Na próxima semana, o Governo Federal, através do MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social), iniciará mais um ciclo de pagamentos de diversos programas de transferência de renda. E um deles é o Bolsa Família, que mensalmente atende mais de 20 milhões de famílias espalhadas por todo o país e que, em 2025, fará um investimento total de R$ 160 bilhões na economia nacional.

E dentro das diversas regras estabelecidas para este ano, está a possibilidade do pagamento antecipado para locais e estados que tenham sido afetados por eventos climáticos de grande proporçao. Neste caso, se o pedido for reconhecido oficialmente, os residentes destas localidades recebem a autorização para o recebimento da parcela já no 1º dia do calendário estabelecido.

Em março, por exemplo, foram mais de 550 cidades brasileiras que se enquadraram nesta característica. Sendo assim, confira abaixo as informações atualizadas sobre as cidades contempladas pela medida em São Paulo no próximo ciclo.

Bolsa Família será antecipado em São Paulo? Veja as cidades

Embora ainda não esteja confirmada oficialmente, alguns pedidos de situação de emergência ou estado de calamidade pública que foram realizados nos últimos meses seguem em vigência. Com isso, devem receber novamente a autorização do Governo Federal para que seus habitantes recebam a parcela do Bolsa Família no primeiro dia do calendário operacional do Bolsa Família.

Até o momento, 11 cidades do estado de São Paulo estão entre as mais cotadas para garantirem a antecipação. São elas:

  • Embu
  • Ferraz de Vasconcelos
  • Getulina
  • Itaquaquecetuba
  • Poá
  • Ribeirão Pires
  • Franco da Rocha
  • Itapecerica da Serra
  • Pariquera-Acu
  • Santa Bárbara D´Oeste
  • Santa Branca

Vale lembrar que a divulgação oficial da lista beneficiada pelo pagamento antecipado do Bolsa Família é feita através dos canais oficiais de comunicação do Governo Federal. Clique aqui para acessar.

Calendário de pagamentos do Bolsa Família em abril

De acordo com as datas divulgadas originalmente pelo Governo Federal e pelo MDS, o novo ciclo de repasses do Bolsa Família está previsto para se iniciar no dia 15 de abril e se estender até o dia 30. Diferentemente de outros meses, haverá uma pausa no calendário por conta dos feriados de páscoa e Tiradentes.

Confira o cronograma completo abaixo:

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Outra situação importante sobre a antecipação é que esta condição não vale somente para o Bolsa Família. Os mais de 5 milhões de beneficiários do Auxílio-Gás, que terá novo ciclo em abril, e que sejam residentes de locais contemplados pela antecipação, receberão ambos os benefícios na mesma data, ou seja, no dia 15 de abril.

Por conta das regras do programa, o Auxílio-Gás segue a mesma ordem dos pagamentos do Bolsa Família, seja pelos períodos de fiscalização, montagem da folha de pagamentos ou pela distribuição dos valores.

O Vale-Gás, como também é conhecido este benefício, é voltado para pessoas em situação de extrema vulnerabilidade e a seleção das famílias contempladas é feita automaticamente pelo MDS, de acordo com as informações presentes no Cadastro Único. Em 2025, este programa investirá cerca de R$ 3.6 bilhões nos 6 ciclos de pagamentos que estão confirmados.