Com a grande quantidade de programas sociais disponibilizados pelo Governo Federal, alguns beneficiários acabam ficando com dúvidas quanto a receber mais de um benefício simultaneamente. Esse é o caso do Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC). Será que é possível receber os dois auxílios ao mesmo tempo?

Primeiramente, para entender se é possível receber os dois benefícios ao mesmo tempo, é preciso entender sobre quais são as diferenças entre os dois benefícios e quais são os critérios para ser elegível a cada um deles.

Bolsa
Bolsa

Quais as diferenças entre o Bolsa Família e o BPC?

O Bolsa Família é um programa social que se destina a famílias de baixa renda, em situação de pobreza ou pobreza extrema. O valor do benefício é calculado conforme a renda per capita da família.

Já o BPC, é um benefício que se destina a pessoas com deficiência e a idosos com mais de 65 anos e que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para receber o benefícvio de Prestação Continuada, é preciso ter renda per capita de até 1/4 do salário mínimo.

Posso receber o Bolsa Família e BPC ao mesmo tempo?

Aí está o grande ponto da questão. Muitos beneficiários não tem ideia disso, mas sim, é possível receber o Bolsa Família e o BPC ao mesmo tempo.

Contudo, o beneficiário precisa estar atento e atender aos critérios estabelecidos por cada um dos programas sociais. Outro ponto muito importante é estar inscrito no CadÚnico.

Desta forma, caso receba os dois benefícios, a família beneficiária poderá ganhar mensalmente até R$ 2.174. Mas novamente devemos lembrar, os requisitos do Bolsa Família e do BPC precisam ser ambos atendidos.

Como solicitar os dois benefícios sociais?

Para solicitar o Bolsa Família, o requerente precisa estar inscrito no CadÚnico, contudo, a solicitação do benefício é feita no CRAS.

Em relação ao BPC, o requerente precisa estar inscrito no CadÚnico. Essa inscrição pode ser feita no CRAS. Para fazer a solicitação, é preciso se dirigir até uma agência do INSS e caso se trate de uma pessoa com deficiência, deverá passar por uma perícia médica.

A possibilidade de receber os dois benefícios é fundamental para famílias em situação de pobreza, pois contribui para assegurar uma qualidade de vida melhor e o acesso a recursos essenciais. Entendendo como funciona cada programa, os beneficiários podem otimizar o aproveitamento dos auxílios disponíveis e buscar um futuro financeiro mais estável.