O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) iniciou no dia 18 de Julho, o pagamento dos benefícios do Bolsa Família - o calendário segue até o dia 31 de julho conforme o calendário de pagamentos, estabelecido de acordo com o final do Número de Identificação Social (NIS) do Responsável Familiar.
Aproximadamente 20,8 milhões de famílias recebem o benefício, incluindo cerca de 500 mil novas famílias que entraram no Programa em julho. No entanto, mais de 1 milhão estão com o benefício suspenso ou bloqueado.
Numa análise realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), aproximadamente 83,5% das famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família são chefiadas por mulheres. Além disso, o programa beneficia:
- 9,4 milhões de crianças em Primeira Infância;
- 12,4 milhões de crianças e adolescentes de 7 a 15 anos;
- 3 milhões de adolescentes de 16 a 18 anos;
- Mais de 1 milhão de gestantes;
- 401 mil nutrizes.
Bloqueios e cancelamentos
Desse total de 20,8 milhões de famílias atendidas pelo Programa em julho:
- Cerca de 20,2 milhões estão com seus benefícios liberados.
- Cerca de 591 mil estão com o benefício bloqueado.
- Cerca de 599 mil estão com o benefício cancelado.
- Cerca de 32 mil estão com o benefício suspenso por não cumprimento de condicionalidades.
Principais motivos de cancelamentos em julho
- A não regularização de cadastro do público da Revisão (P1);
- Fim do prazo da Regra de Proteção;
- Renda superior ao limite do Programa (meio salário-mínimo por pessoa).
Consequências do cancelamento
- A família é desligada do Programa Bolsa Família e as parcelas são interrompidas.
- Em alguns casos, a família pode voltar a receber os benefícios se a situação for regularizada e o município comandar a reversão de cancelamento no Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec), observado um prazo máximo de seis meses.
Principais motivos de bloqueio em julho
- Famílias que não regularizaram seus cadastros até o prazo estipulado no Processo de Qualificação Cadastral 2024 (Revisão: P2 e P3).
- Famílias com CPF irregular na base da Receita Federal.
- Não cumprimento de Condicionalidades.
- Falecimento de pessoa da família.
Consequências do bloqueio
- A família continua no Programa por até seis meses, mas não pode sacar até que a situação seja regularizada.
- Após a regularização, o benefício é desbloqueado, incluindo todas as parcelas que foram bloqueadas anteriormente.
Regra de Proteção do Bolsa Família
Em julho, a atualização automática de renda migrou 640 mil famílias para a Regra de Proteção, enquanto 381 mil famílias saíram do Programa por ultrapassarem o limite de renda de meio salário-mínimo por pessoa. A Regra de proteção funciona da seguinte forma:
- Protege famílias que tiveram melhora na renda, mantendo-as no Programa por até dois anos, recebendo 50% do valor do benefício.
- Após dois anos, se a renda familiar permanecer acima de R$ 218 por pessoa, o benefício é cancelado.
- Famílias que perderem a renda podem retornar ao Programa com prioridade pelo Retorno Garantido.
Procedimentos para desbloqueio do Bolsa Família
Para desbloquear o benefício, os beneficiários devem atualizar o cadastro no CRAS ou setor do CadÚnico e apresentar a documentação exigida. Na maioria dos casos, os benefícios bloqueados são liberados cerca de 30 dias após a regularização, mas pode levar até três meses para casos de cancelamento.
Beneficiários que tiveram o Bolsa Família bloqueado em julho têm até o dia 16 de agosto para atualizar os dados e voltar a receber o benefício na folha de pagamento de setembro.
Para verificar o status do benefício, os beneficiários podem consultar o aplicativo Caixa Tem, o aplicativo do Bolsa Família, o aplicativo do Cadastro Único, o Portal Cidadão da Caixa, o WhatsApp Bolsa Família (+55 61 4042-1552) e o Telegram do Ministério do Desenvolvimento Social.
Como desbloquear o Bolsa Família em Julho?
Para desbloquear o benefício, os beneficiários devem atualizar o cadastro no CRAS ou setor do CadÚnico e apresentar a documentação exigida. Na maioria dos casos, os benefícios bloqueados são liberados cerca de 30 dias após a regularização, mas pode levar até três meses para casos de cancelamento.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.