Muitos beneficiários do Programa Bolsa Família acabam ficando em dúvida se receberão seus valores em agosto. Isso ocorre porque o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) está implementando uma abordagem rigorosa para verificar a elegibilidade daqueles que não se encaixam nas novas diretrizes.

No entanto, uma novidade é que agora é possível consultar um extrato do pagamento do programa para o mês de agosto utilizando o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

A Dataprev e o MDS já iniciaram a transmissão dos dados de pagamento para a Caixa Econômica Federal, que por sua vez já está atualizando os valores em diversos canais de consulta disponíveis.

Os pagamentos estão programados para serem realizados entre os dias 18 e 31 de agosto. Neste mês, as famílias serão beneficiadas com um auxílio adicional, o Auxílio Gás. O valor médio de R$ 686,04 será pago para 21,14 milhões de beneficiários.

Como consultar o Bolsa Família pelo CPF?

Para obter informações sobre o Bolsa Família utilizando o número de CPF, basta seguir esses passos:

  • Acesse o site oficial do CadÚnico/DataPrev;
  • Insira seu CPF e senha do Gov.br;
  • Também é possível realizar a consulta através dos dados pessoais (nome completo, data de nascimento, nome da mãe e localidade);
  • Finalize clicando no botão de consulta.

Outra maneira de consultar o pagamento é através do aplicativo Bolsa Família, disponível para Android e iOS. Também é possível entrar em contato com a Central de Relacionamento do Ministério da Cidadania, pelo telefone 121.

Cadastro do Bolsa Família 2023

O governo anunciou que não será necessário efetuar um novo cadastro para receber o Bolsa Família. Mensalmente, o governo conduz uma verificação cadastral para assegurar que as famílias ainda atendem aos critérios para a concessão do benefício. Dessa forma, novos beneficiários saem do programa, enquanto outras famílias são adicionadas em seus lugares.

A lista de beneficiários é atualizada mês a mês antes da emissão de um novo pagamento, e processos de verificação são realizados para garantir a elegibilidade de todos os aprovados.

Em julho, o número de famílias contempladas pelo programa diminuiu para 20,89 milhões, com 5,62 milhões delas tendo recebido a última parcela do Vale Gás em junho. Já no mês de agosto, 300 mil novas famílias foram aprovadas para receber.

Para verificar se está registrado no Cadastro Único, o beneficiário pode realizar a consulta por telefone através do número 0800 707 2003. A ligação é gratuita, e o atendimento está disponível das 07h às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 16h nos finais de semana e feriados.

O Cadastro Único é elaborado e gerenciado pelas prefeituras, que analisam os dados dos beneficiários e os inserem no sistema governamental. A operação do Cadastro Único é conduzida pela Caixa, responsável pelos pagamentos dos benefícios.

Calendário de pagamentos do Bolsa Família

O pagamento do benefício referente a agosto seguirá o padrão dos últimos 10 dias úteis do mês. Até o momento, não há qualquer indicação por parte do governo sobre a possibilidade de adiantar os depósitos do Bolsa Família.

Conforme o calendário oficial, que se baseia no dígito final do Número de Identificação Social (NIS), os pagamentos terão início em 18 de agosto e prosseguirão até o dia 31. Contudo, os beneficiários com NIS terminando em 2 e 7, que normalmente recebem às segundas-feiras, terão a opção de efetuar o saque no sábado anterior. Abaixo estão as datas correspondentes:

  • 18 de agosto - inscritos com NIS final 1;
  • 21 de agosto - inscritos com NIS final 2;
  • 22 de agosto - inscritos com NIS final 3;
  • 23 de agosto - inscritos com NIS final 4;
  • 24 de agosto - inscritos com NIS final 5;
  • 25 de agosto - inscritos com NIS final 6;
  • 28 de agosto - inscritos com NIS final 7;
  • 29 de agosto - inscritos com NIS final 8;
  • 30 de agosto - inscritos com NIS final 9;
  • 31 de agosto - inscritos com NIS final 0;

As quantias do Bolsa Família poderão ser retiradas por meio do cartão fornecido às famílias contempladas. A ativação da conta de poupança digital para o depósito do Bolsa Família ocorrerá automaticamente em nome do Responsável Familiar registrado no Cadastro Único.

O período para efetuar o saque da parcela do Bolsa Família é sempre de 120 dias a partir da data de depósito.