuda para concursos e tem alguém que possa ajudar financeiramente? O tempo será o seu maioria aliado, porém a procrastinação será a sua inimiga. A sua faculdade é presencial ou a distância? A flexibilidade de um curso a distância é muito maior do que o presencial, fazendo com que o estudante consiga conciliar melhor o curso e os estudos para concurso.
Outro aspecto é que boa parte do conteúdo estudado na faculdade (Direito) cai nas disciplinas específicas do concurso, fazendo com que os estudos possam ser alinhados e aproveitados.
Quarta coisa a pensar: A concorrência é melhor qualificada?
Antes de mais nada, não adianta ter uma baixa concorrência se você não estiver preparado. Pode ter 3 inscritos, se não estiver preparado a concorrência não será o problema, e sim a má preparação. Agora, pode ter 10 mil inscritos, e se você estiver realmente preparado, a vaga será sua.
Uma boa dica, caso esse ponto ainda esteja "incomodando" é verificar a listagem de inscritos anteriores para ter uma ideia do histórico de candidatos inscritos e dar uma olhada na listagem com as pontuações desses candidatos.
E agora? será que valeria a pena prestar concursos para nível superior antes mesmo de me formar?
Bom, com todos esses aspectos pontuados, é aconselhável começar a prestar concursos de nível superior apenas nos dois últimos semestres da faculdade. Isso por conta daquilo que já falamos: o risco de ser nomeado antes de terminar o curso e assim acabar perdendo a vaga.
Outra dica, caso você seja aprovado no concurso, é conversar com a administração da faculdade para que possam adiantar as matérias do curso ou mesmo cursá-las em períodos alternativos (férias) para acelerar sua formação. Num período onde as nomeações andam demorando mais a acontecer, vale a pena sim tentar um cargo de nível de superior se você está prestes a se formar. Boa sorte!
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.