A Caixa Econômica Federal começa a liberar nesta quinta-feira, 18, o pagamento da parcela de Maio do Bolsa Família. Neste mês, mais de 21,25 milhões de beneficiários devem receber o valor médio de R$ 672 e o Benefício Primeira Infância de R$ 150 vai cair para 9 milhões de crianças.

A Caixa já completou a atualização do valor do Bolsa Família que será pago em maio. Nos primeiros 10 dias de cada mês o banco e a Dataprev fecham a folha de pagamento e a partir dessa data os canais de consulta do Bolsa Família passam a exibir o valor da próxima parcela.

Dessa forma, a partir da quarta-feira (10) os canais de consulta ao Bolsa Família (aplicativo Caixa Tem, app Bolsa Família e Portal Cidadão) já mostram qual o valor da parcela de maio para grande parte das famílias.

Bolsa Família de maio tem consulta aberta no Portal Cidadão

Uma das formas de consultar informações sobre o pagamento do Bolsa Família é pelo Portal Cidadão da Caixa. A ferramenta permite que o beneficiário consulte o extrato detalhado de pagamento e o valor individual de cada benefício que compõe o Bolsa Família.

A consulta no Portal Cidadão da Caixa pode ser feita acessando https://cidadao.caixa.gov.br/ e fazer login com CPF e senha. A senha é a mesma utilizada no app Caixa Trabalhador e no app do Bolsa Família. Caso ainda não possua senha, faça o seu cadastro clicando no botão acima.

Pelo Portal Cidadão a família pode consultar também a validade do benefício, que é de 120 dias para saque contados a partir da data de depósito no calendário de maio.

Veja abaixo como aparece o extrato de pagamento ao fazer a consulta:

Consulta do Bolsa Família de maio é liberada no Portal Cidadão da Caixa

Para saber a situação do pagamento, a família deve ficar atenta ao ícone que consta ao lado da parcela futura. Veja o que cada ícone significa:

  • Parcela liberada (ícone verde): benefício disponível para saque a partir da data indicada no calendário de pagamento;
  • Parcela bloqueada (ícone amarelo): pagamento bloqueado, procure o Gestor do Bolsa Família do seu município para mais informações;
  • Parcela enviada para crédito (ícone azul escuro): benefício está em processo de crédito em conta. Verifique na conta em que você recebe se os valores já foram creditados;
  • Parcela cancelada (ícone vermelho): procure o Gestor do Bolsa Família do seu município para mais informações;
  • Parcela paga (ícone cinza): pagamento atual já foi realizado, confira no calendário a data da próxima parcela;
  • Parcela pendente (ícone azul claro): valor pendente devido a saque sem a finalização. Aguarde regularização ou procure uma agência da Caixa.

Calendário do Bolsa Família em maio

O saque da parcela deste mês do Bolsa Família estará disponível no dia 18 de maio para o primeiro grupo (inscritos com NIS final 1). O cronograma de depósitos segue até o dia 31/05 para o último grupo do calendário, os inscritos com NIS final 0.

Dois grupos terão o Bolsa Família antecipado em maio e poderão sacar a parcela no sábado anterior: os inscritos com NIS final 3 e 8. Os beneficiários poderão sacar a parcela nos dias 20 e 27 de maio, respectivamente, já que a Caixa adianta o pagamento para quem recebe na segunda-feira.

Confira o calendário completo de pagamento do Bolsa Família em maio:

Final do NIS Data de pagamento
1 18 de maio
2 19 de maio
3 22 de maio
4 23 de maio
5 24 de maio
6 25 de maio
7 26 de maio
8 29 de maio
9 30 de maio
0 31 de maio

Como rastrear e desbloquear o Cartão Bolsa Família

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) informou que cerca de 7,6 milhões de beneficiários vão receber nos próximos meses o novo cartão do Bolsa Família. A versão com chip chega para facilitar a movimentação dos valores, que agora poderão ser usados para pagar compras na função de débito.

Segundo a pasta, entre março e abril foram emitidos 890 mil cartões do Bolsa Família para quem ingressou no programa, sendo 749 mil de débito (com chip) para quem tem conta em poupança social e outros 141 mil cartões sociais para quem saca a parcela na plataforma social.

Para receber o cartão do Bolsa Família não preciso fazer nenhuma solicitação. O cartão é enviado ao endereço informado pelo responsável familiar durante a inscrição no Cadastro Único.

O beneficiário pode acompanhar o envio do cartão Bolsa Família pelo canal Caixa Cidadão no número 0800 726 02 07, em uma agência da Caixa ou no CRAS em que a família realizou o cadastro no Cadúnico.

Desbloqueio do Cartão Bolsa Família

Para cadastrar uma senha pela primeira vez ou recadastrar senha do cartão basta ligar para o atendimento Caixa ao Cidadão no 0800 726 02 07. Então, siga o passo a passo:

  • Digite 5 (Cartão Social e Senha do Cartão Social).
  • Em seguida digite 2 (Desbloqueio do cartão social, cadastramento ou recadastramento de senha).
  • Tenha em mãos o seu NIS, carteira de identidade e CPF para digitar os números solicitados.
  • Após realizar os procedimentos no Atendimento Caixa Cidadão, compareça em qualquer lotérica levando um documento de identificação para finalizar o cadastramento/recadastramento.