A Caixa Econômica Federal inicia o novo pagamento do Bolsa Família de abril a partir da próxima sexta-feira, dia 14. Neste mês, as famílias devem estar atentas a algumas mudanças: o valor do Bolsa Família será maior com a volta do Vale Gás, o governo vai bloquear os beneficiários que entraram no programa a partir de agosto de 2022 e cerca de 300 mil famílias vão ingressar pela primeira vez para receber o benefício.

Vamos começar explicando sobre o retorno do programa Auxílio Gás dos Brasileiros. O primeiro pagamento do ano caiu em Fevereiro para mais de 5,95 milhões de famílias, com valor médio de R$ 112.

Agora, o benefício volta no calendário de abril com valor previsto de R$ 110. O governo ainda não divulgou quantas pessoas serão contempladas com o vale gás de abril. Confira as datas de depósito:

  • 14 de abril - depósito para inscritos com NIS final 1;
  • 17 de abril - depósito para inscritos com NIS final 2;
  • 18 de abril - depósito para inscritos com NIS final 3;
  • 19 de abril - depósito para inscritos com NIS final 4;
  • 20 de abril - depósito para inscritos com NIS final 5;
  • 24 de abril - depósito para inscritos com NIS final 6;
  • 25 de abril - depósito para inscritos com NIS final 7;
  • 26 de abril - depósito para inscritos com NIS final 8;
  • 27 de abril - depósito para inscritos com NIS final 9;
  • 28 de abril - depósito para inscritos com NIS final 0;

Consulta do Bolsa Família já está disponível?

Nos últimos dias, alguns beneficiários perceberam que o aplicativo do Bolsa Família começou a ser atualizado para exibir os valores que serão recebidos em abril.

Isso acontece porque o Ministério da Cidadania está finalizando a folha de pagamento do mês vigente e enviando em lotes os dados para que a Caixa atualize os dados no aplicativo Caixa Tem, no app do Bolsa Família e no Portal Cidadão.

Contudo, apesar de já ter surgido o valor de abril para alguns e depois a parcela aparecer como bloqueada, não há motivo para se preocupar. Somente após o dia 10 de abril, quando todas as informações tiverem sido processadas é que o valor exato da parcela do Bolsa Família e do Vale Gás estarão disponíveis para consulta no aplicativo.

Portal Cidadão mostra valor do Bolsa Família em abril

Famílias vão receber novo cartão

O ministro Wellington Dias, do MDS, confirmou em entrevista à CNN que cerca de 300 mil novos beneficiários devem ingressar no Bolsa Família neste mês de abril. O número é menor que o registrado em março, quando o governo incluiu 694 mil inscritos que estavam na fila de espera.

De acordo com o MDS, a partir de abril as famílias que entrarem no programa receberão os novos cartões do Bolsa Família, que já contará com chip e possibilidade de pagamento na função débito. O cartão do Bolsa Família é enviado ao endereço informado durante a inscrição no Cadastro Único.

  • Para cadastrar uma senha pela primeira vez ou recadastrar senha do cartão basta ligar para o atendimento Caixa ao Cidadão no 0800 726 02 07.
  • Digite 5 (Cartão Social e Senha do Cartão Social).
  • Em seguida digite 2 (Desbloqueio do cartão social, cadastramento ou recadastramento de senha).
  • Tenha em mãos o seu NIS, carteira de identidade e CPF para digitar os números solicitados.
  • Após realizar os procedimentos no Atendimento Caixa Cidadão, compareça em qualquer lotérica levando um documento de identificação para finalizar o cadastramento/recadastramento.

Bolsa Família será bloqueado em abril?

O governo vai dar continuidade nos bloqueios do benefício para quem recebe o Bolsa Família de forma irregular. Em março, cerca de 1,32 milhão de pessoas tiveram o pagamento bloqueado por apresentarem divergência entre os dados de renda declarados no Cadúnico e nas demais bases do governo.

Já em abril, o governo vai mudar o foco da investigação para as famílias unipessoais que entraram no programa (ainda Auxílio Brasil) entre agosto e dezembro de 2022. A averiguação cadastral unipessoal vai englobar 8,2 milhões de cadastros unipessoais, sendo 4,9 milhões de integrantes do Bolsa Família.

Caso não consiga comprovar que se trata de uma família unipessoal com direito ao benefício, impedindo de regularizar a situação, o pagamento do Bolsa Família será cancelado definitivamente a partir de julho.