Desde o início deste ano, o MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social) e o Governo Federal possuem, como um dos seus principais objetivos, aumentar o rigor nas verificações dos cadastros de beneficiários de programas sociais. E neste momento, o grande protagonista é o Bolsa Família, responsável pela maior parte da injeção de recursos na economia nacional.
O tema foi novamente abordado pelo ministro Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. O mandatário participou do 37º Fórum Nacional - Para Impedir o Caos Previdenciário, na tarde da última quinta-feira (6), em forma de conferência virtual. No evento, o ministro detalhou as principais ações tomadas pelo MDS para ter maior rigor nas verificações dos cadastros.
A implementação do novo Cadastro Único foi um dos destaques abordados. Com maior capacidade de armazenamento de dados dos beneficiários e inscritos, o MDS também, consequentemente, terá a possibilidade de conseguir maior eficiência na batalha contra fraudes e recebimentos irregulares.
Governo fala sobre combate às fraudes digitais nos programas sociais
Durante a conferência, Wellington Dias falou sobre o trabalho que está sendo realizado pelo MDS para evitar pagamentos irregulares e também fraudes digitais, para que os valores dos benefícios sociais realmente sejam pagos para quem mais precisa:
"Estamos trabalhando com sistemas modernos para combater qualquer tipo de fraude nos programas sociais. Além disso, a busca ativa tem sido muito importante para localizarmos os brasileiros mais necessitados e que precisam desses programas", declarou o ministro.
Outra manifestação importante foi dada por José Bernardo Wernik Mizratti, consultor do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO). Conforme o mesmo, a importância do desenvolvimento de sistemas de verificações dos beneficiários de programas sociais aumentam com o tempo:
"Os programas sociais são maravilhosos, mas é importante desenvolvermos cada vez mais estratégias que combatam as fraudes", pontuou.
Cortes no Bolsa Família
Além do combate aos cadastros e beneficiários irregulares, o rigor maior por parte do MDS tem como justificativa a redução no orçamento disponível para os programas sociais neste ano. O Bolsa Família, por exemplo, teve um corte superior a R$ 2 bilhões no orçamento anual em comparação a 2024.
Com isso, o número de famílias atendidas pelo programa também será bastante inferior ao ano passado. Ainda nos primeiros meses de 2025, foi cogitada a possibilidade de implementação da obrigatoriedade do Cadastro Biométrico, mas diante da grande repercussão e rejeição, o Governo Federal retirou a proposta dos debates internos.
O Governo também está encontrando dificuldades para financiar o funcionamento de outros programas sociais, como o Auxílio-Gás e o Pé-de-Meia, por exemplo. Este último teve seus recursos bloqueados pelo TCU (Tribunal de Contas da União) e enfrentou atrasos nos repasses, modificando inclusive o primeiro calendário do ano.
Nos 2 primeiros meses de 2025, o Bolsa Família foi responsável pela transferência de aproximadamente R$ 27.6 bilhões e teve uma redução de mais de 300 mil famílias atendidas e contempladas pelo benefício.
Calendário de Março
Os pagamentos do mês de março do Bolsa Família em 2025 começam no dia 18 e vão até dia 31, conforme o número final do NIS do beneficiário.
Calendário Bolsa Família 2025 | |||
Final do NIS | Jan | Fev | Mar |
1 | 20/01 | 17/02 | 18/03 |
2 | 21/01 | 18/02 | 19/03 |
3 | 22/01 | 19/02 | 20/03 |
4 | 23/01 | 20/02 | 21/03 |
5 | 24/01 | 21/02 | 24/03 |
6 | 27/01 | 24/02 | 25/03 |
7 | 28/01 | 25/02 | 26/03 |
8 | 29/01 | 26/02 | 27/03 |
9 | 30/01 | 27/02 | 28/03 |
0 | 31/01 | 28/02 | 31/03 |
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.