A nova parcela do Bolsa Família chega em poucos dias com uma notícia ótima para os inscritos com NIS 1: o grupo vai receber o benefício antes da hora pelo Caixa Tem.

Como já é de costume, as famílias com pagamento previsto para a segunda-feira recebem o Bolsa Família antecipado na conta digital. Assim, o dinheiro fica disponível para movimentação no sábado anterior.

A parcela de setembro está prevista para cair a partir do dia 18 (segunda-feira) e poderá ser depositada no Caixa Tem já no sábado, dia 16.

Conforme o calendário do Bolsa Família em setembro, outro grupo terá o benefício antecipado pelo mesmo motivo: os inscritos com NIS 6 que recebem na segunda-feira, 25/09. Veja as datas completas deste mês:

  • 18 de setembro - depósito para inscritos com NIS final 1;
  • 19 de setembro - depósito para inscritos com NIS final 2;
  • 20 de setembro - depósito para inscritos com NIS final 3;
  • 21 de setembro - depósito para inscritos com NIS final 4;
  • 22 de setembro - depósito para inscritos com NIS final 5;
  • 25 de setembro - depósito para inscritos com NIS final 6;
  • 26 de setembro - depósito para inscritos com NIS final 7;
  • 27 de setembro - depósito para inscritos com NIS final 8;
  • 28 de setembro - depósito para inscritos com NIS final 9;
  • 29 de setembro - depósito para inscritos com NIS final 0;

Famílias atingidas pelo ciclone no RS recebem antecipado

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) comunicou que as famílias atingidas pelo ciclone extratropical que passou pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina na segunda-feira, 4, também terão o pagamento do Bolsa Família antecipado para o primeiro dia do calendário (18/09).

Segundo o governo, cerca de 50 municípios dos dois estados sofreram com as tempestades e fortes rajadas de vento - a cidade de Muçum-RS ficou com 80% das estruturas embaixo d'água.

"Nossas equipes, integradas com as de outros ministérios, já estão acompanhando e fazendo atendimentos emergenciais nos dois estados, trabalhando em conjunto com os estados e municípios", disse o ministro do MDS, Wellington Dias.

Ainda não se sabe quantas famílias e quais cidades terão o pagamento antecipado, informação que deve ser divulgada nos próximos dias. Para unificar o calendário dos benefícios é necessário que o município tenha situação de emergência ou calamidade pública reconhecida pelo governo federal.

Veja quais ações serão tomadas pelo governo para auxiliar as cidades afetadas:

  • Unificar o calendário de pagamento do Bolsa Família, que em setembro tem início na segunda-feira (18.09);
  • Antecipar uma parcela do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que corresponde a um salário mínimo, e caso o beneficiário solicite, antecipar outra parcela, que podem ser reembolsadas em até 36 meses, sem juros ou encargos;
  • Repassar recursos extraordinários para a rede de assistência social, que realiza o serviço de apoio e proteção à população com a oferta de alojamentos provisórios, atenções e provisões materiais, conforme as necessidades detectadas;
  • Enviar cestas de alimentos;
  • Destinar recursos pelo Fomento Rural, no valor de R$ 4,6 mil, a pequenos agricultores que tiveram perda na produção, dentre outras.

Saque do Bolsa Família sem cartão

Após reconhecimento da situação de emergência, as famílias beneficiárias que residem nos municípios atingidos poderão sacar o benefício na primeira data do calendário - 18 de setembro - independente do final do seu NIS. A ação terá validade de dois meses.

Outra medida é a autorização para saque sem cartão e sem uso de documentos (para beneficiários que os tenham perdido), com uso da Declaração Especial de Pagamento emitida pela gestão municipal.

Também ficam prorrogados os prazos para atualização cadastral e repercussão nos benefícios do Bolsa Família para as famílias incluídas nos processos de Averiguação Cadastral e Revisão Cadastral nos municípios nessa situação.