MÉTODOS DE ESTUDOS FUNCIONAM MESMO?
Segundo uma pesquisa da universidade de Ohio nos EUA, a Kent State University, afirmou que de dez técnicas de estudos 8 não funcionam como o prometido. Segundo o pesquisador John Dunlosky, na pesquisa publicada pela associação de ciências psicológicas, foi constatado que estudantes que gostam de marcar textos com "marcadores de textos" amarelo, verde e rosa fluorescente, tem prejuízos na revisão (você também faz?).
"Quando os estudantes estão usando um marcador, eles comumente se concentram em um conceito por vez e estão menos propensos a integrar a informação que eles estão lendo em um contexto mais amplo", diz a pesquisa.
Ou seja, aquilo que parece algo tão simples e facilitador do aprendizado, na verdade é um vilão.
Resumos e Mnemônicos
Outra coisa que chamou muita atenção foi a questão dos resumos. Tantas pessoas têm o hábito de fazerem resumos achando que é um meio muito eficaz, mas a mesma pesquisa afirmou que não é. Segundo pesquisador Dunlosky foi uma surpresa saber que os resumos não funcionam com eficácia e falou mais:
"Os estudantes que voltam e releem o texto aprendem tanto quanto os estudantes que escrevem um resumo enquanto leem".
Outro guia de estudos sugere as técnicas mnemônicas. Para ajuda na memorização de conceitos, fórmulas e palavras, pequenos textos etc.
Dunlosky afirma que isso só serve para decorar algo muito especifico como por exemplo "Minha terra tem palmeiras, onde canta o sabiá, Seno A Cosseno B, Seno B Cosseno A", mas que não apliquem essa técnica para outros tipos de estudos porque não vai funcionar. Mas ele adverte que não devem ser aplicados para outros tipos de materiais: "Eles não vão te ajudar a aprender grandes conceitos de matemática ou física".
Repetição
Somente duas técnicas das dez que foram feita mostram efetividade, uma delas é a repetição. O estudante que sempre se colocar em testes fixa mais o conteúdo. Ou seja, dialogar consigo mesmo fazendo uma espécie de monólogo e além disso fazer isso em um longo período de tempo. Essa prática vai deixar o conhecimento mais consolidado e a confiança do estudante vai melhorar ainda mais nesse processo.
"Estudantes que testam a si mesmos ou tentam recuperar o material de sua memória vão aprender melhor aquele material no longo prazo", diz Dunlosky.
O pesquisador orienta o estudante a iniciar lendo um livro texto e depois fazer alguns cartões de estudos com os principais conceitos. Além disso, faça perguntas a si mesmo sobre os cartões. Um século de pesquisas mostra que a repetição tem muito efeito, concluiu Dunlosky.
Prática Distribuída
Porém, a prática distribuída é melhor técnica de estudos. Assim, planejar, fazer um cronograma e estudar antecipadamente e em tempos divididos de forma organizada, é bem mais eficaz ao invés de deixar para estudar tudo em cima da prova como muitos têm o costume de fazer e por isso sempre são reprovados e ainda reclamam da banca, do tempo, ou de outros.
Dunlosky diz que essa é a estratégia "mais poderosa". "Em qualquer outro contexto, os estudantes já usam essa técnica. Se você vai fazer um recital de dança, não vai começar a praticar uma hora antes, mas ainda assim os estudantes fazem isso para estudar para exames", e ele ainda diz mais: "Uma boa dose de estudo concentrado após bastante prática distribuída é o melhor caminho".
Então, a grande pergunta é: técnicas diferentes funcionam para indivíduos diferentes? Dunlosky afirma que não! As melhores técnicas funcionam para todos, sem exceção.
Os especialistas acreditam que essa pesquisa possa ajudar professores a auxiliarem seus alunos a estudar. Isso não é um alerta apenas para os estudantes, mas para todos que estão envolvidos no ensino-aprendizagem.
Abaixo a relação de cada técnica pesquisada e sua eficiência. Observem atentamente e mude de hábito para ter sucesso em suas provas de concursos.
Interrogação elaborativa - ser capaz de explicar um ponto ou um fato - MODERADO
Auto-explicação - como um problema foi resolvido - MODERADO
Resumos - escrever resumos de textos - BAIXO
Marcar ou sublinhar trechos - BAIXO
Mnemônicos - escolher uma palavra para associar à informação - BAIXO
Criação de imagens - formar imagens mentais ao ler ou escutar - BAIXO
Releitura - BAIXO
Teste prático - Auto-teste para checar o conhecimento - principalmente com o auxílio de cartões de memória - ALTO
Prática distribuída - espalhar o estudo em um longo período de tempo - ALTO
Prática intercalada - alternar entre diferentes tipos de problemas - MODERADO
Mude os hábitos de estudos e terás sucesso...nós do Ache Concursos estamos aqui para lhe ajudar no que for preciso. Sucesso a todos!
*O Dr. John Dunlosky é professor de psicologia no Departamento de Ciências Psicológicas, onde leciona desde 2004, e atualmente é o diretor do Centro de Ciência da Aprendizagem da Kent State University. Desde sua formação de pós-doutorado no Instituto de Tecnologia da Geórgia, ele explora as capacidades metacognitivas das pessoas para entender como melhorar a aprendizagem e o desempenho dos alunos. Um dos principais objetivos de seu programa de pesquisa é desenvolver técnicas para melhorar a eficácia do aprendizado auto-regulado das pessoas durante toda a vida útil. Membro da Association for Psychological Science e atual presidente do conselho de administração da Psychonomic Society, recebeu o Distinguished Scholar Award em 2010 da Kent State e é fundador da International Association for Metacognition. Ele foi co-autorMetacognição , que é o primeiro livro sobre o tema, e editou vários livros sobre educação e metacognição.
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