A folha de pagamento do Bolsa Família de maio é fechada nesta segunda-feira, 06 de maio, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, por meio da Instrução Normativa nº 41/2024.

A medida visa beneficiar os residentes em municípios do Rio Grande do Sul que estão sendo diretamente impactados pelas chuvas que assolam a região. Nos locais onde o estado de emergência ou calamidade pública foi declarado, o Governo Federal decidiu antecipar os pagamentos.

Nessas áreas, os recursos do Bolsa Família serão disponibilizados no primeiro dia do calendário de pagamento, que neste mês de maio se inicia em 17 de maio. Isso significa que as famílias não terão que esperar pelo recebimento do seu Número de Identificação Social (NIS) para receber o benefício.

Veja as Portarias das cidades do Rio Grande do Sul

MDS retifica folha de pagamentos

Além da divulgação das retificações nos calendários de acompanhamento das condicionalidades de 2024, incluindo datas cruciais para o Programa Bolsa Família, houve modificação na data de fechamento do Sistema do Programa Bolsa Família na Saúde referente à primeira vigência de acompanhamento de saúde (janeiro a junho), que passou para o dia 12 de julho de 2024.

Em paralelo, hoje, 6 de maio de 2024, é o último dia para que sejam realizadas ações de administração de benefícios no Sistema de Benefícios ao Cidadão (SIBEC), com repercussão na folha de pagamento de maio de 2024. Este período coincide com o processamento da Folha de Pagamento do Programa Bolsa Família do mês de abril.

Portanto, a expectativa é que, com o processamento da folha até hoje, as ações tomadas possam indicar uma possível antecipação do pagamento do Bolsa Família para os beneficiários no estado do Rio Grande do Sul.

Calendário de pagamentos do Bolsa Família antecipado

O calendário de pagamentos do Bolsa Família para maio de 2024 mantém a estrutura anterior, iniciando em 17 de maio e encerrando em 30 de maio. Em regiões sob estado de emergência, como no Rio Grande do Sul, o acesso ao benefício será unificado no primeiro dia de liberação, visando auxiliar mais de 1 milhão de famílias beneficiadas.

No mês de maio, o calendário de pagamentos seguirá a ordem do último dígito do Número de Identificação Social (NIS), com depósitos ocorrendo de segunda a sexta-feira. Para as famílias cujo depósito está agendado para segunda-feira, o pagamento será disponibilizado na conta já no sábado anterior.

Veja o calendário de pagamentos abaixo:

  • NIS final 1: 17/05 (sexta-feira)
  • NIS final 2: 20/05 (segunda-feira) - pagamento no sábado anterior
  • NIS final 3: 21/05 (terça-feira)
  • NIS final 4: 22/05 (quarta-feira)
  • NIS final 5: 23/05 (quinta-feira)
  • NIS final 6: 24/05 (sexta-feira)
  • NIS final 7: 27/05 (segunda-feira) - pagamento no sábado anterior
  • NIS final 8: 28/05 (terça-feira)
  • NIS final 9: 29/05 (quarta-feira)
  • NIS final 0: 31/05 (sexta-feira)

Vale ressaltar que não haverá pagamentos no dia 30 de maio devido ao feriado de Corpus Christi.