A rodada de pagamento do Bolsa Família do mês de julho começou e ao fazer a consulta muitas famílias unipessoais identificaram a parcela bloqueada. O procedimento faz parte da averiguação cadastral unipessoal que iniciou lá em março.

Até o fim de 2023, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) planeja revisar mais de 8,2 milhões de cadastros unipessoais do Cadastro Único - deste grupo, cerca de 5 milhões são beneficiários do Bolsa Família.

A maior parte dos cadastros está sendo investigada por estar recebendo o benefício de forma irregular, ou seja, famílias inscritas como unipessoais que na verdade moram com outros beneficiários.

O primeiro grupo convocado para atualizar as informações do Cadúnico foram os inscritos que ingressaram no programa entre agosto e dezembro de 2022, quando ainda se chamava Auxílio Brasil.

Esse grupo de quase 1,2 milhão de inscritos teve o Bolsa Família bloqueado em abril e recebeu o prazo de dois meses - até 16 de junho - para atualizar os dados e reverter o bloqueio do benefício.

Bolsa Família bloqueado, o que fazer?

As famílias que tiveram a parcela de Julho bloqueada para saque devem ficar atentas ao prazo para evitar o cancelamento do Bolsa Família. Conforme o calendário de bloqueios dos unipessoais, as famílias bloqueadas neste mês terão até o dia 11 de agosto para atualizar os dados no setor do Cadúnico do seu município.

Famílias unipessoais têm Bolsa Família bloqueado por averiguação em julho
Famílias unipessoais têm Bolsa Família bloqueado por averiguação em julho

Para organizar a convocação dos cadastros unipessoais que serão averiguados, o governo distribuiu esse público em diversos grupos que serão convocados ao longo do ano, são eles:

  • Público 1 - Família unipessoais do PBF com dados incluídos ou atualizados no Cadastro Único entre agosto/2022 e dezembro/2022.
  • Público 2 - Família unipessoais do PBF com dados incluídos ou atualizados no Cadastro Único entre junho/2022 e julho/2022.
  • Público 3 - Família unipessoais do PBF com dados incluídos ou atualizados no Cadastro Único entre março/2022 e maio/2022.
  • Público 4 - Família unipessoais do PBF com dados incluídos ou atualizados no Cadastro Único entre novembro/2021 e fevereiro/2022.
  • Público 5 - Família unipessoais do PBF com dados incluídos ou atualizados no Cadastro Único até outubro/2021.

Como mencionamos acima, o primeiro grupo (Público 1) teve até 16 de junho para atualizar o cadastro e evitar o cancelamento do benefício. Agora, o Público 2 teve o pagamento bloqueado em julho e terá o prazo até 11 de agosto para regularizar a situação do seu cadastro no Cadúnico.

Os prazos foram atualizados pelo MDS por meio de uma instrução normativa publicada em junho, que definiu o seguinte cronograma para os próximos cancelamentos do Bolsa Família:

  • Público 1 - Família deve regularizar o cadastro até 16 de junho de 2023
  • Público 2 - Família deve regularizar o cadastro até 11 de agosto de 2023
  • Público 3 - Família deve regularizar o cadastro até 15 de setembro de 2023
  • Público 4 - Família deve regularizar o cadastro até 13 de outubro de 2023
  • Público 5 - Família deve regularizar o cadastro até 10 de novembro de 2023

Uma vez realizada a atualização do cadastro, se a família seguir dentro das regras do programa o pagamento será normalizado e o beneficiário terá direito aos valores retroativos.

Já se os dados fornecidos pela família unipessoal ainda divergirem dos critérios necessários para receber o benefício, o Bolsa Família será cancelado e o pagamento descontinuado imediatamente.

Como consultar se o Bolsa Família está bloqueado?

O governo federal retomou os bloqueios do Bolsa Família no mês de julho para o Público 2, que deverá atualizar os dados do Cadúnico até 11 de agosto para não ter o benefício cancelado.

