Com o recente anúncio de bloqueios do Bolsa Família no último mês, muitas pessoas têm procurado informações sobre como atualizar os dados do Cadastro Único para não correr o risco de perder o benefício, já que o pente-fino deve durar até o final do ano.

Uma das formas mais fáceis de verificar informações sobre a situação do cadastro no Cadúnico é por meio do aplicativo. Porém, nas últimas semanas a ferramenta tem apresentado instabilidade e alguns serviços como o pré-cadastro e a atualização cadastral por confirmação estão indisponíveis.

App do Cadúnico não permite mais atualização do cadastro. Imagem: Ache Concursos
App do Cadúnico não permite mais atualização do cadastro. Imagem: Ache Concursos

Quem precisa atualizar o Cadúnico em 2023?

Atualmente, mais de 41 milhões de famílias estão cadastradas no Cadúnico e destas mais de 25 milhões vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza, tornando-se público de programas sociais do governo federal.

Desde o ano passado, estes cadastros estão passando por revisões a fim de identificar pessoas que estão recebendo benefícios como o Bolsa Família e o Vale Gás de forma irregular, ou seja, sem se enquadrar nas regras e tirando o lugar de quem possui direito e está na fila de espera.

Por isso, o governo federal deu início ao processo de Qualificação Cadastral, um pente-fino que vai englobar três grupos que, se não comprovarem que estão aptos a receber o benefício, estão ameaçados de ter o Bolsa Família cancelado. São eles:

- Famílias com divergências nas informações de renda declarada no Cadúnico e nos dados encontrados em outras bases do governo. A família convocada para a averiguação cadastral de renda precisa comprovar que não recebe vencimentos acima do permitido para permanecer no programa Bolsa Família. A renda mensal para participar do programa é de R$ 218 por pessoa.

Os bloqueios para quem foi identificado com dados de renda divergentes iniciaram no mês de março. Ao todo, mais de 1,3 milhão de famílias tiveram o benefício bloqueado, enquanto outras foram reconsideradas aptas a receber e tiveram o pagamento desbloqueado no final de março.

- Famílias cadastradas como unipessoais terão que comprovar que a composição familiar está correta, ou seja, que não moram com outros integrantes que recebem o Bolsa Família e recebem o benefício duplicado. Segundo o MDS, mais de 8,2 milhões de cadastros unipessoais terão que passar por revisão, sendo que destes 4,9 milhões fazem parte do Bolsa Família.

- Famílias cujo cadastro foi atualizado pela última vez em 2016 e 2017 serão convocadas para o processo de revisão cadastral, que consiste em comparecer a um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) para atualizar os dados dos integrantes. O procedimento vai durar até o fim de 2023 e outras famílias com informações desatualizadas podem ser chamadas para corrigir os dados.

Posso atualizar o Cadastro Único pela internet?

Uma das dúvidas mais encontradas pelas famílias que recebem o aviso de convocação do governo é se é possível atualizar o Cadastro Único pela internet? Neste caso, a resposta não é muito boa.

Desde que iniciou o processo de averiguação dos cadastros, o governo desabilitou uma ferramenta que facilitava muito a vida dos brasileiros inscritos no Cadúnico: a atualização cadastral por confirmação.

Com ela, a família podia acessar o portal ou aplicativo do Cadastro Único e atualizar o cadastro caso as informações permanecessem iguais, evitando assim que fosse necessário comparecer a um CRAS só para fazer a atualização.

Como muitas famílias estão sendo investigadas por fraude, o governo agora exige que os beneficiários agendem uma visita presencial ao CRAS para atualizar o Cadúnico e fazer o desbloqueio do Bolsa Família. Assim, a família terá que comprovar com documentos e com a entrevista social que está mesmo apta para continuar recebendo o benefício.

A medida tem causado filas em diversos CRAS pelo país, já que o atendimento presencial se tornou a única forma da família conseguir desbloquear o pagamento. Uma forma de tentar evitar o transtorno de permanecer horas para conseguir o atendimento é buscando o contato do CRAS mais próximo pelo aplicativo do Cadúnico, clicando em Postos de Atendimento.