Já foram distribuídos 6,1 milhões de novos cartões do Auxílio Brasil entre os meses de julho e agosto deste ano para beneficiários de todo o país. Agora, o governo estará enviando mais 500 mil já nos primeiros dias de setembro.

Com ele, o cidadão poderá receber seu benefício em forma de saque nos caixas eletrônicos da Caixa ou casas lotéricas, usar a função débito para compras em estabelecimentos credenciados, realizar pagamentos de contas, entre outros serviços.

O novo cartão é mais seguro e possui chip para pagamentos também na função débito.

Como receber o novo cartão do Auxílio Brasil

Não existe um método de solicitação para os novos cartões do Auxílio Brasil. As entregas estão sendo feitas primeiro para os últimos contemplados recentemente. No mês passado o governo incluiu 2,2 milhões de novas pessoas no grupo e estes estão recebendo agora o benefício.

Quem já era do Bolsa Família e usa o cartão normalmente, deverá ser o último grupo a ter o novo emitido e enviado.

Não é preciso comparecer no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para a solicitação do novo cartão, pois ele chega no endereço do beneficiário pelos Correios, sem nenhuma cobrança de valor.

Para aqueles que ainda não receberam o novo cartão do Auxílio Brasil, podem continuar usando o antigo, ou então os serviços disponíveis no aplicativo da Poupança Social do Caixa TEM.

Qual o objetivo da troca dos cartões do Auxílio Brasil

O objetivo do Governo para a troca dos cartões é que desta forma, o dinheiro chegue mais facilmente para os beneficiários, já que com ele será possível realizar compras na função de débito e o saque em banco 24horas.

A distribuição do novo cartão do Auxílio Brasil está acontecendo da seguinte forma:

  1. Para os cidadãos que residem em municípios que não apresentam canal de pagamento da Caixa ou para as cidades que têm unidades de pagamento mais sobrecarregadas;
  2. Para os beneficiários que recebiam apenas pela poupança social do Caixa Tem;
  3. Para os novos incluídos no programa do Auxílio Brasil a partir de novembro de 2021;
  4. Para aqueles que já estavam inscritos no programa, mas recebiam pelo cartão do Auxílio Brasil.

Segundo o Ministério da Cidadania, a nova leva já está sendo entregue para os beneficiários que usavam a versão antiga do cartão.

Como desbloquear o Cartão do Auxílio Brasil?

O desbloqueio do cartão é feito através do telefone 111 - atendimento Caixa Auxílio Brasil. No momento da ligação, o beneficiário deverá confirmar seu NIS (Número de Identificação Social), RG e CPF, além de informações que estão contidas no próprio cartão.

Após a ligação telefônica, o cidadão deverá comparecer em uma unidade lotérica ou agência do banco Caixa e apresentar seu documento de identificação para a finalização do desbloqueio e cadastramento/recadastramento.

Pela Central de Atendimento da Caixa, é possível rastrear o envio do cartão do Auxílio Brasil. Basta ligar para o telefone 4004-0104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-1040104 (demais regiões).