O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) está convocando beneficiários do Bolsa Família para atualizar as informações cadastrais até o dia 11 de outubro de 2024. A medida faz parte da Ação de Qualificação Cadastral de 2024, que visa revisar e verificar os dados de famílias dos chamados Públicos 8, 10 e 12, conforme o processo de averiguação cadastral.

As mensagens enviadas alertam os beneficiários sobre o bloqueio ou convocação para atualização de informações, como o texto que diz: "Benefício bloqueado por averiguação - você precisa esclarecer informações do seu cadastro. Procure o setor do Cadastro Único de sua cidade e evite o cancelamento do seu Bolsa Família." Esses avisos estão sendo recebidos via aplicativo pelos responsáveis familiares.

Quem precisa atualizar?

O público 8, composto por famílias que apresentaram inconsistências na composição familiar, como desmembramento de membros no cadastro, e o público 12, onde há exclusão de membros após cruzamento com o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), já tiveram o benefício bloqueado caso não regularizaram a situação até 13 de setembro.

Agora, o prazo final para esses grupos garantirem o recebimento em dezembro é 8 de novembro de 2024.

Por outro lado, o público 10, que corresponde às famílias unipessoais, tem até esta sexta-feira, 11 de outubro, para realizar a atualização de dados e evitar o bloqueio do benefício no mês de novembro. Caso não regularizem até essa data, o benefício será suspenso a partir do próximo pagamento.

Veja as datas-limite, de acordo com o Informe Nº 56 do Bolsa Família:

Créditos: Divulgação/MDS
Créditos: Divulgação/MDS

Mensagens de convocação e bloqueio

As mensagens variam de acordo com o público e o status do cadastro. Algumas notificações informam sobre o bloqueio imediato, enquanto outras indicam a necessidade de comparecer ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para atualizar o cadastro e evitar o cancelamento definitivo do benefício.

Dicas importantes: É essencial que os beneficiários compareçam ao CRAS dentro do prazo e insistam para que os dados sejam atualizados corretamente, mesmo que os funcionários aleguem que as informações estão em ordem. A não atualização pode resultar no bloqueio ou cancelamento do benefício.

Calendário de pagamentos de outubro

Os pagamentos do Bolsa Família seguem o cronograma de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS). Confira as datas de pagamento para outubro:

  • NIS final 1: 18 de outubro
  • NIS final 2: 21 de outubro
  • NIS final 3: 22 de outubro
  • NIS final 4: 23 de outubro
  • NIS final 5: 24 de outubro
  • NIS final 6: 25 de outubro
  • NIS final 7: 28 de outubro
  • NIS final 8: 29 de outubro
  • NIS final 9: 30 de outubro
  • NIS final 0: 31 de outubro

Para mais informações ou consulta do benefício, os beneficiários podem acessar o aplicativo Caixa Tem ou o App do Bolsa Família.

Não perca o prazo e mantenha seu cadastro atualizado para garantir o recebimento do Bolsa Família nos próximos meses!