A partir desta segunda-feira (27), moradores do Rio Grande do Sul atingidos pelas cheias poderão confirmar seus dados para receber o Auxílio Reconstrução, no valor de R$ 5.100. Esse benefício será apenas para as famílias que foram obrigadas a sair de suas casas, de forma permanente ou definitiva, devido às enchentes que devastaram o estado.

As informações necessárias serão fornecidas pelas prefeituras, que cadastram no sistema do governo federal os desalojados e desabrigados. O pagamento será efetuado via PIX, em uma única parcela, após a confirmação e validação dos dados.

As pessoas devem confirmar a inscrição por meio de login na conta no site do governo - https://www.gov.br/mdr/pt-br/auxilioreconstrucao.

Cadastramento para o Auxílio Reconstrução

O processo de cadastramento segue estas etapas:

  1. Passo 1: Envio dos dados pelas prefeituras: Os municípios enviam ao governo federal as informações das famílias desalojadas, incluindo os membros e o endereço completo.
  2. Passo 2: Confirmação pelo responsável: A pessoa identificada como responsável pela família confirma as informações no https://auxilioreconstrucao.dataprev.gov.br/reconstrucao/cidadao/.
  3. Passo 3: Validação e envio dos dados: Após a confirmação, os dados são enviados para a Caixa Econômica Federal, que realizará o pagamento.
  4. Passo 4: Pagamento pela Caixa: A CEF efetuará o pagamento em uma conta já existente ou abrirá uma poupança para o beneficiário.

Quando será feito o pagamento?

A data do pagamento depende do envio e processamento das informações pelos municípios e da confirmação dos dados pela família. Quanto mais rápido a prefeitura enviar os dados e a família confirmar no sistema, mais cedo o dinheiro será depositado na conta.

Vale ressaltar que não será preciso abrir conta bancária. A Caixa Econômica abrirá automaticamente uma conta poupança social digital em nome do beneficiário. Se o beneficiário já possuir conta na Caixa, o dinheiro será depositado nesta conta.

Quem tem direito ao Auxílio Reconstrução?

O auxílio de R$ 5,1 mil será às famílias que tiveram suas casas atingidas pelas enchentes ou deslisamentos de terra no estado gaúcho. O público do Bolsa Família receberá também o Auxílio Reconstrução, desde que estejam na situação de terem sido desalojados ou desabrigados devido às chuvas e tenham perdido seus bens.

Também podem receber os valores os trabalhadores que estejam recebendo seguro-desemprego, desde que seja morador de uma área atingida informada pela prefeitura, teve que sair de sua casa.

Não é preciso estar no Cadastro Único para receber o auxílio reconstrução. Basta que a prefeitura informe os dados das famílias desalojadas ou desabrigadas, com endereço completo comprovado.