Inicia nessa segunda-feira, dia 7 de março, o período para que os cidadãos que possuem valores a resgatar de instituições financeiras - aquele dinheiro que ficou esquecido por algum motivo em uma conta que foi encerrada, por exemplo - façam a consulta do valor e a solicitação do resgate.

Essa solicitação poderá ser feita por meio do Sistema Valores a Receber (SVR), ferramenta lançada pelo Banco Central em fevereiro. Numa primeira etapa, qualquer pessoa física ou jurídica poderia acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br e verificar se têm ou não dinheiro disponível para resgate.

Essa primeira consulta exigia apenas que o cidadão informasse seu CPF e data de nascimento ou CNPJ e data de criação da empresa. Se o resultado fosse positivo para valores esquecidos, o usuário seria orientado a fazer novo acesso ao site, a partir dessa segunda-feira, dia 7, conforme um calendário de agendamentos (confira abaixo).

Como transferir o dinheiro esquecido?

Nessa segunda etapa, porém, os usuário precisarão ter uma conta no sistema Gov.br, nível prata ou ouro, para que consigam acessar os relatórios contendo a quantia de dinheiro disponível, de onde vem esse valor e para fazer a solicitação de resgate.

Segundo dados divulgados pelo Banco Central recentemente, cerca de R$ 4 bilhões deverão ser devolvidos num primeiro momento e, com o aperfeiçoamento da ferramenta, que deve ampliar os serviços dela ainda em 2022, até R$ 8 bilhões poderão ser resgatados.

O BC também informou que o valor médio por CPF/CNPJ a ser resgatado é de R$ 142,00. Veja abaixo o calendário de agendamentos e o passo a passo para fazer a solicitação.

Calendário de agendamentos

As consultas ao sistema poderão ser feitas de acordo com o ano de nascimento da pessoa ou da criação da empresa, conforme o seguinte calendário:

Data de nascimento (pessoa) ou de criação (empresa) Período de agendamento (consulta e resgate) Data de repescagem (para quem perder a data agendada)
Antes de 1968 7 a 11/3 12/3
Entre 1968 e 1983 14 a 18/3 19/3
Após 1983 21 a 25/3 26/3

O agendamento será feito das 4h às 14h ou das 14h às 24h. Se você esquecer ou perder a data e o período, você deverá consultar novamente e receber uma nova data.

Além disso, para aqueles que perderem a data haverá um período de repescagem (como mostra o quadro acima). Se essa segunda data também for perdida, o usuário poderá consultar ou solicitar o resgate do saldo existente somente a partir de 28/03/2022.

Passo a passo para resgatar valores esquecidos

O resgate dos valores será a partir das datas apresentadas acima e por meio do login Gov.br - nível ouro ou prata. Por isso, o primeiro passo é criar o login Gov.br. Veja como:

  1. Se você ainda não tiver login Gov.br, faça seu cadastro gratuito no site Gov ou pelo App Gov.br (Google Play e App Store);
  2. Se estiver no aplicativo, clique no botão "Entrar com gov.br", e se estiver no site, clique no botão "Criar conta gov.br";
  3. Em seguida digite seu CPF e siga as orientações para criar sua conta.
  4. Você será direcionado para uma página onde terá que preencher um formulário informando dados pessoais;
  5. Em seguida, o Sistema Gov.br fará algumas perguntas que você deve responder para comprovar que você é você;
  6. Habilite o cadastro emitindo um código de verificação que poderá ser enviado por SMS ou e-mail;
  7. E por fim, cadastre uma senha.

Transferindo o dinheiro do BC via PIX

Em seguida você pode voltar ao site valoresareceber.bcb.gov.br (na data e período agendados) para fazer a consulta aos valores e solicitar o resgate. O passo a passo nesse caso é o seguinte:

  1. Acesse o valoresareceber.bcb.gov.br;
  2. Faça login com a conta Gov.br;
  3. Leia e aceite o termo de responsabilidade;
  4. Verifique o valor a receber, a instituição que deve devolver e a origem desse dinheiro. Se necessário, acesse as informações adicionais que o sistema pode oferecer;
  5. Solicite o dinheiro clicando em "solicitar por aqui" para devolução via Pix ou em "solicitação via instituição" no caso daquelas que não oferecem a devolução por Pix.

Bancos terão 12 dias úteis para pagar

Os cidadãos que solicitarem o resgate de valores por meio do SVR deverão receber o dinheiro das instituições financeiras em até 12 dias úteis após a solicitação.

O Banco Central ressaltou ainda que os usuários terão a possibilidade de solicitar o resgate via Pix. Isso já havia sido anunciado em janeiro, quando o Banco Central lançou a ferramenta. Na oportunidade, o BC disse que a transferência poderia ser feita de duas formas:

  • no caso de bancos ou instituições financeiras que aderiram a termo específico junto ao BC: diretamente via Pix na conta indicada pelo beneficiário. Para isso, ele deve informar os dados pessoais e guardar o número de protocolo, caso precise entrar em contato com a instituição;
  • nos outros casos, o beneficiário deverá entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar com a instituição a forma de retirada.