A partir de fevereiro, o Governo Federal e o MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social) iniciam os pagamentos de mais um importante programa de transferência de renda: O Auxílio-Gás. Este benefício, que tem como objetivo ser mais uma fonte de renda para famílias em situação de vulnerabilidade, ainda carrega muitas indefinições sobre seu exercício neste ano.

Dentre as dúvidas, as principais são sobre como ter direito a este auxílio, além dos valores que serão pagos em 2025. De acordo com os últimos ciclos de pagamentos realizados no ano passado, mais de 5 milhões de famílias são atualmente beneficiadas através deste programa social.

Sendo assim, confira abaixo as principais informações sobre o Auxílio-Gás e quem terá direito ao recebimento deste benefício.

Auxílio-Gás: Quem tem direito a receber o programa em 2025?

Primeiramente, vale lembrar que, diferentemente de outros programas sociais, não é necessária uma inscrição individual para o Auxílio-Gás. Por isso, é necessário que a família esteja com seus dados atualizados no Cadastro Único, principalmente sobre as informações financeiras.

A partir disso, o MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social) realiza de forma automática a seleção para os pagamentos do programa, de acordo com o orçamento disponível e a quantidade de vagas disponíveis a cada ciclo.

Alguns pontos, entretanto, podem gerar prioridade no pagamento deste auxílio, como por exemplo: a quantidade de dependentes da família, ter algum membro da família recebendo o BPC e uma menor faixa de renda.

Auxílio-Gás para todos em 2025?

Mesmo com a redução no valor destinado para o Auxílio-Gás no orçamento de 2025, a expectativa é de que o benefício seja mantido. De acordo com entrevistas e manifestações públicas recentes, o Governo Federal tem como prioridade manter o pagamento de 100% do valor do botijão de gás de 13kg, mas é bem verdade que ainda não existe um documento ou uma decisão oficial sobre o tema.

O Governo Federal analisa alternativas para conseguir ter recursos suficientes para o financiamento do programa. Ainda no ano passado, o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, existia um planejamento para que o número de pessoas atendidas pelo Auxílio-Gás chegasse a 20 milhões de famílias. Por enquanto, o público tem 5 milhões de pessoas e não há indícios de que o vale-gás chegará para todos, ainda mais com a forte pressão para diminuição de gastos públicos.

Qual será o calendário do Auxílio-Gás em 2025?

Vale lembrar que oficialmente, ainda não há um comunicado oficial sobre a manutenção do benefício e sobre o calendário. Entretanto, a tendência é de que novamente seja mantida a rotina de pagar os valores do Auxílio-Gás na mesma data dos repasses do Bolsa Família.

Sendo assim, um cronograma extra-oficial para fevereiro tem as seguintes datas:

N° FINAL DO NIS DATA DE PAGAMENTO
1 17/02
2 18/02
3 19/02
4 20/02
5 21/02
6 24/02
7 25/02
8 26/02
9 27/02
0 28/02