O governo federal decidiu prorrogar mais uma vez, agora até o dia 15 de setembro, o prazo para que prefeituras do Rio Grande do Sul afetadas pelas intensas chuvas de maio cadastrem novas famílias para receber o Auxílio Reconstrução.
O benefício, pago em parcela única no valor de R$ 5.100,00, é concedido a cada família residente em áreas comprovadamente atingidas pelas enchentes, visando auxiliar na recuperação de bens perdidos.
O Auxílio Reconstrução é para quem ficou desalojado ou desabrigado, independentemente de ser beneficiário de outros programas assistenciais, como o Bolsa Família, ou previdenciários. Aqueles que estão recebendo parcelas do seguro-desemprego também têm direito ao benefício.
Como solicitar o Auxílio RS
Para acessar o Auxílio Reconstrução, as famílias devem ser cadastradas pelas prefeituras dos municípios que tiveram a situação de emergência reconhecida oficialmente.
O cadastro deve ser realizado no site oficial do Auxílio Reconstrução, onde as prefeituras precisam inserir os dados das famílias localizadas na "mancha de inundação", conforme definido por imagens de satélite.
Após o envio e análise das informações pelo sistema federal, o responsável familiar deve confirmar os dados no mesmo portal, na área destinada ao cidadão, e aceitar o termo de veracidade das informações. Para isso, é necessário ter uma conta no Gov.br, o portal de serviços digitais do governo federal.
Após a confirmação, a Caixa Econômica Federal é notificada e libera o depósito na conta do beneficiário, sem a necessidade de deslocamento até uma agência bancária. As famílias podem utilizar o valor conforme sua necessidade.
Até 375 mil pessoas serão beneficiadas
Segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), 444 cidades no Rio Grande do Sul estão com reconhecimentos federais de situação de emergência ou de estado de calamidade pública em vigor, sendo elegíveis para solicitar o Auxílio Reconstrução.
Até agora, 368.454 famílias gaúchas tiveram seus cadastros aprovados para o auxílio, e 351.292 já foram encaminhadas para pagamento via Caixa Econômica Federal.
Entretanto, 13.471 famílias ainda não validaram as informações, o que impede a liberação do benefício. Elas devem fazer isso no site do Auxílio Reconstrução o quanto antes.
Na última quarta-feira (28), 963 novos cadastros foram aprovados do Auxílio Reconstrução, elevando o número total de famílias gaúchas habilitadas para o benefício. O governo federal pretende atender até 375 mil famílias, desembolso de R$ 1,9 bilhão.
Para esclarecer outras dúvidas e orientar os beneficiários, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional disponibilizou um site específico sobre o Auxílio Reconstrução.
Caso os cadastros sejam reprovados, as prefeituras devem corrigir as informações e reenviá-las. Alguns dos motivos comuns para a não aprovação incluem CPF inválido, registros duplicados em diferentes municípios, e inconsistências nos dados familiares.
As famílias que ainda não validaram seus cadastros são incentivadas a realizar o procedimento o mais rápido possível para garantir a liberação do auxílio.
Qual o novo prazo para solicitar o Auxílio Reconstrução?
O governo federal decidiu prorrogar até o dia 15 de setembro o prazo para que os municípios do Rio Grande do Sul, afetados pelas intensas chuvas de maio, cadastrem novas famílias para receber o Auxílio Reconstrução. Esse benefício, no valor de R$ 5,1 mil, é concedido em parcela única a cada família.
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