Quase 3 milhões de famílias que recebem o Bolsa Família terão seus benefícios reduzidos no mês de agosto. A redução que chega a 50% do valor do benefício é uma medida do governo para aquelas famílias que tiveram aumento em sua renda ao longo de 2024. Desta forma, o Governo Federal garante que essas famílias continuem recebendo o benefício, mas com a redução que é proporcional ao aumento da renda familiar.

Entenda a redução no valor do Bolsa Família

De acordo com o Governo Federal, a redução no valor do benefício é uma maneira de fazer uma espécie de transição para as famílias que melhoraram financeiramente. Desta forma, o governo não retira o benefício em sua totalidade rapidamente. Assim sendo, essas famílias que aumentaram sua renda, poderão ficar por até 2 anos no Bolsa Família, mas recebendo o valor reduzido do benefício.

Quais famílias foram afetadas pela redução do Bolsa Família?

As famílias que melhoraram financeiramente e que a renda per capita ultrapassou R$ 218, começou a receber apenas 50% do valor do Bolsa Família. Desta forma, o Governo Federal consegue garantir que essas famílias que tiveram uma progressão econômica, sigam recebendo o auxílio, mesmo que de maneira reduzida. Além disso, a medida do governo pode ajudar na adaptação dessas famílias na nova realidade econômica, evitando que passem dificuldades.

Redução do benefício impacta famílias em agosto

Para as famílias que tiveram um aumento na renda, o valor do Bolsa Família no mês de agosto vai passar a ser de R$ 371,04. Desta forma, essas famílias precisarão se adaptar a nova realidade. Ao menos, essa adaptação poderá ser feita de maneira mais gradual.

Os beneficiários devem estar cientes de que a redução é temporária e que o programa proporciona um período de transição de até dois anos. Nesse intervalo, as famílias terão a chance de ajustar sua situação financeira com o apoio contínuo do Bolsa Família, embora em um valor menor.