Com a consulta da nova parcela prevista para hoje (10/11), o aplicativo Bolsa Família está apresentando instabilidade na hora de consultar aos dados. Entre os dias 17 e 30/11 a Caixa libera o depósito de Outubro para 21,45 milhões, aumentando o número de acessos nos aplicativos Caixa Tem e Bolsa Família.

Ao fazer login no aplicativo, os beneficiários têm encontrado dificuldade para visualizar os dados e a mensagem "Dados nao disponíveis para consulta. Tente novamente mais tarde" é exibida na tela.

Outro erro que começou a surgir foi o aviso "Sistema indisponível. Tente novamente mais tarde" no aplicativo do Bolsa Família. A instabilidade impede os beneficiários de consultar o saldo, o extrato de pagamento e demais informações sobre o programa. Veja neste post outras formas de acessar as informações.

Dados não disponíveis para consulta do Bolsa Família
Dados não disponíveis para consulta do Bolsa Família

Já no app do Bolsa Família, o aviso "Estamos atualizando nossa base de dados. Por favor, tente novamente mais tarde" vem sendo exibido há alguns dias.

Segundo relatos, o extrato de pagamento havia sido atualizado e nos últimos dias o erro de dados indisponíveis fez com que todas as informações da parcela e pagamentos anteriores sumissem.

Aplicativo do Bolsa Família faz atualização da base de dados
Aplicativo do Bolsa Família faz atualização da base de dados

Com a consulta fora do ar, muitas famílias ficaram preocupadas com a possibilidade de ter o Bolsa Família cancelado. Contudo, o erro nos aplicativos não significa que o beneficiário foi cortado do programa.

Em comunicado, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) informou que o sistema do Cadastro Único ficará indisponível no dia 11 de novembro, voltando a funcionar normalmente na segunda-feira, dia 13.

O motivo para a parada do sistema seria para que a Caixa pudesse realizar a extração da cópia da base nacional do Cadúnico, o que pode ter levado a atualização dos dados disponíveis para consulta dos beneficiários.

Sistema do Cadastro Único ficou fora do ar para extração de dados
Sistema do Cadastro Único ficou fora do ar para extração de dados

Já no dia 03 de novembro, o calendário operacional do Bolsa Família prevê o envio (até 15 horas) dos arquivos de mensagens para que a Caixa atualize o cadastro de mensagem e o app Caixa Tem com os dados da folha de novembro.

Dessa forma, é provável que o acesso aos aplicativos Caixa Tem e Bolsa Família normalizassem o acesso aos dados das parcelas no início da próxima semana.

Como saber se fui aprovado?

Com uma nova parcela caindo a partir de 17 de novembro, muitas pessoas estão buscando saber se foram aprovadas para receber o Bolsa Família. Agora, com a consulta indisponível nos principais canais utilizados pelos beneficiários, é preciso buscar alternativas para se informar sobre o pagamento.

A partir do dia 10/11, a Caixa começa a atualizar os canais de consulta do Bolsa Família. Uma forma de saber se irá receber o benefício é pelo Portal Cidadão da Caixa. Ao informar CPF e senha a plataforma exibe a situação do benefício - se a parcela está liberada, bloqueada ou cancelada.

As famílias também podem consultar informações do Bolsa Família pelos seguintes canais:

  • Aplicativo Caixa Tem
  • Aplicativo do Bolsa Família
  • Aplicativo do Cadastro Único
  • Portal Cidadão da Caixa
  • Telefone 121 do MDS
  • Central da Caixa número 111
  • Bolsafamiliacalendario.com.br/ - Consulta ao calendário pelo NIS

Se ao passar desta data o seu benefício ainda estiver desatualizado ou constar a situação bloqueado é necessário ligar para o número 121 do MDS ou buscar informações sobre o benefício em um CRAS ou setor do Cadúnico.

Calendário do Bolsa Família em novembro

A nova rodada de pagamentos começa no dia 17 de novembro, com o depósito do benefício para os inscritos com NIS final 1. O calendário segue até o dia 30, quando recebem os beneficiários com final 0, encerrando o cronograma.

Confira o calendário completo do Bolsa Família em novembro:

  • 17 de novembro - depósito para NIS 1;
  • 20 de novembro - depósito para NIS 2;
  • 21 de novembro - depósito para NIS 3;
  • 22 de novembro - depósito para NIS 4;
  • 23 de novembro - depósito para NIS 5;
  • 24 de novembro - depósito para NIS 6;
  • 27 de novembro - depósito para NIS 7;
  • 28 de novembro - depósito para NIS 8;
  • 29 de novembro - depósito para NIS 9;
  • 30 de novembro - depósito para NIS 0;