Boa notícia para os trabalhores! O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) aprovou o calendário do PIS-Pasep para 2025.
Segundo informações do Ministério do Trabalho, cerca de 25,8 milhões de trabalhadores serão contemplados pelo abono salarial, totalizando R$ 30,7 bilhões em recursos.
O repasse começa já no próximo mês para o primeiro grupo e segue até agosto. A seguir, confira o calendário de pagamentos do abono salarial e as principais informações sobre o benefício.
PIS-Pasep 2025: quem tem direito?
O abono salarial é pago pela Caixa Econômica Federal (PIS) e pelo Banco do Brasil (Pasep).
Em 2025, terão direito ao benefício os trabalhadores que:
- Foram contratados com carteira assinada em 2023 por, no mínimo, 30 dias;
- Receberam remuneração mensal média de até dois salários mínimos (R$ 2.640*);
- Estão inscritos no programa PIS-Pasep há pelo menos cinco anos.
*Como o Pis-Pasep é referente ao ano-base 2023, é importante lembrar que o salário mínimo vigente durante o ano foi de R$ 1.320.
Calendário PIS-Pasep 2025
Os pagamentos do abono PIS-Pasep 2025 terão início em fevereiro e seguem até agosto, de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. Veja o cronograma completo:
- Nascidos em Janeiro: 17 de fevereiro
- Nascidos em Fevereiro: 17 de março
- Nascidos em Março e Abril: 15 de abril
- Nascidos em Maio e Junho: 15 de maio
- Nascidos em Julho e Agosto: 16 de junho
- Nascidos em Setembro e Outubro: 15 de julho
- Nascidos em Novembro e Dezembro: 15 de agosto
O abono é depositado diretamente em conta corrente ou conta digital dos trabalhadores. Além disso, os saques podem ser realizados em terminais de autoatendimento e casas lotéricas.
Como consultar se tem direito ao abono salarial?
A partir de 5 de fevereiro de 2025, os trabalhadores poderão consultar se têm direito ao abono salarial. As informações estarão disponíveis nos seguintes canais:
Carteira de Trabalho Digital
- Faça o download do aplicativo na Play Store (Android) ou App Store (iOS);
- Realize o login com sua conta Gov.br, utilizando CPF e senha;
- Acesse a área "Contratos de Trabalho" e selecione o ícone "+" ao lado de um contrato registrado.
Aplicativo Caixa Trabalhador
- Baixe o aplicativo na Play Store (Android) ou App Store (iOS);
- Faça login com seu CPF;
- Selecione a opção "Meu NIS" para consultar informações sobre o PIS.
Central de Atendimento
- Ligue para o número 158 ou para a central da Caixa Econômica Federal, no 0800-726-0207, para informações sobre o PIS.
- Para servidores públicos, a consulta ao Pasep pode ser feita na central do Banco do Brasil, pelos números 4004-0001 ou 0800-729-0001, ou no site oficial do banco.
Os aplicativos da Carteira de Trabalho Digital e do Caixa Trabalhado oferecem, além da consulta ao PIS-Pasep, outras funcionalidades importantes. É possível verificar informações sobre o seguro-desemprego, consultar o calendário de pagamentos e esclarecer dúvidas sobre direitos trabalhistas.
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