Se você é um dos 277 mil taxistas que já receberam as duas primeiras parcelas do Auxílio-Taxista, um novo pagamento vem aí. No final desta semana, próximo sábado de 24 de setembro, o Ministério do Trabalho e Previdência começa o pagamento do terceiro lote das parcelas do Auxílio para 277.080 profissionais da categoria.

Será pago mais uma parcela de R$ 1 mil para cada motorista que estiver apto para receber os repasses do Governo. Para isso, o taxista deve estar com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) válida e o alvará em vigor no dia 31 de maio de 2022.

O que é o Auxílio Taxista

O Auxílio Taxista foi aprovado pela Emenda Constitucional nº 123 do dia 14 de julho de 2022 e beneficia motoristas de táxi a enfrentar o estado de emergência devido à elevação nos preços dos combustíveis, de acordo com o Governo Federal.

O número de parcelas poderá ser ajustado de acordo com o número de trabalhadores cadastrados e o limite total dos recursos. O benefício só é pago para aqueles profissionais que estiverem com a CNH e CPF válidos.

Quem não pode receber o Auxílio Taxista

Não tem direito ao benefício do BEm taxista:

  • Profissionais com CPF pendente ou irregular;
  • Menores de 18 anos em 31 de maio de 2022;
  • Titulares com CPF vinculado, como instituidor, à concessão de pensão por morte de qualquer natureza ou auxílio-reclusão, do qual trata o art. 80 da Lei nº 8.213/91;
  • Titulares de benefício por invalidez.;
  • Para aqueles que estão recebendo o Auxílio Caminhoneiro.

Como é feito o pagamento do Auxílio Taxista

Os beneficiários recebem os repasses através da Poupança Social Digital, operacionalizado pela Caixa Econômica Federal, pelo aplicativo Caixa Tem. O pagamento é feito de forma automática em uma conta digital do CPF do taxista. Não é necessário realizar nenhum cadastro ou enviar dados para a abertura da conta digital.

Para aqueles profissionais que não movimentarem os recursos em um prazo de 90 dias, o valor retorna para a União.

Calendário Auxílio Taxista

O último prazo para o envio dos cadastros pelas prefeituras se encerrou dia 12 de setembro. Desta forma, recebem os próximos valores aqueles que tiveram seus cadastros enviados até esta data. Veja abaixo os próximos pagamentos do benefício:

Créditos: Ministério da Cidadania