A Caixa Econômica Federal iniciou na última sexta-feira, 10, o pagamento do Auxílio Brasil no mês de dezembro. Com o calendário de depósitos já liberado, muitos brasileiros estão buscando saber como consultar o valor do Auxílio Brasil.
O Ministério da Cidadania informou que a consulta para saber quem irá receber o benefício neste mês já está disponível para os beneficiários. Neste mês, o Auxílio Brasil será pago para as 14,5 milhões de famílias que receberam o Bolsa Família em outubro e foram aprovadas para o novo programa em novembro.
"Serão migradas as famílias do Bolsa Família que estavam na folha de pagamento do Programa de outubro/2021, com exceção daquelas em que foi verificado, em qualquer momento do mês de outubro, o descumprimento das regras de gestão de benefícios do Programa Bolsa Família", informou o ministério.
O órgão orientou inicialmente que o público utilizasse o aplicativo do Bolsa Família para fazer a consulta à lista de beneficiários e às datas de pagamento. Um dia antes do início do pagamento da primeira parcela o governo liberou o novo app do Auxílio Brasil para consulta.
Outro meio de fazer essa consulta é ligando para a Central de Relacionamento do Ministério do Cidadania pelo número 121.
Caixa lança aplicativo do Auxílio Brasil
A a Caixa disponibilizou o aplicativo do Auxílio Brasil - o Auxílio Brasil CAIXA - na última quinzena de novembro. O programa chegou a ser tirado do ar após reclamações de usuários sobre as funcionalidades do app. No espaço de avaliações do app na Play Store os usuários que fizeram o download do aplicativo indicaram diversos problemas na plataforma.
Entre os problemas relatados estavam a ausência das datas de pagamento das próximas parcelas, problemas de login e informações antigas referente ao Auxílio Emergencial. "Não consigo acessar o aplicativo, sempre aparece que o sistema está indisponível, pra tentar mais tarde", escreveu uma usuária.
O aplicativo do Auxílio Brasil está disponível para celulares Android [clique para baixar] e para smartphones com sistema iOS [baixe aqui]. A ferramenta é uma adaptação do aplicativo do Bolsa Família e, por isso, algumas informações do antigo programa social serão exibidas, visto que somente esse público irá receber o Auxílio Brasil em 2021.
ATENÇÃO: Já existem diversos aplicativos relacionados ao Auxílio Brasil na loja Play Store. Portanto, é necessário que o usuário fique atento na hora de fazer o download. O aplicativo oficial é o Auxílio Brasil CAIXA, desenvolvido pela Caixa Econômica Federal.
Os usuários que já possuíam o app do Bolsa Família instalado devem acessar a loja de aplicativos para fazer agora a atualização.
De acordo com a descrição, no aplicativo do Auxílio Brasil CAIXA será possível consultar a situação das parcelas do novo benefício, conferir o extrato detalhado, acessar o calendário de pagamentos, entre outros serviços. Em caso de dúvidas a Caixa disponibilizou o número 0800 726 0207 para ligações, selecionando a opção Auxílio Brasil.
As orientações do do aplicativo sugerem as seguintes formas de acesso:
- Caso deseje utilizar a mesma senha do CAIXA Tem, selecione a opção Quero entrar com a minha senha do App CAIXA Tem e insira seu CPF e senha.
- Caso deseje utilizar a mesma senha dos demais aplicativos CAIXA, selecione a opção Quero entrar com a minha senha do App Auxílio Brasil e insira seu CPF e senha.
- Caso não possua senha de nenhum aplicativo CAIXA, selecione a opção Quero entrar com a minha senha do App Auxílio Brasil ou desejo me cadastrar, selecione a opção "Cadastre-se" e siga os passos solicitados na tela para efetuar o seu cadastramento.
Calendário do Auxílio Brasil em dezembro
A Caixa iniciou no dia 10 de dezembro os depósitos da segunda parcela do Auxílio Brasil. O calendário oficial já foi divulgado pelo banco e começará pelos beneficiários com NIS final 1. A ordem de recebimento dos valores permanecerá a mesma utilizada no pagamento do Bolsa Família.
A primeira parcela do Auxílio Brasil vai cair no Caixa Tem e também será depositada em conta corrente de depósito à vista, conta especial de depósito à vista e conta contábil (plataforma social do programa).
Para fazer o saque dos valores do Auxílio Brasil o beneficiário terá que escolher a opção "saque sem cartão" no aplicativo e depois clique em "gerar código de saque". O código tem validade de uma hora e deve ser gerado novamente caso o beneficiário não realize o saque nesse período. Então, siga o passo a passo:
- Abra o aplicativo Caixa Tem e aperte em Gerar código para saque.
- O aplicativo irá informar então que o beneficiário deve estar em frente a um caixa eletrônico, atendente lotérico ou correspondente Caixa Aqui antes de continuar. Isso porque o código que irá ser gerado tem validade de uma hora e caso não finalize o saque dentro desse tempo o processo terá que ser realizado novamente do início.
- Se você já está no local em que irá realizar o saque em dinheiro aperte na opção Gerar Código.
- Pronto! O código autorizador de saque será gerado e basta digitá-lo no caixa eletrônico ao fazer a operação.
- No visor do caixa eletrônico escolha a opção de saque. Em seguida, deverá ser preenchido o número do CPF do beneficiário. Digite e tecle na opção Continuar.
- O caixa eletrônico irá então solicitar o código de seis números gerado no aplicativo. Digite e tecle Continuar.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.