Os golpes envolvendo os beneficiários do Bolsa Família estão cada vez mais comuns. A modernização dos canais de consulta e de recebimento também trazem situações de risco, já que as famílias devem estar muito atentas para não cair em fraudes.
As tentativas de contato são diversas e podem ocorrer via mensagem SMS, por ligação telefônica ou por conversa no Whatsapp.
Os golpistas utilizam fotos de órgãos e programas sociais e alegam estar entrando em contato em nome da Caixa, do CRAS e do Ministério do Desenvolvimento Social.
Governo alerta para golpe do Bolsa Família
Diante da situação, o MDS emitiu um alerta para as famílias sobre as tentativas de golpe que envolvem a inscrição e atualização do Cadastro Único e, por consequência, do Bolsa Família.
O ministério reforça que nenhum órgão do Governo envia links para atualização cadastral e que tanto a inscrição como a atualização do Cadúnico são feitas exclusivamente de forma presencial nos municípios.
Por isso, fique atento e desconfie de contatos informando que, caso o cidadão não atualize o cadastro do Cadúnico/Bolsa Família pela internet, corre o risco de perder o benefício.
Consulta do Bolsa Família: quais são os canais oficiais?
É importante ressaltar aos beneficiários que a consulta pelos canais oficiais do MDS e da Caixa não oferecem riscos ao cidadão.
Assim, sempre que tiver dúvidas relacionadas ao programa, utilize os seguintes canais:
- Aplicativo Bolsa Família;
- Portal Cidadão Caixa;
- Whatsapp Bolsa Família (Disque Social 121) +55 61 4042-1552
- Aplicativo do Cadúnico
- Aplicativo Caixa Tem
- Central de Atendimento 111
- Atendimento Caixa ao Cidadão 0800 726 02 07
Atualização Caixa Tem
Em alguns casos, para acessar a conta digital o Caixa Tem solicita a atualização cadastral. O procedimento solicita apenas a confirmação de alguns dados e deve ser feito exclusivamente dentro do aplicativo Caixa Tem.
O que fazer se o seu dinheiro for roubado no Caixa Tem?
Caso o beneficiário tenha clicado em algum link malicioso e informado dados pessoais e bancários, é necessário procurar uma agência da Caixa o mais breve possível.
Quando ocorre o saque do Bolsa Família por outra pessoa, antes mesmo do titular movimentar os valores da conta, é necessário registrar um Boletim de Ocorrência na delegacia.
Após registrar o B.O., o beneficiário poderá ir até uma agência da Caixa e tentar realizar uma contestação da transação para conseguir reaver os valores roubados e trocar os dados de acesso da conta.
"Em situações de risco entre em contato com sua agência ou ligue para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) no 0800 726 0101, informando o maior número possível de dados, para que as devidas providências sejam tomadas", orienta o banco.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.