Desde 2020, a Caixa Econômica Federal criou o Caixa Tem, um aplicativo que tem como principal objetivo facilitar os brasileiros a receberem valores referentes a benefícios sociais e programas de transferência de renda. A maior parte dos repasses é oriundo do Bolsa Família, que mensalmente disponibiliza valores para famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Um fato em especial chamou muito a atenção dos envolvidos agora em agosto: supostos golpes de transferências de valores para desconhecidos através do PIX. Beneficiários reclamaram que o dinheiro sumiu das contas e foi transferido por terceiros após falhas no app.

Uma das maneiras de se proteger pode ser feita rapidamente pelo cidadão e pode impedir, ou pelo menos minimizar o prejuízo em caso de golpe. Confira abaixo o que é e como realizar o passo a passo.

Aplicativo do Caixa Tem é plataforma principal de recebimento de benefícios sociais, como o Bolsa Família. (Foto: M3 Mídia)
Aplicativo do Caixa Tem é plataforma principal de recebimento de benefícios sociais, como o Bolsa Família. (Foto: M3 Mídia)

Diminuição de limite Pix do Caixa Tem: Veja o que é e como fazer

No aplicativo do Caixa Tem, que está disponível para Android e iOS, o usuário tem o poder de gerenciar as configurações de transferências e também para o Pix. Neste caso, existe a permissão para o limite de transação diária ser diferente para diversos destinatários.

O usuário pode determinar o limite Pix para os seguintes destinatários:

  • Pix para pessoas;
  • Pix para empresas;
  • Pix para mesma titularidade;
  • Pix Saque;
  • Pix Troco;

Para evitar golpes ou transferências não autorizadas pelo usuário, uma alternativa utilizada por diversos beneficiários de programas sociais é diminuir o limite diário de transações via Pix para contas que não sejam de sua titularidade. Veja abaixo como fazer.

Confira abaixo as etapas para realizar este procedimento:

1 - Realize login: Usando seu CPF e uma senha cadastrada, o usuário precisa entrar para poder realizar todas as movimentações.

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

2 - Clique na aba "Pix": Na página inicial do aplicativo, onde o usuário poderá acessar o seu saldo, extrato de pagamentos e outras situações, clique na aba "Meu Pix", onde todas as informações desta modalidade de transferência estão disponíveis.

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

3 - Clique na aba "Meus Limites": Uma nova aba será aberta e nela, o cidadão poderá escolher qual tipo de destinatário terá um limite específico. Sendo assim, basta você clicar na modalidade que preferir.

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

4 - Diferença entre limite diurno e limite noturno: Outra situação específica está para um limite específico no horário do dia. Caso o cidadão ache necessário, poderá até mesmo colocar o limite em "zero", ou seja, proibindo que a transferência aconteça para determinado destinatário.

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Qual o limite máximo para transferências Pix do Caixa Tem?

Desde a criação do aplicativo, existe um limite máximo de transferências por dia: R$ 1.200,00. Sendo assim, caso o valor que esteja disponível seja maior do que este limite, o cidadão terá de realizar as transferências por vários dias. Vale lembrar que este limite é para o total de movimentações diárias.

Esta prática de diminuição dos limites via Pix foi uma maneira descoberta pelos brasileiros para reduzir a possibilidade de cair em golpes. Nesta situação, o cidadão permite e disponibiliza transferências apenas para contas da mesma titularidade.

Após modificar os limites dentro do aplicativo, o prazo para que as alterações entrem em vigor é de aproximadamente 24 horas. Então, faça isso o quanto antes.

De acordo com relatório publicado pelo Instituto Propague, o valor total das transferências via Pix em território brasileiro no ano de 2023 chegou a R$ 17,2 trilhões. A quantia é 58% maior do que as transferências de 2022.

Esta modalidade de movimentação de valores foi a mais popular do Brasil no ano passado, principalmente por não haver cobranças e taxas, como acontece com a TED e a DOC, por exemplo. Por ser de fácil acesso a toda a população, os golpes cresceram muito nessa área e é importante tomar cuidado ao movimentar os valores, evitando clicar em links que vem por SMS ou mesmo passando informações via telefone.