Uma nova leva de repasses para cerca de 61 mil pessoas vai ocorrer nesta quinta-feira de 6 de junho do Auxílio Reconstrução de R$ 5.100,00 para pessoas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Agora, a ajuda do governo vai chegar a 99.800 famílias aprovadas que vão receber o benefício na conta da Caixa. A informação saiu no site do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional

As prefeituras dos municípios atingidos podem seguir enviando os dados com os endereços alagados e dados das famílias desalojadas ou desabrigadas. Com esses dados, a Dataprev fará o envio da comunicação para a Caixa para liberar os recursos. Moradores de 369 municípios do Rio Grande do Sul habilitados pela Medida Provisória nº 1.219, de 15 de maio de 2024, fazem parte do programa e podem pedir o Auxílio.

No total, até aqui, 138 mil famílias já foram aprovadas no Auxílio Reconstrução. Ou seja, quase 40 mil ainda precisam confirmar os dados no site do programa para receber - veja abaixo como fazer.

Como pedir

Como confirmar os dados para receber o Auxílio-Reconstrução - Os responsáveis de cada família afetada e cadastrada pela prefeitura precisa fazer a confirmação de dados para receber o pagamento numa conta da Caixa. Essa confirmação deve ser feita em: https://www.gov.br/pt-br/servicos/receber-o-auxilio-reconstrucao por meio de login com uma conta GOV.

As prefeituras enviaram dados de mais de 150 mil pessoas por meio de CPF's e endereços atingidos. Dessas, 138 mil famílias já foram aprovadas para receber a ajuda - veja lista de todas as cidades atingidas que podem receber o Auxílio.

Caso o beneficiário não tenha conta na Caixa, o banco vai abrir uma Poupança Social Digital para recebimento do Auxílio Reconstrução, que poderá ser movimentada pelo aplicativo CAIXA Tem.

Consulta do Auxílio

Após fazer o login na página do Auxílio Reconstrução, a pessoa verá uma das três respostas para o seu auxílio:

  • CPF não cadastrado pela prefeitura
  • Aguardando análise
  • Habilitado - Aguardando confirmação do responsável familiar

CPF não cadastrado - Caso o CPF do responsável apareça como "não cadastrado", a orientação é procurar a prefeitura da cidade para informar os dados de endereço.

CPF não cadastrado significa que o pedido ainda não foi feito pela Prefeitura
CPF não cadastrado significa que o pedido ainda não foi feito pela Prefeitura

Aguardando Análise - Neste caso, os dados já foram recebidos e estão em análise. A orientação é aguardar mais um dia e acessar de novo site do Auxílio Reconstrução. Há atualizações muito frequentes com os dados da prefeitura na plataforma.

Habilitado - Aguardando confirmação do responsável familiar - Neste caso, seu dinheiro está liberado, mas você precisa confirmar os dados. É só ir em "Está tudo certo" e clicar no Termo de Declaração em "Li e concordo com os termos". Depois, é só aguardar o pagamento pela Caixa Econômica Federal.

Caso algum dado errado seja identificado, o responsável deve clicar em "As informações não estão certas" e, depois, clicar em "Ciente, cancelar". O passo seguinte será procurar a prefeitura e informar os dados corretos e a prefeitura realizará um novo cadastro.

O Auxílio Reconstrução vai pagar R$ 5.100,00 por família, em parcela única, para famílias desalojadas ou desabrigadas em áreas danificadas pelas cheias ou deslizamentos depois das tempestades no RS.

A Dataprev informou que se uma pessoa for cadastrada em mais de uma família, ambas as solicitações serão negadas

Quando a Caixa paga? Após confirmar os dados, a Caixa Econômica Federal fará o pagamento. O sistema envia todas as solicitações aprovadas às terças e sextas-feiras de cada semana.