O pagamento do Bolsa Família será antecipado para os moradores do Rio Grande do Sul (RS) em junho, conforme comunicado do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Todos os beneficiários do programa no estado receberão a parcela no dia 17 de junho, independentemente do final do Número de Identificação Social (NIS).

Além disso, os beneficiários poderão realizar saques sem a necessidade de cartão ou documentos, caso tenham perdido devido ao desastre climático que afetou a região.

O Ministério está fazendo um esforço na busca ativa de pessoas que poderão receber a ajuda agora em Junho. Pessoas essas que não se enquadravam nos requisitos antes das enchentes, mas que agora necessitam do apoio do governo após perder tudo na calamidade.

A antecipação foi necessária devido aos decretos de emergência e calamidade, que têm duração de dois meses e permitem a antecipação do pagamento duas vezes consecutivas. Em maio, a parcela média do Bolsa Família foi de R$ 682,31 para 20,81 milhões de famílias, com mais de um milhão de beneficiários recebendo o benefício antecipado, conforme dados do MDS. Em todo o Rio Grande do Sul, 497 cidades tiveram o benefício antecipado, e isso será repetido agora em junho.

A consulta do valor da parcela de junho já está disponível desde o dia 5, e beneficiários podem verificar o valor e se tiveram bloqueio ou suspensão. Em maio, mais de 200 mil pessoas foram removidas do Cadastro Único, e mais de 500 mil precisam atualizar seus dados para continuar recebendo o benefício. A atualização de dados foi liberada exclusivamente no Rio Grande do Sul devido ao estado de calamidade.

Pagamentos unificados

Todos os municípios do Rio Grande do Sul terão a parcela antecipada em junho. Além do Rio Grande do Sul, cidades de Alagoas, Rio Grande do Norte, Roraima, Amazonas, Maranhão, Bahia, Ceará, Pernambuco e Paraíba também receberão o pagamento antecipado.

O valor médio do Bolsa Família em junho deve ficar em torno de R$ 680,00. Além disso, haverá o pagamento do adicional do Auxílio Gás, beneficiando mais de 5 milhões de famílias. Excepcionalmente, devido à calamidade pública, o Vale-Gás foi antecipado para maio no Rio Grande do Sul.

O MDS ainda confirmará os municípios que terão o pagamento unificado poucos dias antes do início do calendário, mas já foram levantados dados de mais de 500 cidades que emitiram decretos de emergência e terão os pagamentos unificados.

Consulta

A consulta atualizada ao valor do Bolsa Família de junho está aberta desde o dia 5 e pode ser feita pelos seguintes canais:

Esses canais fornecerão o valor a ser recebido e a situação do benefício (liberado, bloqueado ou cancelado). Além disso, algumas famílias podem verificar sua elegibilidade através da Ouvidoria do MDS.