A última semana de março terá pagamento de 4 parcelas do Auxílio Brasil para os últimos grupos do calendário. O benefício da folha de pagamento de março começou a cair na conta de 18 milhões de brasileiros na sexta-feira, 18/03.

A terceira parcela do Auxílio Brasil neste ano vai chegar até a próxima quinta-feira (31) para 8,5 milhões de famílias da região Nordeste, 2,1 milhões da região Norte, 5,2 milhões de beneficiários que residem no Sudeste, 920 mil de integrantes do programa no Centro-Oeste e 1,1 milhão da região Sul do país.

Com o pagamento do Benefício Extraordinário, o valor médio do Auxílio Brasil ficou em torno de R$ 409 no mês de março. No próximo mês, o valor do benefício irá subir para uma parcela dessas famílias que receberão o vale-gás de aproximadamente R$ 50 na folha de pagamento de abril.

  • 28 de março: depósito do Auxílio Brasil para inscritos com NIS final 7;
  • 29 de março: depósito do Auxílio Brasil para inscritos com NIS final 8;
  • 30 de março: depósito do Auxílio Brasil para inscritos com NIS final 9;
  • 31 de março: depósito do Auxílio Brasil para inscritos com NIS final 0;

127 mil famílias tiveram o Auxílio Brasil bloqueado

Dados do Ministério da Cidadania informam que mais de 127 mil famílias deixaram de receber o Auxílio Brasil no mes de março. A lista de aprovados no programa social é revisada mensalmente pelos órgãos de controle do governo como forma de garantir que os inscritos ainda cumprem os requisitos básicos para receber o benefício.

Assim, todos os meses antes de um novo pagamento a pasta da Cidadania e a Dataprev realizam a averiguação cadastral da base de dados do Auxílio Brasil. O processo permite que o governo identifique os beneficiários que estão descumprindo alguma regra e que perderão o benefício e, por consequência, abre espaço para novas famílias ingressarem no programa.

Por isso, os brasileiros que estão inscritos no Cadastro Único e se encaixam nos critérios para receber o Auxílio Brasil deverão consultar mensalmente o aplicativo do programa para saber se foram contemplados nos novos pagamentos.

Desde janeiro deste ano o governo vem identificando as famílias que tinham direito e estavam na fila de espera para receber o benefício, o que resultou na inclusão de mais de 3,5 milhões de novos beneficiários nos meses de janeiro e fevereiro.

A consulta do Auxílio Brasil pelo CPF está disponível pelo aplicativo para celulares Android [acesse aqui] e para smartphones com sistema iOS [veja aqui].

Como sacar o Auxílio Brasil pelo Caixa Tem

Para sacar os valores do Auxílio Brasil pelo Caixa Tem o beneficiário deve abrir o app e clicar na opção "saque sem cartão" e depois selecionar "gerar código de saque". O código tem validade de uma hora e deve ser gerado novamente caso o beneficiário não realize o saque nesse período. Depois, siga o passo a passo:

  1. Abra o aplicativo Caixa Tem e selecione a opção Gerar código para saque.
  2. O aplicativo irá informar então que o beneficiário deve estar em frente a um caixa eletrônico, atendente lotérico ou correspondente Caixa Aqui antes de continuar. Isso porque o código que irá ser gerado tem validade de uma hora e caso não finalize o saque dentro desse tempo o processo terá que ser realizado novamente do início.
  3. Se você já está no local em que irá realizar o saque em dinheiro aperte na opção Gerar Código.
  4. Pronto! O código autorizador de saque será gerado e basta digitá-lo no caixa eletrônico ao fazer a operação.
  5. No visor do caixa eletrônico terá a opção Saque Auxílio Brasil. Em seguida, deverá ser preenchido o número do CPF do beneficiário. Digite e tecle na opção Continuar.
  6. O caixa eletrônico irá então solicitar o código de seis números gerado no aplicativo. Digite e tecle Continuar.

As famílias que já eram beneficiárias do Bolsa Família podem continuar fazendo o saque com o cartão do antigo programa. Já quem ingressou recentemente irá receber via Correios o Cartão do Auxílio Brasil que também permitirá o saque nos caixas eletrônicos, lotéricas e correspondentes da Caixa.