Com o fechamento da folha de pagamento do Bolsa Família, a Caixa começou a atualizar as informações do benefício nos canais de consulta utilizados pelas famílias. E ao acessar o aplicativo Caixa Tem alguns tiveram uma surpresa negativa: a parcela de abril aparece bloqueada por falta de atualização.

Assim como aconteceu em março, quando 1,3 milhão de famílias foram cortadas por não se enquadrarem nos critérios de renda, o governo vai continuar bloqueando o Bolsa Família em abril, mas agora o público é outro - as famílias unipessoais.

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, confirmou que os cadastros unipessoais realizados entre agosto e dezembro do ano passado serão o foco principal dos bloqueios neste mês de abril. Ainda não se sabe quantas pessoas devem ter a parcela bloqueada até que comprovem efetivamente que moram sozinhas e têm direito a receber.

Bolsa Família bloqueado no Caixa Tem

Os beneficiários que estão com o cadastro atualizado e as informações em dia já estão conseguindo consultar a parcela liberada no app do Bolsa Família e no Portal Cidadão.

Contudo, para uma parte dos inscritos ao entrar no app Caixa Tem a parcela de abril aparece bloqueada e logo abaixo vem a seguinte mensagem:

Mensagem do Bolsa Família - Benefício bloqueado por averiguação. Você precisa esclarecer informações do seu cadastro. Se você realmente mora sozinho procure o setor do Cadastro Único na sua cidade até 16 de junho e atualize seu cadastro para evitar o cancelamento do seu benefício do Bolsa Família. Mais informações ligue 121. Motivo - AVE UNIPESSOAL COD. P1-76.
Caixa Tem mostra Bolsa Família bloqueado em abril

Como saber se meu benefício foi bloqueado?

De acordo com o MDS, um grupo de 459.000 pessoas que se inscreveram no Auxílio Brasil durante o período eleitoral será investigado no mês de abril. O procedimento de Averiguação Cadastral Unipessoal ainda deve englobar mais de 4,9 milhões de beneficiários do Bolsa Família nos próximos meses.

Segundo o governo, a família que está em averiguação unipessoal recebe a mensagem de aviso no extrato de pagamento, que pode ser consultado no aplicativo do Bolsa Família, no Caixa Tem ou no Portal Cidadão.

Existem três fases em que o governo notifica o beneficiário: no momento de convocação, quando o benefício é bloqueado e quando ocorre o cancelamento, caso a família não tenha comparecido para prestar esclarecimento.

A partir do aviso, a família terá um prazo para atualizar os dados e, após o processamento, ter o pagamento desbloqueado. Caso não cumpra com o prazo estabelecido, o beneficiário será notificado do cancelamento do benefício.

Veja quais serão os públicos convocados no pente-fino do Bolsa Família:

  • Público 1 - Família unipessoais do PBF com dados incluídos ou atualizados no Cadastro Único entre agosto/2022 e dezembro/2022.
  • Público 2 - Família unipessoais do PBF com dados incluídos ou atualizados no Cadastro Único entre junho/2022 e julho/2022.
  • Público 3 - Família unipessoais do PBF com dados incluídos ou atualizados no Cadastro Único entre março/2022 e maio/2022.
  • Público 4 - Família unipessoais do PBF com dados incluídos ou atualizados no Cadastro Único entre novembro/2021 e fevereiro/2022.
  • Público 5 - Família unipessoais do PBF com dados incluídos ou atualizados no Cadastro Único até outubro/2021.
  • Público 6 - Registros unipessoais de não beneficiários do PBF.

O bloqueio do benefício para os públicos 2 e 3 estão previstos para ocorrer nos meses de maio e junho de 2023, respectivamente.