Criado em 2024 pelo Governo Federal e pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social), o Auxílio Reconstrução já foi responsável por auxiliar na recuperação de milhares de famílias gaúchas a recomeçarem suas vidas após as chuvas e enchentes, ocorridas no mês de maio em quase todas as suas cidades.

Além de iniciar trabalhos intensos para a reconstrução do estado em diversos sentidos, o Governo Federal criou este programa para ajudar financeiramente as famílias que foram diretamente atingidas por esta catástrofe, considerada o maior desastre natural da história do Rio Grande do Sul.

Auxílio Reconstrução acabou? Veja as últimas informações

No dia 26 de setembro, o Governo Federal divulgou oficialmente que mais uma onda de repasses chegou aos gaúchos. Desta vez, 2.443 cadastros foram aprovados e com isso, foram autorizados a receber os valores do Auxílio Reconstrução.

Até a última atualização, foram 365.380 famílias gaúchas que já tiveram o recebimento do benefício autorizado. Com isso, o investimento total feito pelo Governo Federal para o Auxílio Reconstrução chegou a R$ 1.8 bilhão.

A projeção feita pelas autoridades responsáveis pelo gerenciamento do Auxílio Reconstrução é de que, ao todo, o benefício possa atender ao menos 375 mil famílias espalhadas por todo o estado.

Em 6 de agosto, o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, editou a Medida Provisória nº 1.250, que ampliou a lista de municípios afetados pelas enchentes e que se tornam aptas ao recebimento do Auxílio Reconstrução. Com isso, 451 dos 497 municípios gaúchos estão habilitados.

Medidas do Governo Federal após as enchentes

Além da criação do Auxílio Reconstrução, o Governo Federal também avalizou outras medidas importantes e que visam a ajuda aos gaúchos. Dentre elas, a principal é envolvendo o Bolsa Família, também voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Sendo assim, os gaúchos possuem a garantia de recebimento do benefício até dezembro deste ano, mesmo que eventualmente nem todos os requisitos sejam cumpridos. Beneficiários que estavam com alguma irregularidade, tiveram as verificações suspensas.

Por fim, o Governo também declarou que o pagamento de todas as parcelas neste período acontecerá no 1º dia do calendário, ou seja, de forma unificada. Esta regra é utilizada em todos os municípios ou estados brasileiros que sejam atingidos por eventos climáticos e que tenham estado de emergência ou situação de calamidade pública reconhecidos pelo Governo Federal.

Quanto paga o Auxilio Reconstrução?

O valor definido para o pagamento do Auxílio Reconstrução foi de R$5.100 para cada família que seja autorizada. Após o recebimento, a família contemplada não tem necessidade de comprovar a destinação dos valores.

Como fazer o cadastro do Auxílio Reconstrução?

O cadastro das famílias é feito pelas prefeituras, que identificam os bairros e localidades que foram afetadas. As prefeituras lançam os dados destas famílias e após, deverá ser feita a confirmação das informações apresentadas clicando aqui.

Posteriormente, será necessário apenas aguardar a data de pagamento, que é feito pela Caixa Econômica Federal.

Os valores são depositados em contas dos brasileiros, caso sejam clientes do banco federal. Se o cidadão não tiver uma conta, será automaticamente criada uma conta poupança social virtual, que pode ser acessada pelo aplicativo Caixa Tem.