A Caixa Econômica Federal dará início a partir de 18 de agosto aos pagamentos do Bolsa Família referente a folha do mês de Agosto. Novamente, os cerca de 21 milhões de beneficiários devem receber o ticket médio na casa dos R$ 700. Os repasses sempre são feitos nos últimos 10 dias úteis do mês, conforme o governo divulgou no início do ano. O depósito obedece ainda o Número de Identificação Social (NIS) de cada beneficiário, sendo um depósito por dia útil.

No entanto, dois grupos específicos terão pagamentos antecipados agora. O Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome informou que algumas pessoas vão receber o Bolsa Família antecipadamente. Isso já ocorreu em Julho, quando moradores de 107 municípios brasileiros puderam acessar os valores de forma antecipada.

Nesses casos, o calendário regular não precisa ser seguido. O dinheiro será depositado nas contas desses beneficiários de forma unificada no dia 18 de agosto, independentemente do final do Número de Identificação Social (NIS). Veja abaixo quem são.

Bolsa Família será antecipado em Agosto para alguns grupos - Foto: Ache Concursos

Veja quem receberá antes em Agosto o depósito e quais são estes grupos:

  • Residentes em cidades que decretaram situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecidos pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome;
  • Indígenas da região yanomami.

No mês passado, 60 municípios do Rio Grande do Sul, 15 de Pernambuco e 32 de Alagoas tiveram acesso ao pagamento unificado. As mais de 464 mil famílias puderam sacar o benefício no primeiro dia de transferências, sem necessidade de seguir o cronograma escalonado conforme o último dígito do Número de Identificação Social (NIS).

Já para os demais beneficiários, o calendário oficial de pagamentos do Bolsa Família para agosto começa dia 18 e seguem até dia 31. Os repasses serão feitos de acordo com o final do NIS de cada beneficiário.

  • NIS final 1: 18 de agosto (sexta-feira);
  • NIS final 2: 21 de agosto (segunda-feira);
  • NIS final 3: 22 de agosto (terça-feira);
  • NIS final 4: 23 de agosto (quarta-feira);
  • NIS final 5: 24 de agosto (quinta-feira);
  • NIS final 6: 25 de agosto (sexta-feira);
  • NIS final 7: 28 de agosto (segunda-feira);
  • NIS final 8: 29 de agosto (terça-feira);
  • NIS final 9: 30 de agosto (quarta-feira);
  • NIS final 0: 31 de agosto (quinta-feira).

Vale lembrar que aqueles que recebem às segundas-feiras (NIS 2 e NIS 7) têm pagamentos antecipados e podem acessar o dinheiro já no sábado anterior.

Para ser elegível ao Bolsa Família, é necessário ter os dados atualizados junto ao Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). Além disso, a renda familiar per capita não deve ultrapassar R$ 218 por mês.

Para verificar se você foi selecionado para os pagamentos de agosto, é necessário consultar o aplicativo do Bolsa Família. Através dele, você poderá saber a data e o valor do pagamento todos os meses.

Com o dinheiro disponível na conta, é possível realizar transações por meio do aplicativo Caixa Tem, incluindo o pagamento de contas, transferências para outros bancos, Pix e saques em caixas eletrônicos, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.

- Ofertas Amazon com descontos de até 45%!