Novidade para os 94 milhões de brasileiros inscritos no Cadastro Único em 2023! O Governo Federal lançou uma nova atualização no site e aplicativo do Cadúnico que alterou a forma de consulta aos benefícios recebidos pelas famílias de baixa renda.

Nos últimos dias, beneficiários do Bolsa Família estão encontrando dificuldades para fazer a Consulta Simples no app do Cadúnico. Ao acessar a ferramenta, um aviso informando a existência de uma nova versão é exibida na tela.

Dessa forma, para ter acesso aos dados desejados o beneficiário deverá fazer a atualização na loja de aplicativos do seu celular (versão Android e iOS iPhone). A última versão lançada é a v. 1.0.39.

Aplicativo do Cadastro Único é atualizado
Aplicativo do Cadastro Único é atualizado

Consulta simples do Cadúnico

O portal do Cadastro Único permite aos cidadãos a consulta a diversas informações sobre o cadastro da família e dos seus integrantes, incluindo informações pessoais e registros de programas sociais dos quais a família faz parte.

Pelo app ou site do Cadúnico o integrante pode descobrir se uma pessoas está cadastrada informando o CPF e data de nascimento. Já pela Consulta Simples do Cadastro Único é possível descobrir informações como o NIS dos integrantes, data de cadastramento e da última atualização cadastral, uma informação bem importante para que a família não corra o risco de perder benefícios.

A plataforma conta ainda com a opção de Consulta Completa, que exibe informações como endereço, características da família e outros dados do Responsável Familiar e demais integrantes da família.

fff
App do Cadúnico recebe atualização e muda consulta simples

Renda atualizada pelo CNIS

Outra novidade que tem surgido na consulta pelo Cadúnico é a atualização automática da renda familiar pelo CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais). O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) comunicou na última semana a integração entre o Cadúnico e o CNIS que irá atualizar a renda familiar dos inscritos conforme os dados de outras bases do governo.

Assim, as famílias que possuem pendências no processo de averiguação cadastral de renda terão o cadastro regularizado automaticamente, sem precisar ir pessoalmente a um posto do Cadúnico comprovar as informações.

Cadúnico: renda atualizada automaticamente pelo CNIS
Cadúnico: renda atualizada automaticamente pelo CNIS

Contudo, a medida tem deixado muitos beneficiários preocupados já que a renda da família pode aumentar e ultrapassar o teto máximo para receber o Bolsa Família - que é de R$ 218 mensais por pessoa. Segundo o MDS, a integração deve atualizar o cadastro de mais de 19 milhões de pessoas.

O procedimento que iniciou no dia 3 de junho para os residentes de São Paulo-SP será estendido para o restante do país entre 8 e 12 de junho. Durante esse período o sistema de cadastro ficará indisponível, informou o órgão.