Novidades para o público do Bolsa Família em Novembro! O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) deu início a uma nova rodada de desbloqueios do benefício social para as famílias que regularizaram o cadastro.
Mesmo com a consulta oficial disponibilizada apenas a partir do dia 10 de novembro, algumas pessoas já estão notando no aplicativo do Bolsa Família e no app Caixa Tem que o seu benefício apareceu como LIBERADO.
Por isso, vamos explicar aqui como consultar a situação do seu benefício em novembro e quais grupos devem ser desbloqueados e cancelados na folha deste mês.
Governo desbloqueia unipessoais
Os beneficiários de famílias unipessoais que fizeram a atualização cadastral do Bolsa Família até o dia 13 de outubro (prazo estipulado pelo MDS) e resolveram todas as pendêncis do cadastro já estão sendo desbloqueados em novembro. Esses beneficiários terão direito ao saque retroativo das parcelas que estavam bloqueadas.
Posso desbloquear o Bolsa Família online?
Não, se você teve o benefício bloqueado por averiguação não é possível fazer o desbloqueio pela internet. Para regularizar o cadastro e voltar a receber o Bolsa Família é preciso procurar um CRAS na sua cidade e fazer as seguintes ações:
- Levar os documentos de todos os integrantes e atualizar o cadastro da família no Cadúnico;
- Digitalizar o documento com foto dos unipessoais;
- Digitalizar o Termo de Responsabilidade assinado pelas famílias unipessoais no Sistema do Cadúnico.
Como saber se o Bolsa Família foi desbloqueado?
Com a situação do benefício começando a mudar nos principais canais de consulta, o beneficiário pode verificar se foi desbloqueado pelo aplicativo do Bolsa Família, pelo app Caixa Tem ou no Portal Cidadão da Caixa.
Nas redes sociais, os beneficiários já estão relatando que a consulta ao Bolsa Família exibe as parcelas liberadas para saque após meses de pagamentos bloqueados.
Como receber o Bolsa Família retroativo?
Em alguns casos, é normal que após o desbloqueio do Bolsa Família o dinheiro demore alguns dias até aparecer no extrato do Caixa.
Segundo o ministério, o valor retroativo está disponível para consulta no aplicativo Bolsa Família e Caixa Tem e o saque não precisa ser feito nas agências, pois o dinheiro será creditado automaticamente na conta bancária onde o beneficiário recebe os valores mensalmente.
Mas, caso não queira aguardar até o depósito aparecer na conta, o beneficiário que teve o pagamento liberado pode procurar uma agência da Caixa ou uma casa lotérica para fazer o saque dos valores com o Cartão amarelo do Bolsa Família; Cartão Cidadão; ou Documento de identificação com foto.
Aplicativo Bolsa Família fora do ar
Com essa nova atualização dos desbloqueios e uma nova folha de pagamento se aproximando, o aplicativo do programa tem apresentado instabilidade na hora de consultar os dados do benefício.
Segundo o MDS, no dia 03 de novembro encerra o prazo para retirar a pendência aplicada em famílias com o benefício bloqueado ou cancelado no SIBEC, com repercussão na folha de pagamento de novembro 2023. Portanto, após essa atualização o sistema deve exibir os dados de quem foi desbloqueado neste mês.
Assim, quem tenta acessar a consulta recebe avisos como "Sistema indisponível. Tente novamente mais tarde" no aplicativo do Bolsa Família e "Dados nao disponíveis para consulta. Tente novamente mais tarde" é exibida na tela.
Outro erro que tem aparecido no app é o aviso "Estamos atualizando nossa base de dados. Por favor, tente novamente mais tarde", provavelmente porque nesse período o MDS está atualizando os dados com o lote de informações de quem atualizou o cadastro e será desbloqueado.
A instabilidade impede os beneficiários de consultar o saldo, o extrato de pagamento e demais informações sobre o programa. A recomendação é aguardar alguns dias até que o sistema seja normalizado e a consulta volte a ficar disponível.
Tabela do Bolsa Família em novembro
A parcela de novembro do Bolsa Família começa a ser liberada para NIS 1 a partir da sexta-feira, 17/11. Neste mês, a Caixa vai antecipar o depósito para os grupos de NIS 2 e 7, que recebem nas segunda-feiras.
Veja o calendário completo do Bolsa Família em novembro:
- 17 de novembro - depósito para NIS 1;
- 20 de novembro - depósito para NIS 2;
- 21 de novembro - depósito para NIS 3;
- 22 de novembro - depósito para NIS 4;
- 23 de novembro - depósito para NIS 5;
- 24 de novembro - depósito para NIS 6;
- 27 de novembro - depósito para NIS 7;
- 28 de novembro - depósito para NIS 8;
- 29 de novembro - depósito para NIS 9;
- 30 de novembro - depósito para NIS 0.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.