Atenção, beneficiários do Bolsa Família! O Governo Federal emitiu um importante comunicado sobre a atualização do sistema do Cadastro Único. Nos próximos cinco dias, entre esta quarta-feira (11) e o próximo domingo, dia 15, a consulta do Bolsa Família pode ficar indisponível.

O motivo é a segunda etapa de integração entre os dados do Cadastro Único e do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), processo que vai atualizar ou corrigir a renda de cerca de 14 milhões de famílias do Cadúnico.

Por isso, nos próximos dias o sistema do Cadastro Único estará fora do ar e pode apresentar instabilidade também nos aplicativos do Bolsa Família e app Caixa Tem. As informações sobre o Cadúnico, como data da última atualização e motivo de bloqueios e cancelamentos do benefício devem ser consultadas novamente na segunda-feira, dia 16.

O que muda com a nova atualização do Cadúnico?

  • A integração entre as bases do Cadúnico e CNIS atualiza automaticamente a renda das famílias, buscando os dados em todas as bases do governo;
  • Após a atualização, caso a renda da família aumentar acima do limite, ela poderá se excluída do programa;
  • Caso a renda suba e fique dentro do limite da Regra de Proteção, o inscrito terá o benefício cortado pela metade no mês seguinte;

Primeira fase atualizou renda de 18 milhões

A integração entre as bases do CNIS e Cadúnico não é novidade, o processo teve início no mês de junho e atualizou a renda de mais de 18,48 milhões de pessoas em mais de 15,32 milhões de famílias. Desse total, 59,34% mantiveram a mesma faixa de renda que haviam declarado e os demais receberam notificação de que sua renda extrapolava o limite para continuar recebendo o benefício habitual.

Já no calendário de junho mais de 738 mil famílias tiveram o Bolsa Família cortado pela metade por causa da Regra de Proteção. Esse público foi aumentando mês a mês e na última folha de pagamento (setembro) se aproximava de 2 milhões.

O MDS informou ainda que, por conta da integração, os prazos da revisão cadastral de 2023 serão reajustados. Assim, o Grupo 2, cujo cancelamento do Bolsa Família estava previsto para novembro, terá o pagamento cancelado somente em dezembro.

Prazo para cancelamento do Bolsa Família passa para dezembro
Prazo para cancelamento do Bolsa Família passa para dezembro

Consulta do Bolsa Família fica indisponível

A manutenção do sistema do Cadastro Único pode refletir nos principais canais de consulta do Bolsa Família. Por isso, nos próximos dias é possível que os beneficiários percebam instabilidade e encontrem alguns erros ao tentar consultar o aplicativo do Bolsa Família e o app Caixa Tem.

Entre os erros mais comuns durante esse período estão o aviso de "dados não disponíveis para consulta" no aplicativo do Caixa Tem e o erro de "Sistema indisponível. Tente novamente mais tarde" no aplicativo do Bolsa Família.

Caixa Tem exibe erro de dados não disponíveis
Caixa Tem exibe erro de dados não disponíveis

Com a grande procura pelas informações do novo pagamento, que foram atualizadas na terça-feira (10), o beneficiário pode enfrentar dificuldade para consultar a situação do benefício e os valores da parcela de outubro.

No app do Bolsa Família, o aviso "Estamos atualizando nossa base de dados. Por favor, tente novamente mais tarde" também pode aparecer durante esses dias.

Pelo canal de consulta do Bolsa Família o Telegram o sistema também já está indisponível nesta quarta-feira, 11. A previsão é de que o sistema volte a funcionar normalmente no dia 16 de outubro.

Canal de consulta do Bolsa Família no Telegram
Canal de consulta do Bolsa Família no Telegram