Começou na segunda-feira, 20, uma nova rodada de pagamentos do programa Bolsa Família. A folha do benefício em Março vai contemplar mais de 21,19 milhões de famílias com renda mensal por pessoa de até 218.
O valor médio pago em março será de R$ 670 por família e cerca de 8,9 milhões de crianças com idade entre 0 e 6 anos vão receber o adicional de R$ 150 do Benefício Primeira Infância.
O calendário inicia no dia 20 de março com depósito para os inscritos com NIS final 1 e segue até o dia 31/03. Contudo, existem alguns grupos que terão direito ao benefício antecipado neste mês de março.
Quem vai receber o Bolsa Família antecipado em março?
- Famílias atingidas pelas chuvas no litoral Norte de São Paulo;
- Famílias atingidas pela estiagem no Rio Grande do Sul;
- Famílias do povo Yanomami.
Além destes, é preciso lembrar que todos os beneficiários cujo depósito está previsto para segunda-feira já podem movimentar os valores pelo Caixa Tem no sábado anterior. Dessa forma, os inscritos com NIS final 1 já tiveram o benefício liberado no sábado (18) e as famílias com NIS final 6 poderão receber no próximo sábado, 25.
Bolsa Família vai cair no Caixa Tem?
Nessa rodada de março, a folha de beneficiários sofreu algumas mudanças, com a exclusão de famílias irregulares e a entrada de novas pessoas que estavam na fila de espera. Para saber se a sua família continua apta a receber o dinheiro o beneficiário deve consultar pelo novo aplicativo do Bolsa Família ou pelo app Caixa Tem.
Ao fazer a consulta, o beneficiário poderá encontrar a parcela do Bolsa Família liberada, bloqueada ou pendente de finalização. Veja o que cada situação significa:
- Parcela liberada (ícone verde): benefício disponível para saque a partir da data indicada no calendário de pagamento;
- Parcela bloqueada (ícone amarelo): pagamento bloqueado, procure o Gestor do Bolsa Família do seu município para mais informações;
- Parcela enviada para crédito (ícone azul escuro): benefício está em processo de crédito em conta. Verifique na conta em que você recebe se os valores já foram creditados;
- Parcela cancelada (ícone vermelho): procure o Gestor do Bolsa Família do seu município para mais informações;
- Parcela paga (ícone cinza): pagamento atual já foi realizado, confira no calendário a data da próxima parcela;
- Parcela pendente (ícone azul claro): valor pendente devido a saque sem a finalização. Aguarde regularização ou procure uma agência da Caixa.
Em alguns casos, o benefício pode estar bloqueado para crédito em conta, indicando que o valor já foi depositado, mas só estará disponível para saque quando chegar a data definida em calendário.
Para fazer o saque do Bolsa Família no caixa eletrônico o beneficiário precisará levar junto consigo o celular em que está instalado o aplicativo Caixa Tem que lhe dá acesso à conta poupança.
Ao chegar no local de saque, basta abrir o app e selecionar a opção Saque sem cartão. Depois, clique em "gerar código de saque" e realize a retirada do dinheiro em até uma hora, já que o código gerado no aplicativo perderá a validade após esse período.
O passo a passo completo para sacar pelo Caixa Tem você confere abaixo:
- Abra o aplicativo Caixa Tem e selecione a opção Gerar código para saque.
- O aplicativo irá informar então que o beneficiário deve estar em frente a um caixa eletrônico, atendente lotérico ou correspondente Caixa Aqui antes de continuar. Isso porque o código que irá ser gerado tem validade de uma hora e caso não finalize o saque dentro desse tempo o processo terá que ser realizado novamente do início.
- Se você já está no local em que irá realizar o saque em dinheiro aperte na opção Gerar Código.
- Pronto! O código autorizador de saque será gerado e basta digitá-lo no caixa eletrônico ao fazer a operação.
- No visor do caixa eletrônico terá a opção Saque Sem Cartão. Em seguida, deverá ser preenchido o número do CPF do beneficiário. Digite e tecle na opção Continuar.
- O caixa eletrônico irá então solicitar o código de seis números gerado no aplicativo. Digite e tecle Continuar.
Quem vai receber o Bolsa Família antecipado em março?
Terão direito a parcela antecipada as famílias atingidas pelas chuvas no litoral Norte de São Paulo; Famílias atingidas pela estiagem no Rio Grande do Sul; e Famílias do povo Yanomami.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.