Boa notícia para os beneficiários do Bolsa Família neste mês de outubro. Aos poucos, os canais de consulta do programa estão mostrando que os inscritos estão tendo o benefício desbloqueado e estarão aptos a receber os valores retroativos no calendário que inicia na próxima semana.

No último mês, pelo menos dois grupos sofreram com os bloqueios do Bolsa Família, impedindo que milhares de pessoas pudessem sacar a parcela de Setembro. O primeiro grupo é formado pelas famílias unipessoais, que ao longo deste ano estão sendo convocadas para atualizar o seu cadastro no Cadúnico.

A outra parte do público são as famílias que tiveram o Bolsa Família bloqueado por um mês por descumprirem as condicionalidades do programa, tanto na parte da frequência escolar, quanto no calendário de vacinação e acompanhamento de saúde das gestantes.

Como ver se o Bolsa Família foi desbloqueado?

Agora, há poucas semanas do pagamento de outubro, uma parcela dos beneficiários começou a ser desbloqueada. A situação do benefício começou a mudar nos canais de consulta, como o aplicativo do Bolsa Família e no Portal Cidadão da Caixa.

Inicialmente, estão sendo desbloqueados aqueles que corrigiram as pendências no cadastro até o dia 15 de setembro, prazo estipulado pelo MDS para que as famílias unipessoais procurassem um CRAS.

Importante: um novo prazo para desbloqueio segue aberto até 13 de outubro. Os unipessoais que resolverem as pendências até lá poderão ter o Bolsa Família desbloqueado na folha de novembro.
Bolsa Família desbloqueado em outubro.
Bolsa Família desbloqueado em outubro.

Aplicativo Bolsa Família não está funcionando?

Com essa nova atualização dos desbloqueios e uma nova folha de pagamento se aproximando, o aplicativo do programa tem apresentado instabilidade na hora de consultar os dados do benefício.

Assim, quem tenta acessar a consulta recebe avisos como "Sistema indisponível. Tente novamente mais tarde" no aplicativo do Bolsa Família e "Dados nao disponíveis para consulta. Tente novamente mais tarde" é exibida na tela.

Outro erro que tem aparecido no app é o aviso "Estamos atualizando nossa base de dados. Por favor, tente novamente mais tarde", provavelmente porque nesse período o MDS está atualizando os dados com o lote de informações de quem atualizou o cadastro e será desbloqueado.

A instabilidade impede os beneficiários de consultar o saldo, o extrato de pagamento e demais informações sobre o programa. Veja neste post outras formas de acessar as informações.

Calendário começa no dia 18

A parcela de outubro do Bolsa Família começa a ser liberada para NIS 1 a partir da quarta-feira, 18/10. Neste mês, o MDS vai antecipar novamente o pagamento para as famílias do Rio Grande do Sul atingidas pelo ciclone - confira a lista de cidades:

  • 18 de outubro - depósito para NIS 1;
  • 19 de outubro - depósito para NIS 2;
  • 20 de outubro - depósito para NIS 3;
  • 23 de outubro - depósito para NIS 4;
  • 24 de outubro - depósito para NIS 5;
  • 25 de outubro - depósito para NIS 6;
  • 26 de outubro - depósito para NIS 7;
  • 27 de outubro - depósito para NIS 8;
  • 30 de outubro - depósito para NIS 9;
  • 31 de outubro - depósito para NIS 0;

Bolsa Família não caiu no Caixa Tem, e agora?

Em alguns casos, é normal que após o desbloqueio do Bolsa Família o dinheiro demore alguns dias até aparecer no extrato do Caixa. Por isso, a recomendação é que o beneficiário que teve o pagamento liberado procure uma agência da Caixa ou uma casa lotérica para fazer o saque dos valores.