Mais de 20 milhões de brasileiros já estão na expectativa para saber quando iniciará o novo ciclo de pagamentos do Bolsa Família. Considerado o maior programa de transferência de renda do país, este benefício já teve todas as datas relativas ao mês de setembro divulgadas oficialmente pelo Governo Federal e pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social).

Antes do recebimento dos valores relacionados ao benefício, existem outros processos importantes. Entre os dias 7 e 9 de setembro, por exemplo, será feita a emissão da folha de pagamento, que é quando o MDS analisa todos os cadastros e garante o pagamento para as famílias beneficiárias que estão em conformidade com as regras do programa.

Sendo assim, confira abaixo a programação completa do Governo Federal para o ciclo de pagamentos do mês de setembro para o programa Bolsa Família.

Bolsa Família tem calendário de setembro já divulgado. (Foto: M3 Mídia)
Bolsa Família tem calendário de setembro já divulgado. (Foto: M3 Mídia)

Calendário operacional do Bolsa Família em setembro

Como acontece em todos os meses, os repasses dos valores referentes ao Bolsa Família acontece na segunda quinzena do mês. Isso acontece pois o processamento de todos os dados e informações financeiras das famílias candidatas ao programa é feito mensalmente e permite inclusive a possibilidade de recurso em caso de cancelamento, suspensão ou bloqueio dos pagamentos.

Entretanto, após a emissão da folha de pagamento do mês, a atualização das informações é feita diretamente nas contas das famílias, possibilitando as mesmas a consultar o extrato e em caso de alguma irregularidade, saber previamente.

Confira abaixo as datas de processamento e atualização dos aplicativos:

  • De 7 a 9 de setembro: Processamento e emissão da folha de pagamento;
  • 10 de setembro: Atualização do extrato nas contas dos beneficiários do Bolsa Família

Calendário de pagamentos do Bolsa Família em setembro de 2024

Outra parte importante do calendário operacional do MDS para o Bolsa Família é o ciclo de pagamentos aos beneficiários. Vale lembrar que a divisão dos repasses às famílias é feita de acordo com o dígito final do NIS (Número de Inscrição Social).

O calendário completo de pagamentos para setembro ficou definido da seguinte forma:

Nº FINAL DO NIS DATA DE PAGAMENTO DIA DA SEMANA
1 17 de setembro Terça-feira
2 18 de setembro Quarta-feira
3 19 de setembro Quinta-feira
4 20 de setembro Sexta-feira
5 23 de setembro Segunda-feira
6 24 de setembro Terça-feira
7 25 de setembro Quarta-feira
8 26 de setembro Quinta-feira
9 27 de setembro Sexta-feira
0 30 de setembro Segunda-feira

Parte dos beneficiários recebem o pagamento de forma antecipada, levando em consideração fatores extraordinários, como por exemplo o decreto de estado de emergência ou estado de calamidade pública. Neste caso, as famílias já recebem o repasse no 1º dia de pagamento.

Em outros casos emergenciais, o Governo Federal também pode autorizar o pagamento antecipado aos beneficiários. Recentemente, o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou oficialmente que os moradores do Rio Grande do Sul receberão o Bolsa Família de forma antecipada até dezembro deste ano.

O estado foi muito atingido pelas chuvas e enchentes ocorridas no mês de maio. Além disso, outros benefícios também foram concedidos aos gaúchos com o objetivo de ajudar as famílias a reconstruirem seus patrimônios.

O investimento aproximado mensal feito pelo Governo Federal no Bolsa Família é de R$ 14 bilhões e a quantia anual destinada para o benefício é de R$ 170 bilhões. Para 2025, a quantia deve ser reduzida e a previsão é de que cerca de 128 mil famílias percam o benefício.