Beneficiários do Bolsa Família estão com dúvidas sobre o retorno dos pagamentos do programa social para aqueles que tiveram seus benefícios cancelados ou bloqueados recentemente. Esses grupos incluem as famílias que estavam com averiguação cadastral em aberto.

Em maio, mais de 400 mil famílias sofreram algum tipo de advertência, bloqueio ou suspensão do Bolsa Família. Desse total, 67 mil tiveram o benefício bloqueado e outras 67,9 mil sofreram suspensão parcial ou total do valor recebido.

Contudo, os beneficiários têm a possibilidade de reverter a situação. Para aqueles que tiveram seus benefícios cancelados ou bloqueados, havia uma data prevista para atualização dos dados e retorno do recebimento do benefício social.

Algumas pessoas já foram liberadas neste mês de junho, com os aplicativos previstos para serem atualizados nesta terça-feira, 4 de junho. Entre os dias 1 e 3 de junho, ocorreu o fechamento da folha de pagamento do Bolsa Família para o mês 06.

Beneficiários bloqueados ou cancelados voltam a receber em Junho?

Em junho, os benefícios retornarão para aqueles que realizaram a atualização cadastral conforme o calendário operacional do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Os beneficiários que atualizaram seus dados até o dia 10 de maio terão seus pagamentos retomados, desde que não haja nenhuma pendência. Esta é a data-limite para cadastramento e alterações cadastrais no Cadastro Único.

Para quem atualizou os dados após essa data, os pagamentos serão feitos em julho. A data-limite para a averiguação cadastral é 14 de junho.

Pendências no cadastro

Beneficiários que realizaram a atualização cadastral nos meses anteriores, mas ainda não voltaram a receber o Bolsa Família, devem comparecer ao CRAS (Centro de Referência à Assistência Social) para entender os motivos. Caso seja necessário aguardar, é possível fazer uma reclamação pelo site Fala.Br.

No site, o beneficiário pode abrir uma ouvidoria sobre a situação do seu benefício, o que pode agilizar o retorno dos valores. É importante fornecer todas as informações necessárias, como nome, CPF, RG, NIS, localidade de moradia, e o CRAS onde a atualização foi realizada.

É possível receber o Bolsa Família retroativo?

Se o beneficiário tem direito a receber valores referentes aos meses em que o Bolsa Família ficou suspenso ou bloqueado, o valor estará disponível para consulta no aplicativo do Bolsa Família e Caixa Tem. O saque pode ser feito nas agências da Caixa, unidades lotéricas ou creditado diretamente na conta bancária onde o beneficiário recebe os valores mensalmente.

Calendário

A data de pagamento da parcela do Bolsa Família segue o número final do NIS de cada beneficiário. Em junho, os pagamentos iniciam no dia 17 (segunda-feira) e se estendem até o dia 28 (sexta-feira). Confira o calendário completo abaixo:

Nº FINAL DO NIS DATA DE PAGAMENTO DIA DA SEMANA
1 17/06 Segunda-feira
2 18/06 Terça-feira
3 19/06 Quarta-feira
4 20/06 Quinta-feira
5 21/06 Sexta-feira
6 24/06 Segunda-feira
7 25/06 Terça-feira
8 26/06 Quarta-feira
9 27/06 Quinta-feira
0 28/06 Sexta-feira