Na próxima semana, o Governo Federal e o MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social) darão início ao pagamento do 1° ciclo do Bolsa Família em 2025. Mesmo com o recente corte anunciado no orçamento do programa por conta dos ajustes nas contas do Governo, o Bolsa Família ainda possui grande importância para 10% da população total do pais.

A partir do dia 20, as mais de 20 milhões de famílias que cumprem com os requisitos estabelecidos receberão a parcela mensal do benefício. Dentro disso, a opção dos órgãos que são responsáveis pela gestão do Bolsa Família foi por manter as regras e valores que são repassados para cada família.

Outro fator que foi mantido é a possibilidade de pagamento antecipado, de acordo com questões específicas, como eventos climáticos severos. No estado de São Paulo, uma lista tem 21 cidades que podem ter o pagamento antecipado mais uma vez no mês de janeiro.

Bolsa Família; datas do calendário de janeiro 2025

De acordo com o cronograma original apresentado pelo Governo Federal, os repasses do Bolsa Família se iniciam no dia 20 e se estendem até o dia 31 de janeiro deste ano. A divisão dos pagamentos é feita de acordo com o dígito final do NIS (Número de Inscrição Social). Confira o calendário completo abaixo:

Nº FINAL DO NIS DATA DE PAGAMENTO DIA DA SEMANA
1 20 de janeiro (18 de janeiro) Segunda-feira (sábado)
2 21 de janeiro Terça-feira
3 22 de janeiro Quarta-feira
4 23 de janeiro Quinta-feira
5 24 de janeiro Sexta-feira
6 27 de janeiro (25 de janeiro) Segunda-feira (sábado)
7 28 de janeiro Terça-feira
8 29 de janeiro Quarta-feira
9 30 de janeiro Quinta-feira
0 31 de janeiro Sexta-feira

Como já descrito acima, os pagamentos previstos para uma segunda-feira podem ser antecipados para o sábado anterior. Esta condição atinge as famílias do NIS 1 e 6 em janeiro.

Entretanto, o outro fator que é muito buscado pelos benenficiários envolve a antecipação dos pagamentos do Bolsa Família por conta da ocorrência de eventos climáticos de grande proporção em cidades e estados do país.

Neste caso, é necessário que o município ou estado apresente um pedido de situação de emergência ou estado de calamidade pública e que esta solicitação seja reconhecida pelo Governo Federal.

Caso a confirmação aconteça, os locais afetados receberão a parcela mensal do Bolsa Família já no 1° dia do calendário, ou seja, no dia 20 de janeiro. O anúncio oficial acontece dias antes do início dos repasses.

Bolsa Família será antecipado em São Paulo em janeiro?

Sim. Várias cidades constam numa lista preliminar daquelas que terão o pagamento do Bolsa Família antecipado em janeiro no estado. Neste caso, todos poderão sacar a parcela no dia 20, sem precisar esperar pelo calendário habitual do programa. Entretanto, estes municípios do estado ainda devem ter a situação confirmada até sexta, 17. A lista de cidades da antecipação, tem:

  1. Altinópolis;
  2. Barretos;
  3. Barrinha;
  4. Bauru;
  5. Caconde;
  6. Cajuru;
  7. Catanduva;
  8. Indiana;
  9. Itapecerica da Serra;
  10. Jaborandi
  11. Lourdes;
  12. Motuca;
  13. Olímpia;
  14. Palestina;
  15. Paranapuã;
  16. Penápolis;
  17. Santa Adélia;
  18. Santa Cruz do Rio Pardo;
  19. São João da Boa Vista;
  20. Tambaú;
  21. Viradouro

Mensalmente, o Bolsa Família é responsável por fornecer renda para mais de 20 milhões de famílias espalhadas por todo o Brasil. O investimento mensal através deste benefício é de aproximadamente R$ 14 bilhões. Em janeiro, a parcela média deve ser novamente de R$ 680, pois não houve reajuste no valor do Bolsa Família para 2025.

Bolsa Família de 2025 começa dia 20 e não terá reajuste do valor - Foto: Nicolas Muller/M3Midia
Bolsa Família de 2025 começa dia 20 e não terá reajuste do valor - Foto: Nicolas Muller/M3Midia