A Caixa Econômica Federal antecipa neste sábado (17) a parcela do Bolsa Família de junho para os inscritos com NIS final 1. O pagamento para este grupo estava previsto para cair na próxima segunda, 19, mas foi antecipado em dois dias.

As famílias que fazem parte do programa já estão habituadas a receber o Bolsa Família antecipado pelo Caixa Tem. Todos os meses, ao menos dois grupos com o depósito previsto nas segundas-feiras pode movimentar os valores na conta já no sábado anterior.

No calendário de junho, o pagamento do Bolsa Família será antecipado para os inscritos com NIS final 1 e 6. O cronograma de pagamento segue ainda até 30 de junho, quando recebem os inscritos com NIS final 0.

Calendário do Bolsa Família antecipado

É importante ressaltar que o adiantamento da parcela para esse grupo não significa uma antecipação do calendário completo. Os demais beneficiários vão receber conforme as datas definidas no calendário do programa em junho.

  • 19 de junho - depósito para inscritos com NIS final 1;
  • 20 de junho - depósito para inscritos com NIS final 2;
  • 21 de junho - depósito para inscritos com NIS final 3;
  • 22 de junho - depósito para inscritos com NIS final 4;
  • 23 de junho - depósito para inscritos com NIS final 5;
  • 26 de junho - depósito para inscritos com NIS final 6;
  • 27 de junho - depósito para inscritos com NIS final 7;
  • 28 de junho - depósito para inscritos com NIS final 8;
  • 29 de junho - depósito para inscritos com NIS final 9;
  • 30 de junho - depósito para inscritos com NIS final 0;

Em maio, além dos inscritos que receberam nas segundas-feiras, outras 702 mil famílias receberam a parcela do Bolsa Família antecipada. O motivo foi a ação do governo que desde março tem adiantado o pagamento para as famílias que residem em áreas afetadas por fortes chuvas, alagamentos e enchentes.

Segundo o MDS, cerca de 132 municípios foram contemplados pela antecipação do Bolsa Família em maio. Dessa forma, o dinheiro ficou disponível na conta de todos os beneficiários, independente do final do NIS, já no primeiro dia do calendário - 18 de maio.

Veja quem recebeu o Bolsa Família antecipado:

Para descobrir se o seu benefício foi antecipado o integrante deve acessar os canais de consulta do programa. O extrato de pagamento do Bolsa Família em junho foi liberado no dia 10/06. As famílias já podem acessar os canais de consulta para descobrir o valor da nova parcela e a data em que o benefício estará na conta. Veja onde fazer a consulta:

  • Aplicativo do Bolsa Família;
  • Aplicativo Caixa Tem;
  • Aplicativo do Cadúnico;
  • Portal Cidadão da Caixa.

Que horas o Bolsa Família cai no Caixa Tem?

Para saber se a sua família continua apta a receber o dinheiro o beneficiário deve consultar pelo novo aplicativo do Bolsa Família ou pelo app Caixa Tem.

Segundo a Caixa, os benefícios sociais começam a ser liberados para os beneficiários nas primeiras horas do dia. Até as 9h da manhã o beneficiário tem o dinheiro depositado na conta.

Ao fazer a consulta, o beneficiário poderá encontrar a parcela do Bolsa Família liberada, bloqueada ou pendente de finalização. O ícone verde indica que o pagamento está liberado e poderá ser movimentado quando chegar a data prevista no calendário.

Já se ao lado do benefício estiver o ícone amarelo, isso indica que o pagamento está bloqueado e o beneficiário deve procurar um gestor do Bolsa Família no seu município para saber mais informações.

O ícone vermelho no app BolsaFamília indica que a parcela foi cancelada e o beneficiário deve fazer o mesmo procedimento de buscar atendimento do CRAS.

Saque do Bolsa Família no Caixa Tem

Para fazer o saque do Bolsa Família no caixa eletrônico o beneficiário precisará levar junto consigo o celular em que está instalado o aplicativo Caixa Tem que lhe dá acesso à conta poupança.

Ao chegar no local de saque, basta abrir o app e selecionar a opção Saque sem cartão. Depois, clique em "gerar código de saque" e realize a retirada do dinheiro em até uma hora, já que o código gerado no aplicativo perderá a validade após esse período.

O passo a passo completo para sacar pelo Caixa Tem você confere abaixo:

  • Abra o aplicativo Caixa Tem e selecione a opção Gerar código para saque.
  • O aplicativo irá informar então que o beneficiário deve estar em frente a um caixa eletrônico, atendente lotérico ou correspondente Caixa Aqui antes de continuar.
  • Isso porque o código que irá ser gerado tem validade de uma hora e caso não finalize o saque dentro desse tempo o processo terá que ser realizado novamente do início.
  • Se você já está no local em que irá realizar o saque em dinheiro aperte na opção Gerar Código.
  • Pronto! O código autorizador de saque será gerado e basta digitá-lo no caixa eletrônico ao fazer a operação.
  • No visor do caixa eletrônico terá a opção Saque Sem Cartão. Em seguida, deverá ser preenchido o número do CPF do beneficiário. Digite e tecle na opção Continuar.
    O caixa eletrônico irá então solicitar o código de seis números gerado no aplicativo. Digite e tecle Continuar.