A nova rodada do Bolsa Família começou nesta terça-feira, 18, com novos beneficiários na folha de pagamento: cerca de 300 mil famílias estão recebendo o benefício pela primeira vez em julho.

Por meio da busca ativa, o governo federal conseguiu incluir 1,3 milhão de famílias desde março, quando o programa foi relançado. A ação foca em identificar as pessoas mais vulneráveis que estão dentro das regras do programa, mas ainda não recebem o benefício.

Em julho, o Bolsa Família vai contemplar 20,9 milhões de lares brasileiros. Mas nem todas as notícias são positivas: em torno de 341 mil famílias tiveram o benefício cancelado neste mês.

Busca ativa do Bolsa Família

A busca ativa integra uma série de medidas que o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome iniciou em 2023 para a reestruturação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Em julho, o estado com maior número de novos aprovados no Bolsa Família é São Paulo. Foram quase 40,7 mil novas concessões. Ainda no Sudeste, Minas Gerais se aproximou de 37 mil famílias incluídas. Em seguida, aparecem a Bahia (quase 23 mil novas entradas), Ceará (20,2 mil) e Pará (mais de 18,7 mil).

Veja a tabela completa dos novos aprovados em julho:

Lista de novos aprovados no Bolsa Família em julho
Lista de novos aprovados no Bolsa Família em julho

No início do ano, o MDS instituiu o Programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento do Cadastro Único no Sistema Único da Assistência Social (Procad - SUAS) com objetivo de atualizar e regularizar os registros no Cadastro Único e assegurar a busca ativa de famílias vulneráveis que ainda estão fora dos programas sociais.

"O Governo Federal desenhou o Procad-SUAS de forma coletiva, chamando os secretários municipais, os secretários estaduais para essa retomada do Cadastro Único, que é uma das portas de entrada para a política de assistência social e para os cidadãos buscarem o acesso aos direitos da assistência social", explicou Elias Sousa, secretário de Assistência Social de Foz do Iguaçu (PR).

A busca ativa permite localizar e incluir famílias de baixa renda no Cadastro Único e atualizar os cadastros de famílias que residem em locais distantes. "A busca ativa tem nos permitido alcançar famílias que moram em locais de difícil acesso, bem como indivíduos em situação de rua e outros que desconhecem seus direitos", reforça a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social de São Benedito, Selma Medeiros.

Como saber se fui aprovado no Bolsa Família?

As famílias aprovadas para receber o benefício receberão uma carta enviada pela Caixa para o endereço informado no cadastro do Cadúnico. O governo também enviará o cartão do Bolsa Família para o mesmo endereço informado no Cadastro Único, por isso é importante manter sempre os dados atualizados.

Existem outras formas de saber se o benefício foi aprovado: fazendo a consulta pelo aplicativo do Bolsa Família ou pelo app e site do Cadúnico. Veja quais são os canais oficiais para consultar a situação do benefício:

Pelo app do Bolsa Família o beneficiário poderá acompanhar a situação do seu benefício, saber se a parcela do benefício está bloqueada ou liberada para saque, além de se informar sobre outros auxílios como o Vale Gás.

Outra forma de saber se o beneficiário foi aprovado para receber o Bolsa Família é fazendo a consulta pelo aplicativo ou site do Cadúnico.

Ao fazer login com CPF e senha o responsável familiar tem acesso a diversos serviços, como consulta ao cadastro da família, NIS dos integrantes, faixa de renda familiar e pode verificar quando foi feita a última atualização cadastral, além de acompanhar a situação dos auxílios recebidos pela aba Meus Benefícios.

Para realizar o desbloqueio do cartão Bolsa Família o beneficiário deve ligar para o Atendimento Caixa ao Cidadão no telefone 0800 726 02 07, digite 5 (Cartão Social e Senha do Cartão Social) e em seguida digite 2 (Desbloqueio do cartão social, cadastramento ou recadastramento de senha).