Além das famílias unipessoais, todos os beneficiários do Bolsa Família devem ficar de olho no prazo de atualização do Cadúnico. Isso porque a família não pode ultrapassar o prazo de 2 anos sem revisar os dados, sob o risco de ter o benefício cancelado.

Uma forma simples de consultar se o Bolsa Família está bloqueado é pelo site ou aplicativo do Cadúnico (versão Android e iOS). A plataforma de consulta informa a última data em que o cadastro da família foi atualizado, o estado cadastral e até quando deve ser realizada uma nova atualização das informações.

Consulta no app Cadúnico mostra quando a família deve atualizar o cadastro
Consulta no app Cadúnico mostra quando a família deve atualizar o cadastro

Além do bloqueio do Bolsa Família por cadastro desatualizado, o beneficiário pode encontrar também a mensagem de Benefício bloqueado para crédito em conta. Nesse caso a situação é diferente e não tem relação com o Cadastro Único.

A mensagem de bloqueio para crédito em conta indica que o valor da próxima parcela será depositado em breve e permanecerá bloqueado para movimentações até que chegue a data definida para saque no calendário do Bolsa Família.

De acordo com a portaria nº 897, o bloqueio de benefícios da família é a ação destinada a impedir temporariamente a família de efetuar o saque de parcelas geradas e pode ocorrer nas seguintes situações:

  1. CPF em situação irregular na base da Receita Federal, conforme pendência identificada no CadÚnico;
  2. em decorrência de procedimento de averiguação cadastral, nos termos das normas de gestão do CadÚnico, nos prazos previstos em normas complementares publicadas pelo Ministério;
  3. em decorrência de procedimento de revisão cadastral, nos prazos previstos em normas complementares publicadas pelo Ministério;
  4. em atendimento às normas de gestão de condicionalidades do PBF, quando houver:
    a) descumprimento de condicionalidades; ou
    b) ausência de informações sobre o acompanhamento de condicionalidades;
  5. indício de falecimento de pessoa da família, conforme pendência identificada no CadÚnico;
  6. em decorrência de procedimentos de fiscalização da Senarc, nas seguintes situações:
    a) em apuração de indício de inconsistência quanto às regras do Programa;
    b) indícios de renda familiar per capita mensal superior ao limite estabelecido pela regra de proteção, nos termos desta Portaria;
    c) indícios de omissão de informações ou prestação de informações falsas; ou
    d) recomendação de órgãos de controle;
  7. averiguação de benefício por indício de inconformidade na gestão de benefício;
  8. identificação de trabalho infantil na família, conforme o disposto em norma complementar publicada pela Senarc;
  9. verificação de inconsistências em cruzamentos das informações do CadÚnico com outras bases de dados, conforme as normas de gestão do CadÚnico e normas complementares publicadas pela Senarc;
  10. verificação de informações cadastrais, sempre que houver indícios de:
    a) renda familiar per capita mensal superior ao limite estabelecido pela regra de proteção, nos termos desta Portaria; ou
    b) não localização da família no endereço informado no CadÚnico;
  11. denúncia fundamentada de omissão de informação ou de prestação de informações falsas; ou
  12. decisão judicial.

Posso desbloquear Bolsa Família pela internet?

No momento, o governo federal exige que as famílias unipessoais comparecem de forma presencial, via atendimento agendado no setor do Cadúnico, para atualizar o cadastro.

A opção de atualização cadastral por confirmação, que permitia o beneficiário apenas as informações que não haviam sido alteradas, ficou indisponível no app do Cadúnico para esse público.

O governo orienta que apenas as famílias unipessoais de pessoas que realmente moram sozinhas procurem atendimento no CRAS ou setor do Cadúnico. Para atualizar o cadastro o responsável deve levar documentos pessoais e assinar o termo de declaração afirmando que não vive com mais ninguém na mesma residência.

Normalmente, o prazo para desbloqueio do benefício após atualização do cadastro gira em torno de 30 a 45 dias.