No dia 8 de agosto, o presidente do Banco Pan, Carlos Eduardo Guimarães, afirmou que o BTG Pactual, empresa responsável por controlar o banco, pretende ofertar o crédito consignado para os beneficiários do Auxílio Brasil.

Em uma teleconferência com os analistas do banco para a divulgação dos resultados do segundo trimestre de 2022, Carlos disse que a empresa está trabalhando para que as taxas não sejam as mesmas ofertadas para quem é do grupo de aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Guimarães ainda complementa dizendo que a liberação do crédito consignado pelo Banco PAN aos beneficiários do Auxílio Brasil será de grande valor para o banco e irá deixar esclarecida, de uma certa forma, a inclusão bancária e que o produto estará sendo competido com outras opções.

Cadastro para empréstimo consignado do Auxílio Brasil

Num primeiro momento, já são 17 bancos e instituições financeiras cadastradas no Ministério da Cidadania interessadas em ofertar a linha de crédito consignado para os beneficiários do Auxílio Brasil.

O crédito poderá comprometer até 40% do valor do benefício, levando em conta o mínimo de R$ 400 por ser o valor original. As parcelas do empréstimo poderão ser feitas em até 24 vezes. A intenção do governo para a liberação do crédito é estimular a economia do país.

Por se tratar de um consignado, os valores serão descontados diretamente na folha do benefício e a União irá repassar apenas os valores restantes do benefício.

Até agora, não há uma data oficial de setembro informada para início da liberação dos créditos.

O que diz o Banco PAN sobre o consignado do Auxílio Brasil

O presidente do banco PAN não deixou claro quando a empresa pretende iniciar a oferta do consignado para os beneficiários do Auxílio Brasil. Carlos ainda ressalta que, mesmo que o cenário financeiro tenha melhorado para as situações de riscos de créditos nos últimos seis meses, o banco mantém sua política conservadora para a oferta, sugerindo uma redução de limite para os usuários de cartão de crédito.

"A partir do momento em que nos sentirmos mais confortáveis, iremos incentivar a emissão de cartões, mas por enquanto ainda não estamos nessa posição", disse Magalhães.

Condições do consignado no Banco Pan

Em seu site, o Banco Pan afirma que a contratação de empréstimo consignado deve ser feita de 12 a 96 parcelas mensais, no valor mínimo de R$ 500 e suas taxas de juros mínimas mensais é de 1,20% a.m. (30 dias), e a taxa máxima é de 3,70% a.m. (30 dias).

Com CET (Custo Efetivo Total), a taxa mínima mensal é de 1,25% a.m. e a máxima é de 4,10% a.m., o CET praticado varia de 15,06% a.a. a 49,32% a.a. (365 dias), dependendo do prazo do órgão.

Veja abaixo o que diz o Banco Pan sobre o empréstimo consignado:

Imagem: Banco PAN
Imagem: Banco PAN

Nota de defesa aos consumidores mais vulneráveis

No último dia 15, entidades jurídicas e defesa do consumidor solicitaram em nota que a liberação do empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil seja adiado, pois essa parcela mais pobre da população vive com muita dificuldade financeira.

Especialistas financeiros também alertam pelo risco de endividamento que o empréstimo possa gerar para as famílias brasileiras mais vulneráveis.